Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Bme, tah todo mundo tendo orgasmos pelo capítulo 30 do ND que vai sair dia 9, e para aproveitar o embalo, eu resolvi fazer uma breve análise sobre os soldados de Ártemis: as Sátelites e, claro, os Kamael Anjos. Como tem pouca coisa referente aos anjos em ND até agora, eu vou me focar, primeiro, nas satélites, e depois eu passo pelos anjos - versão Tenkai - até começar a nova temporado de ND e surgirem novos anjos.

SATÉLITES

1. Mas por que raios Satélites?

A classe das satélites tem grande muitas referências à própria deusa e seus simbolismo, e isso foi utilizado com maestria por Kurumada.

Ártemis é conhecida como sendo a deusa grega da Lua e da caça, filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol. Dada sua relação com a Lua, Kurumada decidiu homenagear as protetoras da deusa com a classe da Lua entre os astros - Satélite.

2. O que diabos elas representam???

Como foi dito antes, essa clase possui um grande simbolismo, e é aqui que entra a maior parte das ligações mitológicas.]

Ártemis, por ser a deusa da caça, inspirou Kurumada a criar as armaduras das satélites como sendo... Cães de Caça!!!

http://i693.photobucket.com/albums/vv298/benetnasch-patrick/satelites.jpg

Se repararem bem, em todos os elmos existem duas orelhas, semelhantes à de cães! Além disso, no capítulo 15, quando o ataque das satélites é impedido por Calisto, essas orelhas abaixam, como cães!

Outro detalhe importante: todas estas estão vestidas de branco. Na mitologia, é dito que as sacerdotisas de Ártemis faziam voto de castidade para manterem-se puras - o que provavelmente originou a lenda de se casar virgem, vestida de branco - e que vestiam-se de branco como a lua. Tal fato inspirou Kurumada a fazê-las vestidas de branco com armadura prateada!

Mas nem todas são assim. Como a Lua, Ártemis também possui as suas "Luas Novas", cujo maior expoente é ela, Scoumone.

http://i693.photobucket.com/albums/vv298/benetnasch-patrick/scoumone.jpg

Scoumone foge a regra de qualquer satélite por dois motivos. O primeiro é que sua armadura representa uma víbora, e não um cão. O segundo é que a armadura é preta!

Agora vão me perguntar:"Mas como assim??? WTF???" Simples! La Scoumone representa uma serpente SIM, mas não qualquer serpente. Ela representa Píton, a serpente enviada por Era para destruir os filhos de Zeus frutos de mais uma infidelidade do Deus. Em algumas versões, é dito que Píton, a serpente nascida das entranhas da Terra, era uma grande víbora, e que esta foi morta por Apolo!

Tá. Ok, tá explicado o por que da Sxoumone ser uma serpente, mas por que preto? Simples! Ela é a capitã da guarda de Ártemis, as quais todas vestem armaduras negras, no que seria uma representação da Lua Nova. Esta é, de acordo com os místicos, a lua onde está desperto o poder escuro da humanidade e onde a ligação com o outro lado torna-se melhor. Nada melhor do que negro para as assassinas de elite?

E agora um fator interessante: todas as satélites sob o comando de Scoumone vestem armaduras negras e represenam uma serpente!

http://i693.photobucket.com/albums/vv298/benetnasch-patrick/satelites2.jpg

Foda, não?

3. E o que eu tenho a ver com isso?

Tem a ver que as satélites foram, até agora, a classe que mais se inspirou em características de seu deus! Os cavaleiros se baseiam em constelações, não especificamente em mitos relacionados a Athena, os marinas representam seres marinhos de várias mitologias; os espectros idem; os únicos que conseguem superar as satélites são os guerreiros deuses, mesmo sendo fillers!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o tópico. Muito bem feito mesmo.

Mas pena que as Satelites comandadas por Scoumone têm uma armadura muito semalhante a ela. Podia ter umas diferenças mais notórias para distinguir a capitã das outras. Basicamente a única diferença é aquelas cenas vermelhas. O resto é igual praticamente.

Link para o post

Gostei da análise. Breve, sucinta e objetiva.

Até o momento essas novidades do Olimpo (encaixe aqui Calisto, Hécate, Ártemis, Satélites, Lascoumoune e Touma, além do Templo da Lua, Chronos e a Prisão Lunar) são, sem dúvida, o melhor do mangá. Esses detalhes (que para muitos podem parecer impensados, mas que na grande maioria tem total lógica) é que fazem das "Kurumada-novelas" tão especiais.

Link para o post

Nunno, a armadura das satélites da Scoumone tem outras diferenças. Os ombros são menos relevantes, possuem menos dealhes (aka são sem escamas) e a parte do peito se assemelha a um top, enquanto que a de scoumone lembra uma blusa com um decote. Mas isso é bom por que diferencia claramente que estas são as satélites de elite sob uma comandante específica - Scoumone. :D

Link para o post

Só um porém, vc esqueceu Calisto, ou a analisará mais tardar?

Bom, o tópico é ótimo, e como vc disse, as satélites realmente são as guerreiras que mais se assemelham ao seu deus em termos de mitologia.

Sendo assim, creio que Calisto deverá representar a ursa. E o que reforça minha idéia são suas ombreiras que sempre me remetem a patas de mamífero e pelo tamanho, um bem grande.

Quanto a La scomone a muito tem vi um fanart de A Bottle creio, que retratava sua armadura como uma serpente, a Píton, fico muito perfeito, eu amei, sempre achava que os adornos na perna dela eram penas, mas depois que vi o fanart percebi que eram escamas.

Quanto aos anjos, creio que Kurumada irá mudar sim suas Glórias. Creio que apenas em alguns detalhes e aspectos apenas para se aproximar mais das vestimentas das satélites.

Ou mudará tudo igual fez com Ártemis...

Link para o post
Visitante Ricardo.

Eu tenho uma outra interpretação pras orelhas das satélites: elas na verdade são orelhas de coelho. Por que coelho? Vou copiar um post que fiz na comunidade do Flégias no orkut:

Ao contrário do que mentes mais pervertidas podem pensar, Kurumada não as fez assim pra que lembrassem as coelhinhas da Playboy. Trata-se de uma lenda existente em muitas culturas, mas principalmente no Leste asiático, e claro, no Japão.

O tsuki no usagi (月の兎 - coelho da lua) é uma lenda baseada na pareidoilia, a nossa tendência a ver formas conhecidas onde elas não existem, como carneiros nas nuvens, a Virgem Maria numa mancha na janela, um rosto numa montanha de Marte ou um coelho no relevo da Lua:

Na tradição japonesa, o coelho está amassando os ingredientes pra fazer um bolo de arroz.

Na chinesa, ele amassa ingrediente pra fazer ervas medicinais para os imortais (não me perguntem porque imortais precisam de ervas medicinais).

Já na tradição budista, esse coelho é aquele mesmo coelho da história do Shiryu, que se joga no fogo pra alimentar o viajante.

Versões dessa mesma história existem nos folclores chinês e japonês, onde os companheiros do coelho mudam (ora um macaco e uma raposa, ora uma raposa e um urso, etc).

Lendas semelhantes também são contadas no México e entre os índios americanos

A lenda chinesa foi inclusive mencionada numa conversa entre a Apolo 11 e Houston, antes do pouso na Lua.

Tirei quase tudo daqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Moon_rabbit

Achei sua interpretação das orelhas serem de cães de caça muito boa e válida também. Aliás, as duas interpretações podem até ser válidas ao mesmo tempo, como o nome do Cardinale, que tem duzentas referências.

Link para o post

@Lucas

Calisto ainda não teve uma grande participação, e apesar da eferência de seu nome, ainda é preciso de mais atuação para formular alguma teoria concreta, mas vou analisar ela sim!

@Ricardo

Não sabia disso. Bem interessante, e como você disse,é que nem o caso do Cardinale! Aliás, essa é a grande graça de CDZ. Nunca é só uma mitologia ou só uma referência, sempre tem muito mais coisa por trás.

Link para o post

Não sei se vocês notaram, mas nas satélites, semelhante aos cavaleiros de Athena, as satélites de posições mais altas possuem armaduras que combrar uma parte maior do corpo que as de nível inferior. Isso é interessante e se pudermos fazer essa analogia aos anjos, quem sabe Touma, Odisseu e Teseu ainda estão em uma classe inferior, baseado em suas armaduras, entre os anjos e talvez existam anjos superiores a eles.

Vamos ver se o Kurumada vai mudar suas armaduras no ND.

Link para o post

@Escorpião

Quando eu me refiro aos "anjos de Artemís", eu estou falando sobre aqueles que estão seguindo as ordens de Artemís, ou seja, Tohma, Theseus e Odysseus. Provavelmente esse número vai virar 5 com o ND, mas ainda assim vão ser os anjos que estão obedecendo a Artemís! :D

@Chemist

Eu tbm percebi isso! Tanto que as satélites brancas tem armaduras com uma cobertura equivalente as primeiras armaduras de bronze, enquanto as satélites negras possuem armaduras bem mais fechadas.

Link para o post

Nossa, da onde tirou isso?Se for assim, Atena poderia mandar neles também não? Afinal é uma Olimpiana.Creio que cada Deus tenha um grupinho reservado de anjos, tipo anjos lunares, solares, justiceiros (Atena [/)]

Agora, eu é que pergunto, Lucas: de onde é que voce tirou isso? (anjos lunares, solares, justiceiros...)

Sobre Atena, não sei se voce se lembra, mas os deuses do Olimpo a renegaram. Lá ela não manda mais em nada. Oímpica ela é (e nunca vai deixar de ser), mas não manda mais lá.

E os Anjos, como a propria denominação deles diz, são "Guerreiros do Céu (Tenkai/Olimpo/Uaréva)", e não "Guerreiros de Ártemis".

@Albafica

Valeu pela explicação. É bom mesmo deixar claro para evitar confusões.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...