Este é um post popular. drustann 228 Postado Abril 20, 2010 Este é um post popular. Compartilhar Postado Abril 20, 2010 Post mega-gigante, mas mega-interessante. Hesitei um pouco em abrir esse tópico, pois apesar do assunto ser interessante, eu sei que ele pode causar alguns problemas. Mas decidi arriscar. Espero que meu risco seja recompensado com bons posts e nada de brigas. O tópico é sobre a popularidade de Saint Seiya quando o mangá era lançado no Japão. Para entender isso eu terei que explicar como funciona a Jump. Farei isso da maneira mais sucinta possível: A Jump é uma antologia semanal que tem cerca de 15/20 mangás publicados. Esses mangás são distribuídos na antologia de acordo com sua popularidade, promoção (às vezes o mangá está fazendo anos de publicação ou é lançamento de algum produto) e, raramente, para tentar alavancar um título específico. Ou seja, o primeiro mangá que você encontrará nas páginas da Jump semanal possivelmente é o mais popular e o último o que está sofrendo uma baixa, prestes a ser cancelado ou é simplesmente impopular. Há outra coisa na Jump que é necessário saber para entender o tópico. A antologia da Shueisha possui um ranking chamado Table of Contents onde eles fazem um ranking de seus mangás, do mais popular ao menos popular. O Table of Contents sai semanalmente na Jump e o ranking é feito pelos leitores através de um panfleto que vem na revista. Nele você elege seus três (ou cinco, não lembro) mangás favoritos. Esses panfletos são enviados à editora e semanalmente sai o ranking na revista. Até hoje o processo é via cartas, não online.Dito isto é óbvio que os mais populares e queridos ficarão pelo menos entre os cinco mais votados e os últimos são os impopulares. Porém, mesmo indo mal no ToC (table of contents) o mangá pode não ser cancelado, pois quem sabe ele venda bem quando sai o seu tankohon (volume). Porém muitos mangás são cancelados por “freqüentarem” o Bottom Five (os últimos cinco lugares do ranking) por muito tempo. Antes de começar realmente o tópico, deixe-me explicar mais duas regras da Jump: - Quando o mangá é capa da revista ele não é rankeado. Ou seja, está fora da contagem do Table of Contents. A mesma coisa ocorre quando o capítulo tem páginas coloridas. - A contagem apenas começa a partir do capítulo oito. Ou seja, o mangá tem um tempo livre de dois meses antes de começar a participar do ranking e decidir seu destino na revista. Bom, dito tudo isso eu tive acesso aos Table of Contents da Jump e deu, através dele, saber a realidade sobre a popularidade do mangá. O site com os Table of Contents é este: http://www.biwa.ne.jp/~starman/1987/1987jump.htm(créditos: 孫 悟空, da comunidade da Shonen Jump) O nome do mangá em japa é esse: 聖闘士星矢 Para quem quiser acompanhar antologia por antologia decore o último kanji (矢) e veja as posições que SS ocupava. Mas pra quem não tiver paciência disso eu tirei a média aqui, por ano. Obviamente e provavelmente deve haver erros nas minhas contas, mas enfim: Saint Seiya estreou em 1986, então vamos à média desse ano: (Obviamente seguirei a regra dita acima. Ou seja, sempre que SS for capa da Jump eu não contarei sua posição no ranking. Também não contarei os primeiros oito capítulos pelos motivos explicados acima) __________________ 1986: http://www.biwa.ne.jp/~starman/1986/1986jump.htm http://i203.photobucket.com/albums/aa274/Drustann/toc00002.jpg Nesse primeiro ano Saint Seiya não ia tão bem e frequentemente estava entro os menos votados e o mais alto que chegava era na sétima posição. Também foi pouquíssima vezes capa da antologia. Tirando uma média, nesse ano Saint Seiya era o décimo mangá mais lido da Jump. __________________ 1987:http://www.biwa.ne.jp/~starman/1987/1987jump.htm Saint Seiya recuperou-se absurdamente e quase sempre estava entre os cinco mais votados. O número de capas dedicado a ele também aumentou. Numa média, Saint Seiya era o terceiro mangá mais lido da Jump. __________________ 1988:http://www.biwa.ne.jp/~starman/1988/1988jump.htm Outro ótimo ano! Se não me engano essa é a fase das doze casas e realmente estava fazendo muito sucesso, tanto mangá quanto anime. Numa média, novamente Saint Seiya era o terceiro ou segundo mangá mais lido na Jump em ’88. __________________ 1989:http://www.biwa.ne.jp/~starman/1989/1989jump.htm Não foi um mau ano para Saint Seiya, mas não foi tão bom quanto os anteriores. Ele teve muito poucas capas na Jump e ele começou a oscilar demais no ranking, inclusive pegando posições de dois digitos. Fiquei em dúvida na hora de fazer a média, pois SS sofreu um efeito iô-iô gigantesco nesse ano. Acho que estaria correto dizer que SS foi sétimo/oitavo mais lido em ’89. __________________ 1990:http://www.biwa.ne.jp/~starman/1990/1990jump.htm Esse já foi um ano bem amargo para Saint Seiya. Pouquíssimas (ou nenhuma, não me lembro) capas na Jump e quase sempre abaixo do top dez. No final do ano Saint Seiya já estava quase sempre no Bottom Five, o top cinco dos menos lidos, inclusive na última posição (vide edição 42 desse ano) E nesse ano, na edição 49, Saint Seiya termina. Sempre quando um mangá termina ele tem uma certa “pompa”. Ganha páginas coloridas ou destaque dentro da antologia. Por exemplo, Ring ni Kakero, em seu último capítulo, foi capa da Jump, coisa que só ocorreu novamente (e isso até os dias de hoje) com Dragon Ball e Yu Yu Hakusho. Mas infelizmente o fim de Saint Seiya não foi muito bonito e seu último capítulo ficou em último lugar dentro da revista e em último lugar no Table of Contents http://i203.photobucket.com/albums/aa274/Drustann/toc001.jpg __________________ Bom, essa é a história de Saint Seiya na Jump. Um mangá que começou não muito bem, depois virou uma estrela dentro da revista e por várias vezes destronava Dragon Ball e outros. Porém, infelizmente, após a saga das doze casas a queda foi muito brusca até chegar no seu fim. Mas a história que parece terminar triste não termina, pois olha o que é Saint Seiya hoje em dia. Ainda é uma franquia viva e prolífera e que tem fãs mais que fieis por todo globo, diferentemente de mangás como Hokuto no Ken e outros que ficaram mais restritos ao Japão. Mas ao ver esses dados eu entendi o motivo de Masami ter mais carinho por Ring ni Kakero. Agora isso faz sentido…. É isso. 10 Link para o post Compartilhar em outros sites
jasque 2 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 (editado) Interessante a discussão =] Quem se interessar mais pelo sistema da jump, recomendo o mangá chamado Bakuman, de Takeshi Obata e Tsugumi Ohba[que são os mesmos autores de Death Note]. Quando voce quer ter seu trabalho serializado na jump, voce manda um capitulo para eles e tem uma reunião entre os editores. Eles decidem de 1 a 3[3 acho que é quase impossivel] novos mangás que podem entrar pra revista e o mesmo número dos que vão pra degola. Um mangá abaixo da posição 13 no questionario ja tem chances de ser cancelado. E tambem qual terá paginas coloridas em qual capitulo. Mas um mangá não-mainstream pode se manter na posição 13 e nao ser cancelado, depende da popularidade, vendas[mesmo de tankohons, se já tiver] entre outros fatores como o gênero[alguns mangás da jump fogem dos perfis dos mangás mais publicados na jump, como I's, de Masakazu Katsura] Tava vendo na wikipedia[logo, nao posso afirmar com certeza] mas teve uma epoca que a Jump não era a primeira nas vendas, estava perdendo pra Shonen Magazine[Love Hina, GTO, entre outros]. Mas depois de uma reformulação ela voltou a liderar. --------------------------Ah esqueci de falar tb, alguns autores testam o mangá em oneshot na akamaru jump[outra revista da editora] antes de tentar serializar. Há também a opção de concursos como o Tezuka Awards[Eiichiro Oda, de one piece, ganhou esse concurso uma vez]. Tem também a revista Jump SQ, que é a revista mensal da jump. Alguns mangás cancelados tem seus finais publicados somente nessa revista, caso de shaman king. Editado Abril 20, 2010 por jasque 2 Link para o post Compartilhar em outros sites
xp.alone 110 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 Não fosse a queda de popularidade então talvez a saga de Hades tivesse se estendido bem mais... Mas na minha opinião Kurumada deu um final fantástico a obra clássica. Link para o post Compartilhar em outros sites
Farnese 97 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 (editado) Interessante Pena a série ter ido ao ápice e depois decaido, e não termos a tão afamada Saga do Olimpo, mas isso tb mostra a diferença de gostos entre paises, no Brasil não vejo nenhuma com fãs tão fieis qto Saint Seiya. Vou mudar um pouquinho o foco viu Há umas duas ou três semanas atrás tive quer ir na universidade e peguei uma festa da calourada, no meio da festa apareceu um carinha e acreditem soltou um "pó de diamente" e do outro lado alguém respondeu "cólera do dragão" estava acompanhada e ri de chorar com a situação, na verdade todos que viram riram, mas não era um riso de deboche , acredito, mas sim de identificação.Sabe o público de Saint Seiya é um público fiel e que se renova , LC e ND só veiram para acrescentar e reanimar os ânimos, por essas que não entendo a mania de alguns fãs de fazerem sub-divisões, pq a amplitude que Saint Seiya conseguiu no Brasil é algo meio que inexplicavél. PS:Eu ainda queria e muito ver a saga do Olympo! Queria mto rever os dourados do clássico Editado Abril 20, 2010 por yuzu_li Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabinho 83 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 (editado) Concordo em tudo com a Yuzu! As "Cóleras", os "Pós", os "Meteoros" e as "Correntes" permanecerão nas nossas brincadeiras e no nosso imaginário ainda por décadas (tenho certeza!). Também lembro certa vez que li numa dessas antigas revistinhas ("Herói", "Herói do Futuro", sei lá) que Saint Seiya realmente não tinha tanta popularidade lá no Japão quanto aqui no Brasil. Além do mais, você vê muito mais sites e blogs brasileiros, franceses e italianos sobre SS, o que me leva firmemente a crer que o que mantém a franquia ainda viva são os fãs do exterior, em especial do Ocidente (que devem se identificar mais com astronomia e mitologia grega/nórdica/egípcia/outras do que os orientais). Em contrapartida, os mangás/animes baseados em samurais (Rurounin Kenshin, Vagabond) e/ou folclore japonês (YuYu-Hakusho) tenham muito mais fãs por lá do que Saint Seiya. Editado Abril 20, 2010 por Escorpião Link para o post Compartilhar em outros sites
King of Loss 275 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 Ah, vê se toma vergonha na cara, DaniBoy. Podia, ao menos, ter disfarçado melhor, né? Este tópico é tão declaradamente LC x ND que não tem nem graça. Peço encarecidamente aos moderadores que tranquem o mesmo o mais rápido possível, antes que surjam mais discussões fúteis. Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabinho 83 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 Não entendi a razão para isso. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Farnese 97 Postado Abril 20, 2010 Compartilhar Postado Abril 20, 2010 Também naum, é uma informação bem interessante essa que o Drustann trouxe, outra coisa que citou LC e ND fui eu e não ele, e deixei claro que estava fugindo do assunto. Sempre me perguntei pq Kurumada desenvolvia outras series se Saint Seiya é excelente, mesmo com todos furos e incoerencias!Ja tinha ouvido falar desse sistema de pontuação, mas não sabia da sua importância. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Abril 20, 2010 Autor Compartilhar Postado Abril 20, 2010 (editado) Ele é decisivo, Leah. Tem alguns mangás que frequentam o bottom five (o top 5 dos impopulares), mas que vendem muito bem quando seus tankohon (volumes) saem. Um exemplo recente seria o ecchi To-Love-Ru. Ele estava sempre no fim da lista, mas vendia muito bem. Como o mangá era ecchi (cheio de fanservices e situações "eróticas") os editores da Jump dão uma colher de chá, pois sabem que é um gênero mais difícil de ficar famoso. Mas isso já não acontece com os "battle manga", que é a categoria que Saint Seiya se encaixa. Por exemplo, o mangá que estou usando de avatar e assinatura - Akaboshi - era excelente e tinha um potencial incrível, mas foi cancelado e ele nem era o último do bottom five. Mesmo assim a cobrança em cima de um "battle manga" é bem grande, pois é o tipo favorito dos leitores da Jump. Mas SS não foi cancelado, né? Eu sei que Masami tinha planos para ir além com a história e que ela não terminaria em Hades, mas nem por isso podemos considerá-lo um mangá cancelado, pois Masami conseguiu concluir Hades. Na minha opinião aos trancos e barrancos, mas ao menos houve um fim. O que eu achei incrível nisso foi como SS ficou popular na fase doze casas. O ano de 88 foi fantástico pra série e não era incomum ver o mangá entre os três primeiros mais populares. Eu imagino que o anime também deveria estar indo muito bem, assim como a venda de brinquedos pela Bandai. Acho que o mangá foi perdendo o fôlego porque, apesar de uma boa saga (pra mim excelente!), a de Poseidon lembra muito as doze casas. Hades eu já não gosto de nada, acho, de longe, a pior saga/arco, então sou suspeito pra falar sobre ela; mas sei que nessa época já havia um atrito entre Kurumada e a.... TOEI? Ou Shueisha? Não me lembro ao certo, mas sei que estava rolando umas brigas. A única pergunta que me faço é: Aonde Masami errou? Se é que errou, pois mangá não é ciência. O mangá começou ok, morno; assim como todo mangá que tem seu início quando outros mangás fortíssimos já estão sendo publicados. No caso era Dragon Ball. Depois SS ficou muito famoso e aos poucos foi perdendo a popularidade, até amargar as últimas posições do ranking e, por fim, terminar assim, no último lugar. Enfim, o tópico realmente não tem a intenção de criar brigas ou sei lá o quê. Só achei interessante ver como era a "vida" de Saint Seiya em sua época e nada melhor para ver isso do que através de um ranking de popularidade escolhido, claro, pelos leitores. Editado Abril 20, 2010 por drustann 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Abril 21, 2010 Compartilhar Postado Abril 21, 2010 Discordo de todo o tópico. Um Table of Content, como o próprio nome diz, é uma Tabela de Conteúdo. É uma tabela montanda por um ranking de popularidade que simplesmente mostra para a editora os mangás com o conteúdo que o público quer mais ver na edição seguinte. Isso é feito com base no capítulo anterior. Ele determina como virá o conteúdo do sumário da revista. A proposta do tópico está cheia de erros: Erro 1 - Associar a popularidade de um mangá na editora com base nesse ranking: Nem todo mundo se dava ao trabalho de enviar carta pra Editora dizendo quais mangás queriam ver. Dragon Ball, por exemplo, é Top 3 à 7 de acordo com isso aí, mas quando o Volume compilado saía, eram números altíssimos que garantiam a primeira posição isolada, mesmo quando estava abaixo de SS. Portanto, determinar a popularidade por esses panfletos é équivoco, pois um método de apuração falho, comercialmente falando - que é o que realmente interessa à editora - é outra coisa. Venda de Tomos, que é o que há de mais importante não são mostrados na revista. Outro ponto importante que não foi deixado claro no início: existe a probabilidade dos votos terem pesos considerando a idade do leitor. Erro 2 -O tópico é sobre a popularidade de Saint Seiya quando o mangá era lançado no Japão.Generalização o que é Saint Seiya e a sua "popularidade" no Japão. Projetos de animação, audiência de TV e bilheterias dos cinemas e vendas de Cloth Myth não são considerados pela editora para montar o Table of Content. Não bateu com o título do tópico, que é a popularidade do mangá internamente, apenas na editora Jump concorrendo entre seus próprios mangás e sem ver a concorrência de mangás das outras editoras japonesas. Erro 3 -"Tirando uma média" -,"Numa média": Todas as url's apenas mostram as capas das revistas e o conteúdo delas. Porém essas fontes não mostram rankings, só quadradros (é pra interpretar como ranking? 1º, 2º, 3º?) Se for então esse jeito é meio "grosso" de mostrar uma pesquisa. Fica errado, porque se isso não tá na fonte, é chute. Qualquer um que for fazer essa média, vai ser. Não é bem assim que se apresenta dados. Erro 4 - - Quando o mangá é capa da revista ele não é rankeado Beleza. Só que....; Também foi pouquíssima vezes capa da antologia. (...) Saint Seiya recuperou-se absurdamente e quase sempre estava entre os cinco mais votados. O número de capas dedicado a ele também aumentou. (...) Esse já foi um ano bem amargo para Saint Seiya. Pouquíssimas (ou nenhuma, não me lembro) capas na Jump e quase sempre abaixo do top dez. Argumentar que o número de capas está relacionado aos atributos do ToC é inválido. Foi dito que se ele for capa, não é rankeado na tabela. Incoerência isso. Se o método é usado até os dias de hoje, One Piece e Naruto seriam quase sempre as capas da Jump, já que o atual ToC da Jump desde de 2009 pra cá não dá outra coisa, além de Bleach e Psyren e outras coisas (Gintama, Bakuman... etc.). Mesmo com a popularidade monstruosa de One Piece no ToC da Jump, isso não garante mais capas do que os outros mangás que eu listei. Da mesma forma, Dragon Ball na maioria das vezes que batia de frente com SS. Resumindo, ToC não é capa, nem tem nada a ver, pois nesse ponto o sucesso da série é que é mais levado em conta. Vou explicar o porque: Dando uma olhada nos ToC de hoje, como nos anteriores. Saint Seiya das antigas oscila da mesma forma nas posições que Bleach. Esse mangá leva diversas vezes, um rebaixamento grande no ToC e ainda garante algumas capas. Mas é por causa do ToC? Não. É porque vende bem mesmo e a popularidade dele é comprovada com as vendas de tomos e animação, garantindo Top 3 ou até 1 no Japão, mas concorrendo com outros mangás Jump é praticamente um Saint Seiya. Pra quem estiver curioso pra ver os ToC's de hoje em dia, eles são disponibilizados pelo Heiji-sama. Erro 5 -1988:http://www.biwa.ne.jp/~starman/1988/1988jump.htm Outro ótimo ano! Se não me engano essa é a fase das doze casas e realmente estava fazendo muito sucesso, tanto mangá quanto anime.Não. Apesar de muita gente achar que a Saga das 12 Casas foi a melhor. Saint Seiya realmente só veio a disparar no ToC da Jump justamente na fase Poseidon. Ela começa aqui, nessa edição, a de Número 14.: http://img232.imageshack.us/img232/8265/semttulo1o.jpg Repare que fica no topo da lista do ano de 88, ou seja... O melhor ano de SS de acordo com as tabelas foi composto de bem 80% da Saga de Poseidon. Atigir a maior popularidade em uma saga sem dourados. Legal B) Erro 6 - E nesse ano, na edição 49, Saint Seiya termina. Sempre quando um mangá termina ele tem uma certa “pompa”. Ganha páginas coloridas ou destaque dentro da antologia. Por exemplo, Ring ni Kakero, em seu último capítulo, foi capa da Jump, coisa que só ocorreu novamente (e isso até os dias de hoje) com Dragon Ball e Yu Yu Hakusho.É errado atribuir as falta de "pompas" diretamente à popularidade. Eu até concordo que a série estava em baixa no fim. Porém que o que se comenta é que a pressa pra e terminar o capítulo passou por cima de muitas coisas. O fim do ano estava se aproximando e a Jump já tinha terminado com 4 mangás. Novas obras estavam prontas para começarem a ser publicadas e SS ainda não terminava. E o cronograma espera um mangaká terminar pra o outro começar. Pois bem, os outros mangakás já haviam terminado, menos Kurumada nesse ano. Obviamente surgiu uma pressão daí, outros mangás terminados e Tânatos, Hipnos e Hades vivos!!! A coisa começou a ser corrida. Resultado, Saint Seiya foi o último mangá a ser concluído em 1990 pela Jump. Pra ser capa o mangaká ainda tem que fazer uma arte especial pra estampar a revista e a Jump na época só colocava imagens inéditas. Podemos ver que existem várias de SS apenas pra capas da revista. Aconteceu que o último capítulo foi tão feito nas pressas que Kurumada não teve tempo de produzir nada. Advinhem como SS terminou pela Shonen Jump. http://img.photobucket.com/albums/v292/Hades_book/hades_final/hades_final_hades_seiya2_wsj.jpg Isso mesmo! Essa imagem foi o fim do mangá. O fim foi Hades levando um golpe. FIM! Kurumada fez esse capítulo tão apressado de uma forma que no poema escrito fez isso: "Não foi informado ainda o final da violenta batalha contra Hades, o Rei das Trevas." O cara terminou o mangá, mas aquilo não foi o fim, que só foi revelado um tempo mais tarde com falas revisadas e tudo mais. Depois ele chama os fãs para verem o final de Hades em outra revista da Shueisha, a V Jump. Com as pompas, diálogo e tudo mais. Quer dizer, na Jump não dava mais e cortaram e nem teve tempo, foi um auê. Portanto a causa disso foi erro de produção, e não guilhotina da editora (ou algo que o valha). ------------------------------------------------------------------------Agora vou comentar os erros de opinião do autor do tópico. Só vou fazer isso porque é o drustann. Erro 7 - Bom, essa é a história de Saint Seiya na Jump. Um mangá que começou não muito bem, depois virou uma estrela dentro da revista e por várias vezes destronava Dragon Ball e outros. Porém, infelizmente, após a saga das doze casas a queda foi muito brusca até chegar no seu fim.Errado por três motivos: 1º - Fala "queda muito brusca" no sentido de que foi caindo até chegar ao fim. Não é uma decadência trágica. Inúmeras entrevistas depois, Kurumada revelou o alto estresse que foi trabalhar em cima do mangá Saint Seiya por 5 anos initerruptos, provocando doenças como uma séria grastrite e paralisando/adiando outros projetos mangás nessa época. Kurumada não se resume apenas à SS. 2º - Ainda na "queda brusca". A Shueisha colocou no Visual Remix que nunca viu um personagem antagonista de SS ser tão popular entre o público fazendo Kurumada liderar algumas vezes as cartas recebidas pela editora. O personagem? Rhadamanthys de Wyvern. Então, até boa parte de Hades a "queda" não começou a "cair". 3º - Como eu mostrei lá em cima, Poseidon sim foi o verdadeiro Top. Soube perfeitamente segurar a série de mangá. Saindo da esfera da Jump e indo pros japoneses em geral: engraçado que depois da "queda brusca" e o "fim". A Toei ainda visivelmente bastante empolgada com a série, iniciou o projeto de animação de Hades, ordenou a criação de teasers e chamou Kurumada pra conversar. Pena que as negociações emperraram por algum motivo, mas o que importa é: houve interesse. Erro 8 -Mas ao ver esses dados eu entendi o motivo de Masami ter mais carinho por Ring ni Kakero. Agora isso faz sentido….Ahá! O bom e velho veneno.. Assim, acho que não faz o menor sentido dizer que Kurumada tem mais carinho por RNK do que SS por causa do conteúdo desses "dados". Kurumada já disse inúmeras vezes que gosta do mangá porque RNK foi o primeiro mangá original a mostrar quem ele era. Ele se identifica com o mangá. Foi um de seus primeiros e pelo que já foi mostrado, aquele onde o estilo dele está mais presente, desde a criação dos personagens como a ambientação criativa. Saint Seiya foi um universo original que recebeu grande influência de RNK, assim como todos os mangás depois dele, por isso ele é tão especial, foi um embrião que gerou vários universos e mostrou como Kurumada usava seus personagens para reagir e interagir em todos eles. Saint Seiya foi, é, e sempre será o mangá de maior sucesso de Kurumada e nem por isso precisa ser o mais bajulado e idolatrado pelo criador, ele não tem mentalidade de fã. 3 Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Abril 21, 2010 Autor Compartilhar Postado Abril 21, 2010 (editado) Vixe, nem vou começar um quote wars porque só nasceriam posts imensos. Só vou quotar duas partes: Discordo de todo o tópico. Um Table of Content, como o próprio nome diz, é uma Tabela de Conteúdo. É uma tabela montanda por um ranking de popularidade que simplesmente mostra para a editora os mangás com o conteúdo que o público quer mais ver na edição seguinte. Isso é feito com base no capítulo anterior. Ele determina como virá o conteúdo do sumário da revista. A proposta do tópico está cheia de erros: Erro 1 - Associar a popularidade de um mangá na editora com base nesse ranking: Nem todo mundo se dava ao trabalho de enviar carta pra Editora dizendo quais mangás queriam ver. É uma tabela montada pelo voto popular, não tem nada a ver com o conteúdo que mais querem ver na edição seguinte. A pergunta do panfleto é bem clara: "Quais são seus três (ou cinco?) mangás favoritos na Shonen Jump?". Mangá novo sofre nisso, pois o leitor pode estar gostando de Saint Seiya, que estreou agora, mas ele já é mais fã de Dragon Ball, Kochikame e Hokuto no Ken. Ou seja, apesar de ele ler e ser fã de SS os três outros são suas prioridades de voto. Por isso que muitos mangás começam no bottom five, como foi o caso de Bleach ou Saint Seiya, e depois crescem absurdamente. Por esse motivo também é dado um tempo de dois meses (oito capítulos) para começarem a contar o mangá no Table of Contents. Que nem todo mundo se dá o trabalho de mandar uma carta é óbvio, mas já li coisas da Jump que diz que a quantidade de carta recebida semanalmente é brutal, tanto para montar o Table of Contents quanto para os próprios mangakas, com perguntas e curiosidade. Se o processo de cartas é utilizado até hoje em dia é porque ele funciona, não defasou. E através dele é que o pessoal da Jump sabe a popularidade do mangá dentro de sua revista. Claro que depois, caso o mangá vire anime, aí temos outros fatores como audiência na tv, venda de brinquedos, etc... Mas isso não é tão associado a Jump. Claro, eles vão segurar o máximo um mangá que tem um anime de sucesso para não ser cancelado e para que ele continue famoso, mas eles são bem "crueis". Tanto é que cancelaram Shaman King sem dó. O caso é outro e nem vou me alongar, mas cancelaram. E eu disse bem claramente que iria avaliar a popularidade de SS na Jump e não no Japão ou mundo ou universo. Na Jump e apenas isso. Por isso apenas usei os Table of Contents, que são votos populares, e apenas isto. Não me expandi para anime, venda de produtos, etc... Foi dito que se ele for capa, não é rankeado na tabela. Incoerência isso. Se o método é usado até os dias de hoje, One Piece e Naruto seriam quase sempre as capas da Jump, já que o atual ToC da Jump desde de 2009 Aqui o erro foi totalmente seu, pois é uma regra: É capa ou tem imagem colorida no capítulo = Não entra no ToC. Não tem nem o que se discutir aqui, isso é uma regra da Jump. E sobre Ring Ni Kakero eu só dei minha opinião. Eu sempre achei (achismo - meu achismo) que ele tinha uma preferência por esse mangá e agora, vendo essas coisas e sabendo do fim que RNK teve no Japão e seu tratamento dentro da Jump, eu reforcei ainda mais o meu achismo. Só isso. Editado Abril 21, 2010 por drustann Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Abril 21, 2010 Compartilhar Postado Abril 21, 2010 E lá vamos nós para mais um tópico que vira palco para as palhaçadas alheias... Ah, e o TOC é usado exatamente para isso, avaliar a popularidade do mangá na revista... É usado estatísticas. Não há necessidade de TODOS os leitores enviarem o TOC para a editora... Legal o tópico Dan, muita coisa ai eu realmente não sabia. Sanamo também adicionou bastante com algumas informações, infelizmente de forma medíocre, mas isso já é normal. 2 Link para o post Compartilhar em outros sites
jasque 2 Postado Abril 21, 2010 Compartilhar Postado Abril 21, 2010 (editado) eh mt complic ado analisar numeros q nem o q tentam fazer varios blogs na disputa dos pre-candidatos a presidencia, e sempre rola uma parcialidade monstruosa e cdz teve o merito de alem de ser um battle manga ser algo mt rentavel, com os bonecos com armaduras montaveis. Nao sei como foi o caso do kurumada mas nao eh fora do normal algum mangaka ficar mt pressionado por ter q ficar confinado em casa trabalhando feito cão pra cumprir os prazos, tem alguns que chegam a beira da loucura. Pena n ter saido a saga do olimpo na epoca. A forma que está saindo eh mt confusa (eu so entendi next dimension melhor por um resumo que aparece na capa de um dos capitulos). Editado Abril 21, 2010 por jasque Link para o post Compartilhar em outros sites
Flégias Lycaon WL 758 Postado Abril 22, 2010 Compartilhar Postado Abril 22, 2010 (editado) Como o Mark disse, é um ótimo topico, drustann. Se torna muito interessante por ser uma "novidade", creio eu, para grande parte da gente, q não tinha acesso ao material.Além do post do sanamo, q trouxe tbm informações relevantes, q, de certa forma, complementaram o tópico original! Saga de Poseidon tava podendo, hein?! Tirando a possivel desavença entre os dois (não sei até q ponto isso é levado realmente a sério ou não; se é apenas uma "brincadeira" de fórum entre os dois... ), foi um "toma lá, da cá" bem legal, q certamente foi útil ao conteúdo do tópico! Por isso os dois foram positivados! Haha! Editado Abril 22, 2010 por Flégias Lycaon WL Link para o post Compartilhar em outros sites
Pandora Lynn 31 Postado Abril 22, 2010 Compartilhar Postado Abril 22, 2010 Eu achei bem legal. E apesar de no Brasil SS ser mais popular, após uns anos de Saint Seiya no Brasil, também houve um "declínio de interesse" na série. Depois do ano 2000, as coisas voltaram a esquentar... Ao menos é a impressão que tenho. Link para o post Compartilhar em outros sites
Kore 236 Postado Abril 22, 2010 Compartilhar Postado Abril 22, 2010 Também achei o tópico bem interessante. Pelo que percebo, SS é mais popular na Europa (principalmente França e Itália) e na América latina (em especial Brasil, Chile, México e Argentina). E concordo com a Lynm: a série deu uma sumida entre 1997 e 2000 (1998 foi pior, viu?) e depois deu uma guinada a partir de 2002, com a produção de Hades em anime. O que pra mim (e todos os fãs de cdz) é muito bom! Link para o post Compartilhar em outros sites
Violet-Lockhart 65 Postado Abril 23, 2010 Compartilhar Postado Abril 23, 2010 Sempre bom desmentir sobre a falta de popularidade de Saint Seiya, em qualquer lugar, temos que ver que SS esteve parado por anos, e a Saga de Hades Anime Santuário e Next Dimension bem nas vendas, com a produção de novos mangás como Eps G(apesar de ter sido cancelado) e Lost Canvas. E na Europa e na América Latina sempre teve um carinho especial, tanto quanto DB(Z) e outros. Link para o post Compartilhar em outros sites
Ares Saga 2.396 Postado Abril 23, 2010 Compartilhar Postado Abril 23, 2010 Também achei o tópico bem interessante. Pelo que percebo, SS é mais popular na Europa (principalmente França e Itália) e na América latina (em especial Brasil, Chile, México e Argentina). E concordo com a Lynm: a série deu uma sumida entre 1997 e 2000 (1998 foi pior, viu?) e depois deu uma guinada a partir de 2002, com a produção de Hades em anime. O que pra mim (e todos os fãs de cdz) é muito bom! Na verdade a Manchete chegou a exibir alguma coisa de CDZ em 98,mais de meio ano depois que paraou de exibir as reprises.Logo no dia 1º de Janeiro daquele ano exibiram o filme do Lúcifer por volta de meia dia aqui pro Rio,sem alarde-devo ter sido um dos poucos que assisti.Pra ver se não tive uma alucinação,como trabalho na Biblioteca nacional aproveitei pra dar olhada nos microfilmes de jornais daquela data,e não é que tinha sido colocado na progamação daquele dia a exibição do filme ? E pra falar da verdade mesmo o ano de 99 só não teve CDZ por muito pouco,já que a Band lançou o programa infantil "É o bicho",que usava sem tirar nem por o mesmo logo de Cavaleiros do Zodíaco.E consta pelas revistas da época (Animax,etc) que a emissora esteve perto de conseguir os direitos mas algo deu errado.Ou seja a Bandeirantes desde aquela época teve interesse na série,mas só em 2004 conseguiu os direitos 2000 todo mundo sabe que o mangá foi lançado pela Conrad,mas de fato foi em 2002 com os OVAS que voltou a atrair o público. Ou seja de 94 até hoje,sempre existiu interesse pela série,com altos e baixos de popularidade-o fracasso de prólogo do céu nos cinemas aqui foi outro problem por exemplo. Quanto a popularidade do anime de CDZ pelos lados nipônicos,bem que poderiam criar outro tópico.Dá muito pano pra manga Sobre o mangá,existe uma listagem dos volumes mais vendidos da série original? Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados