Ir para conteúdo

Shiryu e os Olhos.... Novela Interminável

Posts Recomendados

Além que ele foi o único a ter uma mãe revelada, e o destino cruel que ela teve. Ainda tivemos Hyoga indo ver sua mãe no oceano e ele pensando nela direto.

Pra mim, Hyoga representaria o sentimentalismo, pq ele sempre falava da mãe e do Camus.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

O Libra encontrou a palavra certa.

Então, pra mim:

Seiya - determinação, obstinação;

Shun - bondade, espírito de sacrifício;

Ikki - renascimento e instinto protetor;

Shiryu - sabedoria e equilíbrio;

Hyoga - sentimentalismo e introspecção.

Link para o post

Ótimo Post.... Agora consolido as bases por ser fã do Shiryu....

Acredito que Hyoga representa os laços que temos, a vontade de ser forte quando o que nos torna forte são nossas fraquezas, ele enaltece a natureza humana mesmo quando temos problemas emocionais mal resolvidos. No final ele batalha mais pelos sentimentos dele do que pela justica....

Link para o post

Realmente tenho que tirar meu chapéu pro Kurumada. Mesmo que seja só coincidência o cara, literalmente, "entupiu" a obra de referências a tudo que pode.

Parabéns pelo post Floss. Muito bacana.

Sobre a cegueira do Shiryu, para ser sincero também achei ele ser cegado duas vezes um baita exagero.

Eu gostaria que a cegueira dele tivesse acabado depois de Poseidon, mas é só uma opinião minha.

Link para o post

Mas pensando em todo esse simbolismo que Kurumada colocou nele, faz sentido ele ficar cego novamente.

Ele deve tê-lo feito cego e depois o curou. Mas aí entendeu que para o personagem que representa a justiça, continuar cego seria a melhor solução.

Link para o post

Mas no mangá, Shiryu nao se mantem cego durante a saga de Poseidon?

Pelo que li ao menos percebi isso. Se assim foi a Toei é que cometeu esse erro.

Link para o post

Não creio que sejam coincidências, Vilão. O Kurumada tem umas sacadas geniais às vezes, embora cague em outras. Boa parte do que ele criou em SS possui uma ampla base conceitual e simbólica. O problema é que o seu desenvolvimento de personagens e situações é péssimo, aí várias coisas acabam inexploradas. Mas as ideias estão todas lá, basta prestar atenção.

Concordo. Inclusive, é possível perceber como as idéias geniais do Kurumada eram mal exploradas através das contribuições dos novos autores(Shiori, Okada e Hamazaki).

A propósito: muito bom aquele seu post! Se ainda fosse possível usar o botão de agradecimento, com certeza, eu agradeceria.

Link para o post

Nunca pensei que os cavaleiros de bronze pudessem representar a personificaçao de algo. É interessante a ideia. Seiya seria a determinaçao. Shiryu a justiça. Shun a bondade. Ikki o renascimento. E Hyoga representaria o que?

Ao meu ver, Shun repersenta mais o sacrifício, pois a palavra já inclui dentro de si o sentido de bondade. Também tem o fato de que em vários momentos do anime/mangá, Shun procura abdicar de sua vida para salvar a de seus amigos, como na casa de Libra em que ele queimou seu cosmo para salvar Hyoga e na casa de Sagitário quando ele salvou Seiya e caiu no abismo.

Hyoga, pra mim, representa, assim como o seu signo (AQUÁRIO), uma certa contradição. Aquarianos são racionais e sentimentais, tímidos e extravagantes, e Hyoga é assim. Apesar de ter um lado sentimental muito forte, ele também consegue ser muito racional e suprimir o lado dos sentimentos.

Link para o post

Olha, muito bonitinho mesmo essas conjecturas, mas isso não passa de uma bela coincidência. Por mais que faça sentido essa história de justiça, balança e espada, ela infelizmente não explica a cegueira de Shiryu e suas constantes voltas de visão. Caso contrário a personificação seria de cegueira permanente e não é bem isso que foi mostrado.

A idéia de um Dragão cego já fermentava na cabeça de Kurumada desde os mais profundos primórdios do mangá clássico. A primeira luta de Shiryu fora do Torneio Galático, contra o Dragão Negro, foi justamente baseada na dificuldade que ele tinha de lutar no escuro, ele apanhou bastante. Meio que por fim, ele se lembra de um aviso da corrente de Shun dizendo existia um inimigo que ele não enxergava, estava oculto. Shiryu então descobre que na escuridão havia o irmão gêmeo do Dragão Negro, e ele era cego, por isso lutava tão bem no escuro.

Kurumada já tinha a idéia de um Dragão cego sem absolutamente nada a ver com justiça, depois foi que ele começou a aplicar isso em Shiryu. Por isso digo que é uma coincidência, nenhum dos cinco bronzeados pelo menos então possui algo tão elaborado como personagem, já que são padrões do Mestre vindos de outros mangás do mesmo.

Link para o post

Bem... Tudo é muito interessante mesmo Loss.

Mas eu sinceramente duvido MUITO (MUUUUUITO MEEEESMO) que Kurumada tenha pensado nisso hehehe

Link para o post

Vocês se surpreenderiam com a quantidade de "coincidências" que existem na obra de Masami. ^_^

Sobre o caso de Dragão Negro, ao meu ver, ele não interfere em nada na simbologia utilizada pelo autor ao retratar Shiryu na série. Mas, de qualquer modo, acho que você tocou num ponto interessante, Sanamo. E, falando nisso, estou pensando em criar um tópico sobre a perda da visão em SS mais tarde, abordando o tema e as correlações estabelecidas entre Shiryu, Shaka/Asmita e Sísifo.

Link para o post

Vocês se surpreenderiam com a quantidade de "coincidências" que existem na obra de Masami. ^_^

Sobre o caso de Dragão Negro, ao meu ver, ele não interfere em nada na simbologia utilizada pelo autor ao retratar Shiryu na série. Mas, de qualquer modo, acho que você tocou num ponto interessante, Sanamo. E, falando nisso, estou pensando em criar um tópico sobre a perda da visão em SS mais tarde, abordando o tema e as correlações estabelecidas entre Shiryu, Shaka/Asmita e Sísifo.

No meu ver, não são mesmo coincidências.

Saint Seiya é repleta de referências mitológicas/históricas. Por que as coisas bem feitas por Kurumada são sempre postas em dúvida?

Shiryu e Sisifo juntos! *-* /rock

Link para o post

No meu ver, não são mesmo coincidências.

Saint Seiya é repleta de referências mitológicas/históricas. Por que as coisas bem feitas por Kurumada são sempre postas em dúvida?

Shiryu e Sisifo juntos! *-* /rock

Ao meu ver Kurumada tinha algumas idéias muito boas sim, mas foi aperfeiçoando com o passar do tempo... Eu tenho como exemplo a História do Shun... Ele seria destinado a treinar para ser um cavalheiro na ilha da rainha da morte caso seu irmão Ikki não tivesse interferido.. exatamente a ilha que era considerada um inferno na terra, e lá na frente descobrimos que ele era um receptáculo de Hades... acredito que não seja inteiramente conscidência..

No caso de Shiryu, acho que Kurumada aproveitou um pouco a essência das artes Marciais...Um bom Praticante de Artes marciais vê alem do que seus olhos podem ver.... a privação da visão faria o lutador sensível a outros sentidos como olfato, audição e Tato... Depois de um certo tempo até vemos shiryu na fase Hades correndo e lutando mesmo cego graças a ecolocalização que ele acabou aperfeiçoando... lembrando que na primeira vez que ele ficou cego ele não conseguia fazer nada.

Link para o post

Sanamo, é óbvio que Shiryu não personifica a Justiça, e sim tem sua simbologia atrelada à ela, entre outros fatores, pela cegueira.

Se CdZ fosse seguir a sua "logica", Dohko e Têmis seriam cegos permanentes, e a cegueira de Asmita não haveria razão de ser.

Link para o post

Sanamo, é óbvio que Shiryu não personifica a Justiça, e sim tem sua simbologia atrelada à ela, entre outros fatores, pela cegueira.

Se CdZ fosse seguir a sua "logica", Dohko e Têmis seriam cegos permanentes, e a cegueira de Asmita não haveria razão de ser.

Mas também se for pra personificar todo mundo seria um pouco complicado... acho que ele centrou essa caracteristica no shiryu por que ele é um dos protagonistas...

Se pararmos pra pensar todos os cavalheiros tinham Determinação, senso de justiça, bondade, se davam em sacrifício em nome de Atena, eram sentimentais...

No caso de Shiryu não é que ele seja inteiramente justiça, mas foi a caracteristica mais marcante do personagem.

Link para o post
  • 2 semanas depois...

Na verdade só disse coincidência por que se eu quiser posso fazer um texto enorme comparando Seiya com a Dercy. Ou qualquer personagem com qualquer mitologia e no final dará alguma coisa.

Mas enfim.

Link para o post

Li as várias explicações, todas muito interessantes.

Mas eu não creio que Kurumada fosse tão fundo ao ponto de seguir toda uma simbologia da forma como o Loss, colocou.

Não por duvidar da inteligência dele. Acho muito interessante toda essa simbologia grega, armaduras que viram formações das contelações, e tal, mas isso ficou muito complicado para uma simbologia de mangá.

Shiryu ou fica cego, ou tem complicações com a vista por quase toda a série, bem como Ikki salva Shun, e este encara alguns oponentes que fazem com que precise ser salvo. Talvez tenha sido apenas um vício de enredo do Kurumada.

Ou não! A menos que o entrevistemos (ou alguém mais o faça) sobre isso, não teremos nada além de nossas cogitações, infelizmente.

No entanto, o tópico é interessante.

C*

Link para o post

Kurumada é um ótimo roteirista, criou o universo de CDZ e tal.

A comparação do Shiryu com a justiça é ótima, encaixa bem e eleva o meu personagem preferido hehe. Mas isso é coisa de fã.

Kurumada não pensou muito além das armaduras golpes e constelações. Ta certo tem simbolismo pra caramba, mas muito disso vem dos fãs. Não desmerescendo o Maestro que tem idéias geniais. E mesmo assim ainda fez os cavs de bronze chorar por uma hora na casa de sargitário por causa de uma mensagem tosca.

E tentar ligar a ida do shun pra Ilha da Rainha da Morte com o fato do Shun futuramente (beeem futuro mesmo) ser hospedeiro de hades é forçar demais.

Link para o post

Kurumada é um ótimo roteirista, criou o universo de CDZ e tal.

A comparação do Shiryu com a justiça é ótima, encaixa bem e eleva o meu personagem preferido hehe. Mas isso é coisa de fã.

Kurumada não pensou muito além das armaduras golpes e constelações. Ta certo tem simbolismo pra caramba, mas muito disso vem dos fãs. Não desmerescendo o Maestro que tem idéias geniais. E mesmo assim ainda fez os cavs de bronze chorar por uma hora na casa de sargitário por causa de uma mensagem tosca.

E tentar ligar a ida do shun pra Ilha da Rainha da Morte com o fato do Shun futuramente (beeem futuro mesmo) ser hospedeiro de hades é forçar demais.

Se vc for ver bem as possibilidades vai entender que não é forçar tanto a barra assim... Shun "beeem no passado mesmo" quando bebê foi escolhido por Hades para ser seu hospedeiro...

Claro que a escolha dos locais de treinamento foi sorteio.... Mas por incrível coinscidência, hyoga foi treinar na Sibéria (Perto do local aonde sua mãe havia naufragado).... isso é mais uma das manipulações do autor pra que a história desse certo. Ou alguém aí imagina Seya na armadura de Hydra??? rss

Enfim... são coisas que só serão confirmadas em uma entrevista com Kurumada.... até agora só especulações (Com lógicas).

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...