Ir para conteúdo

[Documentário] TCC - A Força do Pégaso no Brasil (19 anos de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil)

Posts Recomendados

Spider Phoenix - Isso não muda o fato que era sempre o Goku, no CDZ até um personagem que pouco aparece como o Fénix, consegue ter o seu destaque e admiração, no DBZ é sempre Goku, seja com o Kamehameha, seja com a Genki Dama, o foco era quase que exclusivamente nele, era o Saiyajin que estava sempre á um passo a frente, em estratégias, avanço do nível do SSJ, em fim, outros animes conseguiram fazer mais o estilo "equipe ou team" , acabou que o que fizeram com o Goku encaixou bem com o contexto e rumo do anime, é igual o Superman, o típico invencível sacas ;S

Eu concordo no sentido de que nenhum outro anime chegou perto do que o CDZ fez, a verdade também é que é mais fácil vender coisas relacionadas ao CDZ, vários personagens com seus traumas pessoais, dezenas de armaduras bem elaboradas, é mais fácil do que vender um boneco do Yusuke por exemplo, cavaleiros veio mesmo na hora certa, no local certo, pras pessoas certas XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 146
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

A questão é: não existe anime melhor ou pior. Existe anime que te marca e não te marca. Tipo, Sailor Moon pode ser uma merda e uma porcaria, mas tem os ingredientes suficientes para marcar uma geração

Não tenho muito o que comentar, mas é MUITO bom. MUITAS informações da época da manchete. Como CDZ chegou até o Brasil, licenciamento da época, a FEBRE que foram os brinquedos e outros produtos dentre

Pra mim, dizer que Saint Seiya ou qualquer outro anime é o melhor anime do mundo é coisa de fã mesmo. Sem querer ofender nem nada, só dizendo mesmo. Todos os animes tem seus pontos ruins e seus ponto

Esse tópico tá me dando uma nostalgia danada....

tava lembrando aqui da lenga lenga da manchete quando chegava na casa de leão, eles sempre reprisavam a série quando chegava em leão, e lembro que na primeira vez que foram passar os episódios inéditos (com a conclusão da luta Seiya X Aiolia) foi uma ansiedade total!! Eles passaram alguns dias anunciando os episódios inéditos, e lembro que foi um frenesi danado, acho que esse momento foi o auge da febre CDZ.... ah que saudades dessa época mágica! *-*

Editado por Mr. Howndey Shooter
  • Like 1
Link para o post

Sim, o capítulo em que de fato eles exibiram o que acontecia depois do brilho amarelo na casa de leão foi o ápice do sucesso de CDZ, parecia final de novela da Globo, todo mundo ficou em casa pra ver o capítulo e chegou atrasado na escola só pra ver tudo

Ainda mais porque era a terceira vez em que prometiam que ia começar os episódios inéditos, e enfim foi verdade, abril de 95, nunca me esquecerei ahauhauahaua,

Link para o post

O horário de exibição era bom,porém usaram uma estratégia MUITO ERRADA com o uso da Kelly Key (!)

Putz, até hoje lembro (e tiro sarro) de um dos programas dela onde ela aparecia grávida, vestida de princesa e chamando os cavaleiros de "cavs".

Spider Phoenix - Isso não muda o fato que era sempre o Goku, no CDZ até um personagem que pouco aparece como o Fénix, consegue ter o seu destaque e admiração, no DBZ é sempre Goku, seja com o Kamehameha, seja com a Genki Dama, o foco era quase que exclusivamente nele, era o Saiyajin que estava sempre á um passo a frente, em estratégias, avanço do nível do SSJ, em fim, outros animes conseguiram fazer mais o estilo "equipe ou team" , acabou que o que fizeram com o Goku encaixou bem com o contexto e rumo do anime, é igual o Superman, o típico invencível sacas ;S

Mas em nenhum momento eu questionei o protagonismo do Goku. Eu só disse que a informação de "era pro Gohan acabar com o Buu" não proceder conforme o link que eu postei e que usa como base fontes oficiais.

Sobre o Superman ser "invencível" essa é apenas a mentalidade que uma parte do público tem dele IMHO. Muitas histórias exploraram as OUTRAS vulnerabilidades do personagem (e não, não é a kriptonita) até como forma de desmistificar essa imagem de "invencível".

Link para o post

Sim, o capítulo em que de fato eles exibiram o que acontecia depois do brilho amarelo na casa de leão foi o ápice do sucesso de CDZ, parecia final de novela da Globo, todo mundo ficou em casa pra ver o capítulo e chegou atrasado na escola só pra ver tudo

Mas LF, nesse dia não teve aula.. era feriado.

Link para o post

Mas em nenhum momento eu questionei o protagonismo do Goku. Eu só disse que a informação de "era pro Gohan acabar com o Buu" não proceder conforme o link que eu postei e que usa como base fontes oficiais.

Sobre o Superman ser "invencível" essa é apenas a mentalidade que uma parte do público tem dele IMHO. Muitas histórias exploraram as OUTRAS vulnerabilidades do personagem (e não, não é a kriptonita) até como forma de desmistificar essa imagem de "invencível".

Mas a informação do "era pro Gohan acabar com o Buu" também não era o assunto principal do meu post, era apenas um adendo, eu deveria ter aberto e posto isso entre parênteses, falha minha ;S

O assunto principal era o protagonismo do Kakaroto em detrimento dos outros, mas valeu pelo link.

Sim, existem outras fraquezas do Superman, 3 na verdade, Sol vermelho, Kryptonita e magia, tirando isso ele é invulnerável, o que acontece é que o Goku, Superman, até mesmo o Neo do filme Matrix, são uma espécie de salvadores em seus respectivos mundos/universos, logo eles nunca morrem de fato, e mesmo que morram, sempre arranjam um jeito de voltar, tá forcei a barra XD

Link para o post

Mas LF, nesse dia não teve aula.. era feriado.

Sim, tem razão, o primeiro episódio foi exibido no dia primeiro de maio se não me engano... que era feriado, o lance foi justamente no dia seguinte, quando todo mundo queria comentar com todo mundo na escola e chegava atrasado por conta do horário.

Link para o post

O foda dessas "levas" da Manchete é que não tinham sentido nenhum.A primeira teve uns 50 episódios,a outra concluiu 12 casas e para no MEIO de Asgard (com Shun quase morrendo pro Mime) nem durando uns 25 episódios,a terceira daí até Poseidon quase a mesma coisa.

Se fossem espertos separavam pelos arcos mesmo:

-1ª parte da saga do santuário,do início até o 41 (querem maior gancho que Saori sendo atingida pela flecha?),

-2ª a batalha das doze casas inteira.

-3ª Asgard e Poseidon de uma vez (o que é justo,,Asgard é só filler de Poseidon)

Sem contar que o gap das reprises da 1º fase da Manchete foi muito maior que a das outras:

-1ª leva: estréia em 1° Setembro de 1994

-2ª leva: 1º de Maio de 1995

-3ª leva: 28 de Agosto

Aliás alguém lembra quando lançaram o filme da Éris e batalha dos deuses em VHS aqui?Me lembro que saíram no 1° semestre de 95,mas foi antes da 2ª leva estrear ou depois?O do Abel saiu no cinema em Julho,e o Lúcifer no final do ano em vhs na mesma época que o do Abel foi pras locadoras.

Editado por Ares Saga
Link para o post

Esse tópico tá me dando uma nostalgia danada....

tava lembrando aqui da lenga lenga da manchete quando chegava na casa de leão, eles sempre reprisavam a série quando chegava em leão, e lembro que na primeira vez que foram passar os episódios inéditos (com a conclusão da luta Seiya X Aiolia) foi uma ansiedade total!! Eles passaram alguns dias anunciando os episódios inéditos, e lembro que foi um frenesi danado, acho que esse momento foi o auge da febre CDZ.... ah que saudades dessa época mágica! *-*

Ah com certeza me lembro disso!! Aquele baque quando a coisa tinha ficado séria (e naquela época, nada de spoilers então foi aquela loucura kkkkkkk) e depois, a ansiedade quando os inéditos voltaram! Que época realmente....

Link para o post

O foda dessas "levas" da Manchete é que não tinham sentido nenhum.A primeira teve uns 60 episódios,a outra concluiu 12 casas e para no MEIO de Asgard (com Shun quase morrendo pro Mime) nem durando uns 25 episódios,a terceira daí até Poseidon quase a mesma coisa.

Se fossem espertos separavam pelos arcos mesmo:

-1ª parte da saga do santuário,do início até o 41 (querem maior gancho que Saori sendo atingida pela flecha?),

-2ª a batalha das doze casas inteira.

-3ª Asgard e Poseidon de uma vez (o que é justo,,Asgard é só filler de Poseidon)

Eles não tiveram escolha. Os lotes de episódios eram oferecidos assim. Inclusive o primeiro lote de 52 episódios ela recebeu gratuitamente, em troca de deixar a Santoy anunciar os bonequinhos de graça durante a programação.

Mas era tradição da TOEI no Ocidente vender as séries em lotes suficientes para a exibição semanal durante um ano inteiro, ou seja 51 a 52 episódios.

Por isso a primeira leva do clássico termina no episódio 52. Já a segunda leva era vendida do 53 até o fim da série, mesmo compreendendo mais de 52 episódios. Porém a Manchete gostou tanto dos resultados da interrupção no meio da saga das 12 casas que resolveu repetir a dose em Asgard interrompendo justamente no meio da saga.

E honestamente, vendo hoje já adulto, vejo que essa é a estratégia mais foda de todas. Porque quem é fã e está curtindo uma saga vai ficar ansioso e aguardar para ver o resto, fazendo com que a produção tenha mais vida útil. Diferente do que ocorre numa exibição de temporadas completas, onde existe sempre uma queda de público e de sucesso de uma Saga para outra quando a primeira é um grande sucesso..

Do ponto de vista roteirístico, quebrar em blocos assim sem critério não é bom, mas do ponto de vista estratégico visando manter o público ligado, o hype altissimo e o produto mais longo, é uma puta duma estratégia foda.

Tanto é que o sentimento em ver o episódio 53 e depois o episódio 85 foi praticamente aquele sentimento que você só tem em episódio final. A Manchete conseguiu esse efeito de episódio final em 7 ocasiões até o último episódio ser de fato exibido, fora manter as crianças apreensivas pelo dia seguinte, com o receio de que o episódio do dia anterior tivesse sido o último da leva, uma vez que a Manchete nunca avisou que iria começar a repetir.

Essa maneira de exibir CDZ também contribuiu muito para o seu sucesso aqui no Brasil. É um método louco e ousado, que hoje em dia seria xingado e criticado loucamente no facebook e poderia ter efeitos negativos, mas naquela época, onde o público não tinha voz e tinha que se curvar as estratégias da programação da emissora sem questionar, era a estratégia dos deuses.

Ah com certeza me lembro disso!! Aquele baque quando a coisa tinha ficado séria (e naquela época, nada de spoilers então foi aquela loucura kkkkkkk) e depois, a ansiedade quando os inéditos voltaram! Que época realmente....

Esse foi o outro grande motivo do mega sucesso de CDZ aqui. Uma série como CDZ, com enredo no melhor estilo de novela, com capítulos intercalados e uma história linear, sem spoilers além das informações loucas que a Herói nos oferecia,.. Tipo, foi exibida no momento perfeito, onde a necessidade por spoilers começavam a surgir, mas ainda não havia um mercado de mídia especializado nisso. Os fãs naturalmente procuravam mais informações e quem as encontrava especialmente na Liberdade virava quase um semi Deus na escola. Essa busca incessante por informações e os debates que cada pequenissima informação e boato que apareciam geravam foram o que fizeram de CDZ a mania entre a criançada que o anime foi.

Fazer o público estar sempre falando do seu produto e fazer com que o público pense e viva em função do que acontece nele em tempo integral é a fórmula incontestavel do sucesso, pois você deixa o público envolvido cada vez mais quanto mais se preocupa em falar de seu produto. Se você consegue isso, você tem um fenômeno nas mãos. O resto você deixa por conta do setor de marketing.

Talvez se tivesse sido exibida depois com o Brasil mais aberto e globalizado, não tivesse tido o frenesi ao seu redor que teve por parte da criançada.

Editado por LF Rocks!!!
Link para o post

A Manchete já usava essa "estratégia" há tempos com os seriados japas,e continuou fazendo o mesmo após CDZ sair do ar.

Lembro até hoje em 1998 a cara de pau da emissora no meio da luta Yusuke vs Sensui em YYH,eis que tiram da cachola um texto na tela dizendo que "atendendo a pedidos dos telespectadores" vamos repetir essa leva de episódios!

E LF o problema das reprises,é que se durarem muito o público se dispersa também,vide o caso mais ou menos atual de Naruto-que até hoje Shipuden não foi exbido aqui.Bem,e soma-se ao combo Cartoon "tô nem aí pra anime" e SBT "muda programação a toda hora" e algo que poderia ser febre,é apenas sucesso mediano.

Editado por Ares Saga
Link para o post

E honestamente, vendo hoje já adulto, vejo que essa é a estratégia mais foda de todas. Porque quem é fã e está curtindo uma saga vai ficar ansioso e aguardar para ver o resto, fazendo com que a produção tenha mais vida útil. Diferente do que ocorre numa exibição de temporadas completas, onde existe sempre uma queda de público e de sucesso de uma Saga para outra quando a primeira é um grande sucesso..

Do ponto de vista roteirístico, quebrar em blocos assim sem critério não é bom, mas do ponto de vista estratégico visando manter o público ligado, o hype altissimo e o produto mais longo, é uma puta duma estratégia foda.

Tanto é que o sentimento em ver o episódio 53 e depois o episódio 85 foi praticamente aquele sentimento que você só tem em episódio final. A Manchete conseguiu esse efeito de episódio final em 7 ocasiões até o último episódio ser de fato exibido, fora manter as crianças apreensivas pelo dia seguinte, com o receio de que o episódio do dia anterior tivesse sido o último da leva, uma vez que a Manchete nunca avisou que iria começar a repetir.

Pois é. A estratégia até que deu MUITO certo!

Link para o post

A Manchete já usava essa "estratégia" há tempos com os seriados japas,e continuou fazendo o mesmo após CDZ sair do ar.

Lembro até hoje em 1998 a cara de pau da emissora no meio da luta Yusuke vs Sensui em YYH,eis que tiram da cachola um texto na tela dizendo que "atendendo a pedidos dos telespectadores" vamos repetir essa leva de episódios!

Sim, porque a estratégia deu certo demais. Também a usaram em várias outras produções. E se eu fosse diretor de programação de uma emissora hoje, eu usaria essa estratégia sem dó. Não sei como a maioria das grandes emissoras não se deram conta dos benefícios disso e de como isso alarga a vida útil de um produto no ar.

O foda é que fazer isso com séries curtas com menos de 50 episódios não sei se produz o mesmo resultado, porque mesmo que você quebre no meio e comece a repetir, a repetição ocorre rapido demais, em menos de um mês você já chega naquele episódio onde você cortou, e não tem a oportunidade de gerar o hype necessário pra ter um reinicio triunfal.

Mas séries como CDZ com mais de 100 episódios eu faria isso sem dó nem piedade haha.

Boa parte de todo aquele frenesi em torno do que a Manchete exibia de produções japas se você analisar se deve também a essa estratégia descarada, mas tenho que admitir, foda.

Link para o post

O Silvio Santos vive fazendo uma estrategia similar: tira chaves ou chapolin da programação se avisar, ou deixam de transmitir alguns episodios, isso tudo sem avisar. Dai, quando volta a exibir, a audiencia, que pedia o retorno, explode.

Chapolin ficou anos fora da grade.

Link para o post

O Silvio Santos vive fazendo uma estrategia similar: tira chaves ou chapolin da programação se avisar, ou deixam de transmitir alguns episodios, isso tudo sem avisar. Dai, quando volta a exibir, a audiencia, que pedia o retorno, explode.

Chapolin ficou anos fora da grade.

Esse caso é um pouco diferente, porque a Manchete nunca privava o espectador de sua série favorita. Apenas o fazia aguardar cada vez mais ansiosamente por episódios novos, porém sem deixar de exibi-la e praticamente obrigando a criançada a seguir cada exibição na expectativa de que agora sim ia começar a leva nova.

O que o SBT faz é exibir uma série a exaustão, e quando começa a cair a audiência, eles tiram do ar antes de esgotar o potencial, obrigando o público a se mobilizar por ela pedindo para que ela volte, e aí reestréia a série, que na realidade nunca teve intenção de cancelar. O SBT aposta na nostalgia do público, faz isso não só com Chaves e Chapolim, mas também com programas e até novelas (alguém me diga em que reprise a Maria do Brejo já está, porque eu nunca vi uma porra ser tão reprisada igual aquilo kkkk).

Já a Manchete apostava no medo do público de não ter seu programa exibido até o fim, um medo que eles alimentavam desde os anos 80, sempre escondendo os episódios finais de seus seriados para que o público sempre assistisse tudo de novo acreditando que agora sim exibiriam o episódio final. Em CDZ eles evoluiram essa estratégia fazendo isso bem antes do episódio final, quebrando a série no meio e gerando o medo de que jamais fossem exibir o resto. E quando enfim percebem que a paciência do público vai se esgotar, aí soltam comerciais avisando que agora sim vem episódios inéditos, fazendo a hype pela série subir a niveis mais intensos do que já estavam antes da interrupção brusca.

Mas eles só perceberam que isso também dava certo por conta da forma da TOEI de vender em blocos anuais. Se não fosse isso, talvez até a falência teriam utilizado a estratégia do "não exibir o episódio final pra ter material inédito a ser exibido um dia"

Link para o post

Para reacender a chama do que vivemos quando o episódio 53 foi finalmente exibido pela Manchete, aqui vai o capítulo 53 com a dublagem clássica da Gota Mágica, com direito a "Aiolia, que havia se convertido em Diabo" AHAUAHUAHAUAHAUA e o lendário "O SEU FIM É DE OURO E PRAAAATAAA" AHAUAHUAHAUAHAUAHAUHAUAHAUAHA

http://www.youtube.com/watch?v=B8_UxmkA9zE&feature=share&list=UUO_zzn7n3SdAdhKOn_mXPsQ

• Like 2
Link para o post

Para reacender a chama do que vivemos quando o episódio 53 foi finalmente exibido pela Manchete, aqui vai o capítulo 53 com a dublagem clássica da Gota Mágica, com direito a "Aiolia, que havia se convertido em Diabo" AHAUAHUAHAUAHAUA e o lendário "O SEU FIM É DE OURO E PRAAAATAAA" AHAUAHUAHAUAHAUAHAUHAUAHAUAHA

http://www.youtube.com/watch?v=B8_UxmkA9zE&feature=share&list=UUO_zzn7n3SdAdhKOn_mXPsQ

Tinha esquecido disso huausuhauahusauu MORTO!

"Aiolia, que havia se convertido em Diabo"

Só eu que acho altamente bizarro Cassius ter vencido Shiryu e Shun tão facilmente logo após eles despertarem o Sétimo Sentido? haha'

ODEIO essa parte.

Editado por .Mark
Link para o post

Mesmo na época de CDZ ela continuou essa estratégia com os tokus,só passou o episódio final de RX em alguns locais (até hoje não vi).E as distribuidoras e a Manchete batiam cabeça toda hora,teve série que nunca trouxeram o último episódio,temporada pulada (Yamato fase Iscandar,mas a Manchete trouxe a versão japa da série III),episódios embaralhados,duas séries jogadas como uma (Lion man).

Queria ter vivido a fase inicial da Manchete no início dos anos 80,dizem que até exibiu filmes de anime como Macross,Capitão Harlock........divididos como se fossem miniséries.Essas dublagens são mais raras que DB da GM he he he

Editado por Ares Saga
Link para o post

Acabei de ver o episódio e gente... Que nostalgia do CARALHO!

Sério, desculpe a expressão, mas que sensação... Não sei nem descrever o que eu sinto. Não vivenciei a época da Manchete, assisti Saint Seiya na Band, mas já tive os dvd´s com a dublagem da Gota Mágica e vendo esse episódio... Sem palavras.

Muito bom mesmo! Deu vontade até de rever o Clássico novamente. haha' nostalgia demais. As Trilhas são na medida certa, Seiji é mito.

Senti uma emoção única quando tocou aquela trilha e vendo toda a sequência do Cassius segurando Aiolia, elevando o seu Cosmo... Muito, muito bom!

E relembrei de uma coisa ... Shaina falando para o Cassius: "Seja homem". E 25 anos depois, ela fala para o Kouga: "Cale a boca, seja homem e aguente firme". Foi inevitável não lembrar disso quando revi a cena com o Gigante Cassius haha' Muito bom, bom demais!

Muito bom, bom demais da conta. Vou até rever o Clássico depois disso... Reacenderam a chama do meu Cosmo! :kosumo:

Link para o post

Acabei de ver o episódio e gente... Que nostalgia do CARALHO!

Sério, desculpe a expressão, mas que sensação... Não sei nem descrever o que eu sinto. Não vivenciei a época da Manchete, assisti Saint Seiya na Band, mas já tive os dvd´s com a dublagem da Gota Mágica e vendo esse episódio... Sem palavras.

Muito bom mesmo! Deu vontade até de rever o Clássico novamente. haha' nostalgia demais. As Trilhas são na medida certa, Seiji é mito.

Senti uma emoção única quando tocou aquela trilha e vendo toda a sequência do Cassius segurando Aiolia, elevando o seu Cosmo... Muito, muito bom!

E relembrei de uma coisa ... Shaina falando para o Cassius: "Seja homem". E 25 anos depois, ela fala para o Kouga: "Cale a boca, seja homem e aguente firme". Foi inevitável não lembrar disso quando revi a cena com o Gigante Cassius haha' Muito bom, bom demais!

Muito bom, bom demais da conta. Vou até rever o Clássico depois disso... Reacenderam a chama do meu Cosmo! :kosumo:

Own. Que fofo, Gu.

Você não é fã da época da manchete, mas tem a paixão de um.

pegret.gif

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...