Ir para conteúdo

::: O que seria considerado "fanservice" no clássico? :::

Posts Recomendados

Hoje em dia um dos termos que eu vejo mais ser usado no fórum é "fanservice". Explicando rapidamente o termo:

Fanservice, originalmente, é um termo para retratar aquelas cenas onde o mangaka mostra cenas "eróticas" ou onde as personagens femininas fazem coisas que chamam a atenção dos leitores homens. Os famosos closes em calcinha ou peitões são os mais típicos fanservices para homens.

Porém o termo foi se expandindo e hoje qualquer situação é considerada um fanservice. Um personagem ganhar uma técnica nova ou um power-up de última hora; um personagem considerado morto voltar; um personagem revelar ser um vilão quando ele parecia ser bonzinho; um personagem bem querido pelo público ganhar mais lutas que os outros; o mocinho ganhar a luta na base do milagre; um grupo de vilões estilosos; etc. Tudo isso é considerado - erradamente, ao meu ver - como fanservice.

Dito isso acima, englobando os dois usos do termo fanservice (o original, sobre sensualidade; e o outro) e avaliando todo o mangá/anime clássico, o que seria considerado como fanservice?

É isso. Bacana o tópico, né? [/)]

Participem!

Editado por drustann
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Hoje em dia um dos termos que eu vejo mais ser usado no fórum é "fanservice". Explicando rapidamente o termo:   Fanservice, originalmente, é um termo para retratar aquelas cenas onde o mangaka mostra

Há fanservice no clássico sim... Daniel listou alguns básicos de shounen ali. Mas não entendo por que o pessoal considera isso algo pejorativo. Todo mangá precisa de sua dose pra continuar sendo publi

Kurumada não abusa muito quando se trata de fansevices de conotação sexual no clássico. Porém, as cenas que o Dáblio postou são fanservices sim. Entendo a defesa de quem diz que certas ideias não pode

A própria aparição dos Cavaleiros de Ouro renegados na saga de Hades se enquadraria em fanservice-definido-como-coisa-pra-agradar-os-fãs, não? Eles foram trazidos de volta porque os Cavaleiros de Ouro sempre tiveram grande popularidade.

Link para o post

Minha ordem, de cabeça e sem pensar muito:

Primeiro os fanservices clássicos (ou seja, coisas sexy que agradam fãs):

- Shiryu tirando sua armadura direto

- Saga e seus banhos

- Misty peladão no mar

- Hyoga sendo aquecido por Shun

- A primeira versão de June, sem roupa por debaixo da armadura

- June e Shun, na última cena deles no mangá.

- Tétis peladona antes de pegar suas escamas

Agora o outro tipo de fanservice:

- A volta dos dourados como espectros

- Dohko ser um jovem

- Os mil power-ups de Seiya e suas vitórias gritando Atena e o 'poder da amizade'.

- Várias mudanças de armaduras

- Shiryu com Excalibur

- Ikki convenientemente aparecer onde bem entender, seja no inferno ou no Habib's

- Kanon, o irmão de Saga

- Kanon ressurgir como um dourado e guardar Gêmeos

- Os bronzeados usarem armaduras de ouro, mesmo que por alguns instantes

- Atena Exclamation

- Shaka x Saga, Camus e Shura

- Os dourados voltarem - todos bons - na cena final no Muro da Lamentação

E por aí vai.

E é bom dizer algo: Fanservice não é sinônimo de coisa ruim. Pelo contrário, várias coisas que eu citei acima são demais!

Link para o post

Eu não acho que o Mangá Clássico tenha fanservice não. Se tiver algum, vai ser bem raro mesmo... o Kurumada é bem piradão, e vai colocando o que dá na telha dele, sem se preocupar em fazer cenas desconexas com a trama simplesmente para agradar aos fãs. Até porque, a narrativa dele é bem objetiva e incrivelmente rápida.

O anime, por sua vez, creio que tenha uma certa quantidade de fanservices.

- Na fase Hades, quando colocaram não só Shiryu, como também os outros bronze boys para impedirem o Sopro de Athena.

- A cena em que Milo agarra Camus pelo pescoço, chorando.

- Fênix Negro. Já que existiam os cavaleiros negros dos outros, os fãs com certeza imaginavam como seria um Fênix Negro. Daí acho que foi fanservice puro.

- Seiya e Saori sem roupa no Tenkai.

- Ikki e Shun fazendo todo um suspense só porque iriam lutar juntos.

- Touma. O personagem em si, ao menos no filme, é um fanservice puro. Ele não é um vilão forte, mas tem uma pose como se fosse o rei da cocada preta. E ainda é cheio de distúrbios inexplicados, só para ser um personagem revoltado, que costuma agradar muitos fãs.

- Risada sem sentido do Seiya quando recebe golpes do Touma.

- Apolo segurando a Saori de uma forma estranhamente íntima.

- Diversas poses posers em todo o filme Tenkai.

Link para o post

Vitor, aí que tá. Hoje em dia qualquer situação é considerada fanservice. Foi por isso que eu abri o tópico.

Fiquei imaginando se o clássico estivesse sido publicado hoje em dia ao invés de, sei lá, Lost Canvas. E nós acompanhássemos passo a passo seus capítulos através da internet com os spoilers e imagens. O que será que consideraríamos como fanservice, tendo em vista a mentalidade de pessoal hoje em dia?

"Ah, nossa! Os dourados voltaram como espectro. Que apelação, Masami! Nem precisava disso... Morreu, morreu!"

"Nossa, Ikki de novo chegou do nada, sem nenhuma explicação?"

"Afe, de novo Shiryu tirou sua armadura e ficou peladão!"

"Putz, Shiryu usou a Excalibur! Mas ele é de Libra! Nossa, que nada a ver!"

"Putz, Seiya venceu mais um na base do grito. Assim não dá!"

Entendeu a situação?

Esse tópico está fadado ao fracasso, heuheuehuehue /evil

Link para o post

Os maiores fanservices do clássico pra mim são as atuações do Shaka, praticamente todas as aparições do Dohko, e muitas cenas do Saga e do Kanon (estaria sendo hipocrita se negasse que elas são fanservice também).

Shaka sendo praticamente divinizado e intocável no clássico é quase que inegavelmente um fanservice. Basta comparar a morte dele com a do Aldebaran, do Máscara da Morte, do Afrodite e até da tríade. Parecem personagens de níveis absurdamente diferentes e não parecidos.

Dohko muitas vezes é mostrado como "o fodão" da fase inferno no mangá, tanto que é reverenciado por muitos mesmo não fazendo nada que preste nessa parte.

Toda atuação do Saga no filme do Abel foi muito fanservice também, basta comparar o desempenho dele contra o Jau com a participação pífia dos outros quatro.

Kanon na fase inferno também foi MUITO fanservice, ele sozinho se depara com os tres Juizes do inferno, mata Lune como uma mosca, e é o principal suspeito de ter matado todos os espectros restantes do Hades, mesmo sendo um traidor e o responsável pela morte de quase meio mundo.

Enfim são essas as principais cenas que eu considero puramente fanservice no clássico.

Editado por Calprado
Link para o post

Shun se debruçando em cima do Hyoga na Casa de Libra! oO

Muito exagero aquilo!! Podiam fazer como no mangá, o Shun sentado do lado e acabou!! oo

E tbm tem Saga pelado no banho no mangá uU. É fanservice também.

Link para o post

Ah, entendi... Então esse é um tópico "tapa de luvas". Tsc tsc tsc, Daniel, você não é disso... está se deixando levar pelas provocações alheias?

Eu acho a forma como utilizam o termo fanservice hoje simplesmente ridícula. Aliás, nem é só quanto a este termo em específico. Vários termos são banalizados por pessoas com soberba do que não compreendem. Daí outro desinformado lê, e, pela soberba, pensa que aquela pessoa realmente dominava o assunto, e passa a adotar aquelas definições como verdadeiras. É o perfeito processo cíclico da ignorância.

Enfim... eu realmente acho que não há fanservices no clássico. A objetividade e caretagem do Kurumada não permitem isso. No Lost Canvas até temos bons exemplos de fanservice, eu acho... muito menos quanto apontam por aí, claro. Mas há fanservices benéficos e que enriquecem a obra. Mesmo os que são bem bobinhos, acabam por delinear personalidades dos personagens. E como a Shiori tem um estilo bem escancarado de caracterizar os seus personagens, os fanservices que ela utiliza não destoam do restante da obra.

Episode G também tem os seus fanservices, oras... aquele Gaiden do Aiolia, Garan e Litho bebendo vinho é totalmente fanservice-4-teenagers. Achei até infinitamente pior do que os fanservices da Shiori, que são sempre criativos e proporcionam um maior entretenimento.

Link para o post

Não é tapa de luva, não! hehehe Só fiquei imaginando como seria acompanhar o clássico hoje, por spoilers via net.

Fiquei imaginando diversas situações. O que surpreenderia o povo, o que a maioria acharia uma porcaria, o que reclamariam e o que achariam que era fanservice. Apenas foquei o tópico no fanservice, mas se quiserem é só abranger o tema do tópico pra tudo isso que eu disse. Quem sabe fica até mais legal.

Link para o post

Há fanservice no clássico sim... Daniel listou alguns básicos de shounen ali. Mas não entendo por que o pessoal considera isso algo pejorativo. Todo mangá precisa de sua dose pra continuar sendo publicado...

Eu considero LC, ND e EpG mangás fanservices em sua essência, sério. Acho que a proposta deles é essa mesmo, e redundante ficar falando de guidão isso, fanservice aquilo. O próprio fato dos dourados de LC terem a mesma aparência é - por mais que seja explicado - fanservice puro.

Sobre a pergunta do tópico: considero fanservice no clássico os padrões do shounen (nudez parcial ou completa, maioria de personagens bishoujo etc). Como fanservice "de nicho", considero a saga de Hades inteira, em termos de lutas e encontros. Kurumada teve o feedback dos fãs em relação a preferências de personagens das 12 casas e depois adaptou tudo isso à trama que tinha pensado pra esse arco.

• Like 1
Link para o post
Adorei o tópico. Verdades foram feitas para serem ditas. [/)]

Eu não acho que o Mangá Clássico tenha fanservice não. Se tiver algum, vai ser bem raro mesmo...

http://i226.photobucket.com/albums/dd13/elbuga/ATgAAADhKGU4oQYK_sxy1WWCiF7yP_Z366D.jpg

[/)]

EDIT

Ih, esqueci! Tem mais um:

http://i226.photobucket.com/albums/dd13/elbuga/Mang10040.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v226/muchalucha/emoticons/SABOTAGE.png Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

Hoje em dia um dos termos que eu vejo mais ser usado no fórum é "fanservice". Explicando rapidamente o termo:Fanservice, originalmente, é um termo para retratar aquelas cenas onde o mangaka mostra cenas "eróticas" ou onde as personagens femininas fazem coisas que chamam a atenção dos leitores homens. Os famosos closes em calcinha ou peitões são os mais típicos fanservices para homens.Porém o termo foi se expandindo e hoje qualquer situação é considerada um fanservice.

Pronto Drustann tá perfeito assim^^ Só gosto de utilizar o termo nessas ocasiões.

Nó classico acho que omelhorFanservice e Shiryu tirando a armadura^^ vira um deuso e ainda tem o tok extra da tatoo enorme nas costas.

Link para o post

Eu acho que é mais um termo mal utilizado pela nova geração de leitores de mangá assim como o tal do "desenvolvimento".

É dificil taxar algo como fanservice na obra original se ñ há certeza se aquilo ja era previsto ou ñ. Se ñ estava previsto, então pode ter sido influenciada por n-motivos inclusive a popularidade de uma personagem, etc. Muitos autores ñ dão a minima bola para opinião de fãs (o que é otimo), em outras palavras, o que rola no submundo dos foruns de internet é completamente alheio a eles (propositalmente ou ñ).

Ñ dá pra ter certeza a respeito do Kurumada, mas a sensação que fica é que ele ERA completamente desligado de fanservices. Ele escrevia como bem queria. Eu numca o vi, por exemplo, criar algum hype em cima de personagens tidos como populares a ñ ser, é claro, que seja uma personagem importante pra trama (como Saga ou Shaka). Tanto é, que ñ pensou duas vezes pra por Milo, Aiolia e Mu sendo humilhados por Radamantis ou MdM e Afrodite daquela forma, sem citar Aldebaran.

A cena que o WL postou acima, por exemplo, seria um otimo exemplo se ñ fosse extremamente ridicula. Uma cena "rustica" digamos, tipica do Kurumada. A ultima coisa que Pandora demonstraria alí, seria sensualidade. Até uma cena clichê como a lança rasgando uma das alças do vestido seria mais interessante do que aquele exame ginecologico.

As proprias limitações do traço dele, impediriam de abusar do fanservice na suposta definição original.

Agora, em ND, LC e EG eu ja ñ posso falar. A propria existencia dessas obras é um baita fanservice. E vai alem, pra mim, elas são apenas o ganha pão dele. Ñ é mais aquela obra criada pelo prazer do trabalho e sim como fruto dele.

Mas, ao menos no ND, algumas caracteristicas do velho Kurumada estão bem presentes. Por exemplo, depois de 20 e tantos anos de hype em cima dos dourados, ele poderia recria-los de forma imponente... cada um mais ownante que o outro (como nos deliciamos em LC). Mas... temos dourados nos padrões de sempre. Ox por exemplo, dificilmente, vai estrelar algum heroismo pra enaltecer o ego dos fãs magoados do Aldebaran. Se brincar ele morreria de forma similar. Completamente fora de sintonia quando lembramos do Hasgard, mostrado com longas madeixas loiras, heroico, com um grande lema de vida e uma morte "digna" de um dourado.

Editado por V!OLADOR
Link para o post
A cena que o WL postou acima, por exemplo, seria um otimo exemplo se ñ fosse extremamente ridicula. Uma cena "rustica" digamos, tipica do Kurumada. A ultima coisa que Pandora demonstraria alí, seria sensualidade. Até uma cena clichê como a lança rasgando uma das alças do vestido seria mais interessante do que aquele exame ginecologico.

As proprias limitações do traço dele, impediriam de abusar do fanservice na suposta definição original.

Ninguém disse que ele abusou. Mas cada autor faria isso dentro de suas condições e dentro do seu próprio estilo. Kurumada sempre foi adepto do que eu chamaria de "preto no branco", muito gore nas lutas, por exemplo. Umas coisas bem escrachadas, sem eufemismos visuais. Então isso aí seria o fanservice DELE.

Acho que é algo que varia de autor para autor (e estilo).

Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

WL, na minha opinião, essas cenas que você postou nem são fanservices.

Para ser fan-service, uma cena não é preciso somente uma quantidade de teor/conotação sexual, para já taxá-lo assim. É preciso que isto seja feito gratuitamente, sem nenhuma necessidade. Tem que ser algo única a exclusivamente para aumentar uma popularidade barata da massa. As cenas de Pandora e Saori possuem, sim, um teor sexual, por mais engessado que seja o traço do Kurumada, mas não vejo nenhum um pouco como fanservices. São aspectos que intensificam a dramaticidade da cena, nada mais.

Link para o post
Não é e nunca foi necessário para a história mostrar Pandora de pernas abertas ou Saori com calcinha à mostra, isso não cria ou reforça tom dramático algum. Desvia a atenção do leitor, na verdade. Prova disso é o número de vezes que essas cenas já foram referenciadas em fanfics e fanarts com uma conotação totalmente diferente do contexto em que foram inseridas originalmente,

Dá para pensar em inúmeras formas de eliminar esses detalhes das cenas sem perder a dramaticidade.
Link para o post

Ta, e "comofas"?

Qualquer cena que mostre uma coxa, um seio, etc., será fanservice? Das duas uma, ele tem a super ideia de mostra-la sendo raptada por corvos mas desiste pq a Saori usa um vestido? ou faz ela aparecer apenas nesse capitulo usando jeans? :mellow:

Eu concordo com o Feanor. Em 20 e tantos anos de mangá as coxas da Saori foram vistas quantas vezes? Duas? uauuu... fanservice. Sabemos um OTIMO exemplo de coxas à mostra gratuitamente mas é melhor ñ ser citado neste topico.

Editado por V!OLADOR
Link para o post

Caras, vocês têm a incrível capacidade de colocar LC/ND em qualquer tipo de tópico! huahauhauahuahua

O fanservice é quando há um certo apelo sensual, gratuito ou não. É assim que é definido. Porém incrivelmente, pegando o termo original, Masami fazia muito mais fanservices para mulheres do que para homens.

Ex. de fanservices para homens:

- Essa cena da Pandora (fraquíssima, diga-se)

- A da Saori (bem fraca, também)

- A primeira aparição de June, só usando armadura e sem roupas por baixo

Acho que só

Agora para mulheres tem bastante:

- Dohko sendo jovem, já aparecendo sem camisa.

- Shiryu e suas cenas sem camisa.

- Banhos do Saga, com nudez (sem aparecer a genitália, oboveamente...)

- Banho do Misty, com nudez

- Muitos e muuuuuitos personagens bishounen que influenciaram diversos doujinshis e fanarts yaois.

----

Agora, o outro fanservice eu nem comento. Eu sinceramente não vejo nada de errado. Só acho um saco quando é bem forçado. Um exemplo clássico de fanservice forçado seria um personagem que é bem popular supostamente morrer e depois voltar, triunfante ou, se era vilão, como um aliado. Mas até esse fanservice, se benfeito, me agrada.

Link para o post
@Viola:

As coxas dela só apareceram uma vez, ou seja, não é algo que se espere dela, correto? Por isso essa cena tem um destaque fora do normal e desconexo do contexto da cena.
Link para o post

Caras, vocês têm a incrível capacidade de colocar LC/ND em qualquer tipo de tópico! huahauhauahuahua

O fanservice é quando há um certo apelo sensual, gratuito ou não. É assim que é definido. Porém incrivelmente, pegando o termo original, Masami fazia muito mais fanservices para mulheres do que para homens.

Fan service (em japonês simplesmente "saabisu" ou "service"), algumas vezes escrito como uma só palavra, fanservice, é um termo vagamente definido utilizado nos media visuais, particularmente por fãs de mangá e anime, referindo-se a elementos supérfulos à história principal, mas incluídos para divertir, entreter ou atrair a audiência. Muitas vezes incluem situações de forte conotação sexual ou erótica.

Ué, Daniel. Você, então, está batizando "qualquer apelo sensual", com o termo "fanservice".

"Qualquer apelo sensual", não é fanservice. É só um apelo sensual, nada mais.

Link para o post

Eu não estou batizando nada, só estou dizendo que o fanservice, originalmente, significa isso! hehehe

Fanservice explicitly refers to material that is designed to amuse or excite the audience with sexually-derived content.[5][6] When such content fits within the storyline, it would not usually be considered fan service, but excessive content is usually considered gratuitous regardless of its justification.

Ou seja, mesmo o apelo sensual estar de acordo com o enredo ele pode, ainda assim, ser considerado fanservice. Mas o "genuino" seria o apelativo e usado sem ter necessariamente alguma ligação com o contexto do enredo. Mas ambos os cosos, no contexto ou não, são genericamente chamados de fanservice.

Link para o post

@Viola:

As coxas dela só apareceram uma vez, ou seja, não é algo que se espere dela, correto? Por isso essa cena tem um destaque fora do normal e desconexo do contexto da cena.

Duas. Tem a cena em ND.

Então, pq ñ é algo que se espera dela, por ser um fato isolado, por ter acontecido uma vez, é... fanservice? :lol: A pergunta continua, "comofas"? joga-se boas ideias no lixo pq vai aparecer a coxa da personagem e isso é apelação?

Obvio que ñ. Como o Feanor disse, fanservice desse tipo é apelação gratuita. Uma cena mais picante pode ter conotação de sensualidade (~90%) ou ñ (como uma cena de estupro - sensaulidade zero - o objetivo da cena é causar outro sentimento no leitor) e, o mais importante, não ser fanservice.

É facil: se vira e mexe, Saori aparecesse por aí em cenas nas quais suas pernas ou outras partes do corpo estivessem sempre a mostra (e sem motivo aparente), aí sim. Eu concordaria.

Mas uma vez, no classico, e devidamente justificada? ñ é mesmo. O caso do Shiryu eu tb ñ dei muita bola... como nas lutas com ele o contexto da tatoo nas costas é sempre visado, era de se esperar que sempre houvesse um pretexto pra ela ser mostrada.

EDIT:

:lol: Tu achou mesmo que o termo "classico" iria ser suficiente pra evitar ND e LC num topico sobre Saint Seiya e fanservice? aushuahsuahsus...

Editado por V!OLADOR
Link para o post
Duas. Tem a cena em ND.
Respondendo em ::: O que seria considerado "fanservice" no clássico? :::

Então, pq ñ é algo que se espera dela, por ser um fato isolado, por ter acontecido uma vez, é... fanservice?

Também. É uma das condições. :D

A pergunta continua, "comofas"? joga-se boas ideias no lixo pq vai aparecer a coxa da personagem e isso é apelação?

Nenhuma ideia foi jogada no lixo.

Obvio que ñ. Como o Feanor disse, fanservice desse tipo é apelação gratuita. Uma cena mais picante pode ter conotação de sensualidade (~90%) ou ñ (como uma cena de estupro - sensaulidade zero - o objetivo da cena é causar outro sentimento no leitor) e, o mais importante, não ser fanservice.

Quando a sensualidade é parte integrante da cena, tendo algum significado, de forma que se fosse removida tornaria a cena sem sentido ou sem impacto, aí sim, não se trata de fanservice. Mas não é o caso nos dois exemplos que mencionei.
Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...