Ir para conteúdo

Resenha do mangá de CdZ na AnimeNewsNetwork

Posts Recomendados

Bom, já sabem todos que CdZ não despontou na Terra do tio Sam. Todo mundo sabe os 350 motivos pro fato, mas o curioso é que mesmo tomando vários anos (talvez mais que a publicação ORIGINAL), o mangá foi completamente traduzido no frigir dos ovos, mesmo que os DVDs da série tenham morrido na praia ("Knights of the Zodiac" nem chegou nas 12 Casas de fato, e "Saint Seiya", que era a tradução real da série japonesa, parou no meio das 12 Casas quando Shaka é enviado pra PQP por Ikki. Motivos? Há quem diga que a Toei - O MONOLITORRRRRRGHHHHHH - mandou pararem e que eles teriam histórico com Hokuto no Ken disso).

Enfim, toda vez que algum site gringo fosse resenhar a série, geralmente o veridito era "anos 80 que não se sustenta mais". Agora longe de mim querer argumentar que a série clássica não consiga novos fãs nem nada que eu não sou fanático, mas muitas vezes as resenhas vinham com pérolas como "a trilha sonora se resume a guitarras oitentistas sem um estofo de inspiração", e aí nessas você tem que rir. Os EUA foram expostos aos Samurai Warriors primeiro, então não adianta que de certo modo o paradigma de 'guerreiros de armadura' lá é diferente. E Shurato é coisa de garimpador obscuro.

Noves fora o ponto é que visitando o site uns dias atrás (geralmente o faço pra comparar créditos - sim, nerd é uma merda [/)]) vi que tinha uma coluna detalhando vários mangás e o da semana era CdZ. Curioso, fui lá ver o que era, esperando algo do nível 'guitarras oitentistas são a OST inteira' mas que pro mangá.

E na verdade a resenha é positiva. :P Não é uma de fã babão, já que há várias tiradas em cima das forçadas e convenções do mangá (como "a moral da história é que um pouco de androginia até vai, mas quanto mais você parecer com uma mulher, maiores as chances de você se tornar maligno!") - mas sem dizer que elas comprometam a coisa toda- e como o foco da coluna é mangá e não anime, o escritor se ateve ao mangá clássico. Ele menciona todos os spin-offs, mas diz que o 'espírito' da série está todo nesses 28 volumes.

O que me chamou a atenção foi o parágrafo final:

Eu poderia gastar anos escrevendo sobre Saint Seiya, mas isso seria inútil. Uma maneira melhor de gastar esse tempo é lendo-o. Existem outros mangás shounen de luta que são mais sofisticados, mais espertos, melhores desenhados, mas talvez não haja nenhum outro que seja mais sincero. Saint Seiya é um sucesso pasteurizado, mas é perfeito em ser o que é. Artistas como Akira Toiryama e Yoshihiro Togashi tiveram que ser arrastados aos chutes e berros para fazerem mangás de luta, quando tudo que queriam era fazer mangás de comédia (e no caso de Togashi, mangás de horror), mas Masami Kurumada ama as lutas e amizade, as lágrimas e espirros de sangue e retículas com todo o seu coração.

http://www.animenewsnetwork.com/house-of-1000-manga/2010-11-18

Agora eu acho que o cidadão meio que se empolgou ali no final, mas no geral o que ele diz sobre a série eu concordo. [/)] E sobre o Togashi e o Toriyama eu não sabia, embora faça sentido se parar pra analisar.

De todo modo, só achei curioso que uma vez na vida um meio predominante Norte Americano fosse falar de Cavaleiros positivamente. :P

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que ele falou inteiramente positivo?

It's a man's man's man's manga. The cast of Saint Seiya is almost all-male, but there are some men who make almost a separate subspecies, since they are so gorgeously handsome they look like women. Andromeda Shun, one of the five heroes, is the most obvious example, but the manga's other glammy bishonen include the villainous Misty the Lizard and Pisces Aphrodites. The moral: a little androgyny is a good thing, but too much and you might turn evil. There's quite a few Ancient Greek statues of naked men in the story as well, and although no one ever makes out with anyone else (You want sex scenes? In Kurumada's art style? Are you serious?), it's no surprise to find out that Seiya was a popular dojinshi subject at the birth of yaoi in the '80s.

De certa forma não mentiu, Saint Seiya é bem gay as vezes.

Teve um comentário que eu não resisti e comecei a rir:

Kurumada is not a great artist
Editado por Cesare
Link para o post
  Em 25/11/2010 em 00:34, Cesare disse:

Tem certeza que ele falou inteiramente positivo?

E na verdade a resenha é positiva. :P Não é uma de fã babão, já que há várias tiradas em cima das forçadas e convenções do mangá

O cara faz muito mais críticas além dessa, mas sempre com bom humor, e o parágrafo final diz que apesar dos pesares é um shounen bom.

E se o cara falasse "Kurumada is a great artist", aí sim que eu teria rido :lol:

Link para o post

Gostei bastante da resenha, acho que captou realmente quase tudo o que eu penso da série mesmo.

O autor do texto sabe escrever bem, de uma maneira que não revele tantos spoilers da história ou que fique entediante pra ler no primeiro parágrafo.

Link para o post

Resenhas como essa nos EUA?

Surpresa...

Agora eu acho que o cidadão meio que se empolgou ali no final, mas no geral o que ele diz sobre a série eu concordo. E sobre o Togashi e o Toriyama eu não sabia, embora faça sentido se parar pra analisar.

De todo modo, só achei curioso que uma vez na vida um meio predominante Norte Americano fosse falar de Cavaleiros positivamente.

Eu também.

Link para o post

Ao menos não é uma frase que uma americana fez quando ela recebeu uma comission no dA sobre Cavaleiros do Zodiaco.

"Saint Seiya é a versão masculina da série Sailor Moon."

Até hoje rio. De certa parte é um Sailor Moon. Tem homens bonitos. Ataques posados(muitas vezes você nem vê uma pose que lembre um golpe).Brilho.Armaduras "estilosas" ... Essa resenha foi bem feita. Realmente o que ela descreve é verdade. Kuramada não desenha bem e sim, existe o Kuramada Launch!

dA=deviantArt

Editado por MaryanaKawaii
Link para o post
  Em 25/11/2010 em 22:46, MaryanaKawaii disse:

Ao menos não é uma frase que uma americana fez quando ela recebeu uma comission no dA sobre Cavaleiros do Zodiaco.

"Saint Seiya é a versão masculina da série Sailor Moon."

Até hoje rio. De certa parte é um Sailor Moon. Tem homens bonitos. Ataques posados(muitas vezes você nem vê uma pose que lembre um golpe).Brilho.Armaduras "estilosas" ... Essa resenha foi bem feita. Realmente o que ela descreve é verdade. Kuramada não desenha bem e sim, existe o Kuramada Launch!

Mais sailor moon é até que é legal...Sorte que o kurumada não fica com frescurice que nem a autora do sailor moon e não cancela exibição de qualquer coisa de cavaleiros do zodiacos(Tá que o CDZ está mal exibido aqui,mas hoje em dia quantos mangás e videos de CDZ você já viu?E de Sailor Moon?Pois é...).

Se a Shiori inventasse o CDZ,a comparação seria maior,agora vejamos:

http://images.uncyc.org/commons/3/33/Sup-thun-dra.gif

Cólera do dragão de Júpiter! :TrollFace:

A propósito,Maryanakawaii...dA é Deviantart?

Editado por Leão
Link para o post
  Em 29/11/2010 em 13:02, WAN disse:

Gostei!

PS: Alguém com um inglês fluente poderia traduzir toda a resenha? Ajudaria aos "iniciantes" como eu T.T

Certo, tradução:

Mostrar conteúdo oculto

Ficou faltando um pedaço que eu prometo que volto pra traduzir depois =X

Editado por D-Wheel
Link para o post
  Em 29/11/2010 em 22:59, Ferques disse:

Bom, no meio de tanta gente nos EUA, alguém deve achar a série legal. Estranho é a gente ficar feliz com isso. =/

Ferques, estranho pra mim é, no meio de tanta gente que não gosta mesmo, uma resenha positiva ter sido publicada nesse site de tal porte dos EUA. Gente que gosta tem, mas nunca teve uma exposição tão positiva por alguém relevante que eu me lembre, por assim dizer.

Link para o post
"É um mangá em que você pode pegar praticamente qualquer volume e ver um monte de lutas legais que fazem quase o mesmo sentido mesmo pra quem não leu a história do começo."[\quote]

Seiya luta no torneio para rever sua irmã.

Super Man derrota o Lex Luthor para defender sua cidadezinha.

Seiya luta para sobreviver contra os cavaleiros de pratas.

Super Man derrota outro vilão para defender sua cidadezinha.

Ikki luta para salvar seu irmão.

Super Man...

Seiya luta para salvar Atena.

As razão de saint seiya varia mais do que os heróis ocidentais.

No fundo,todo mundo ai luta por justiça.

Link para o post
  Em 29/11/2010 em 22:59, Ferques disse:

Bom, no meio de tanta gente nos EUA, alguém deve achar a série legal. Estranho é a gente ficar feliz com isso. =/

Eu não acho que seja uma questão de se alegrar porque alguém da TERRA DA OPORTUNIDADE gostou do mangá - é mais ver como um produto que já é de uma época passada, datado, ainda pode ser atraente para novos públicos. Certamente que não é desovando o clássico que você produz outra onda de quebrar o país em dois como passou em 1994 aqui no Brasil, e por isso que eu achei a resenha interessante - Cavaleiros abriu as portas do anime no Brasil, nos EUA não foi o caso. Ver a opinião geral de alguém que já está "dessinsitizado" contra as convenções do anime que eram novidade pra quem assistiu na época a meu ver é interessante. E o artigo é bem escrito também.

Ficou faltando um pedaço que eu prometo que volto pra traduzir depois =X

Se me permite...

Mostrar conteúdo oculto

BONUS NA MATÉRIA: JESUS CRISTO em Ring ni Kakero!

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...