Ir para conteúdo

Posts Recomendados

"Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente."

Assim se define os sentidos. Eles fazem parte do sistema sensorial do organismo para com o meio que o circunda. Essa definição sempre foi muito clara em minha mente e por isso eu tive dificuldades para entender o que e como deveria ser interpretado o "sétimo sentido" de saint seiya.

No universo de SS, de forma resumida e simplificada, o sétimo sentido é o controle absoluto do cosmo. Mas como um sentido tem a ver com o aumento da força, velocidade, e outros aspectos? Como já citei anteriormente, a definição do que é um sentido sempre foi muito clara para mim desde que me foi apresentada, logo eu tentei encaixar o conceito do sétimo sentido como outro mecanismo de percepção, no caso, a percepção do cosmo.

Dessa forma, em meu entendimento, ao atingir o sétimo sentido, o cavaleiro passaria a "enxergar" ( não exatamente enxergar, já que não estamos falando da visão, mas sim "perceber") o cosmo em sua plenitude ( a percepção máxima do cosmo). Isso permitiria que o cosmo fosse trabalhado e manipulado totalmente, afinal de contas, estaria extremamente aguda e íntima a forma com a qual o cavaleiro estaria interagindo com a energia cósmica.

Paralelamente, o sétimo sentido permitiria que o cavaleiro se situasse no espaço e no ambiente por meio dele, ao perceber o comportamento do cosmo frente aos demais corpos do cenário ( seria como um sonar onde se "enxerga" com a audição, só que usando o cosmo ao invés do som). Isso permite que o cavaleiro sinta outros cavaleiros e, principalmente, "enxergue" os golpes na velocidade da luz. Não que o kurumada tenha pensado nisso mas, entendendo o sétimo sentido dessa forma, a coisa passa a fazer sentido (estava fugindo de usar essa palavra em outro...sentido, rs). Afinal de contas, se um golpe possuí a velocidade da luz, você jamais poderia enxerga-lo uma vez que ele lhe alcançaria ao mesmo tempo em que a luz emitida por ele lhe alcançaria. Você só enxergaria o golpe quando fosse acertado por ele. A visão, no caso, limita a detecção de golpes na velocidade da luz por este motivo. Porém, o sétimo sentido não se baseia na detecção de luz, e o cosmo preenche todos os espaços vazios entre os corpos, o que permite que o cavaleiro perceba o golpe mesmo sem poder "vê-lo" através dos olhos.

Então temos que o sétimo sentido é a profunda consciência do cosmo e deu seu funcionamento. E, uma vez que seja um sentido, ele se intensifica com a perda dos outros, permitindo que esse grau de percepção da essência do cosmo se torne cada vez maior, permitindo ainda maior controle sobre ele.

No caso, eu criei esse tópico justamente para elucidar como os fictícios usados em SS funcionam. Me inspirei no tópico sobre como Shaka usa a privação de sua visão para se tornar mais forte.

Edit : erros de português e de concordância devido ao sono, rs.

Editado por Espectro
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim seu entendimento do que e o sétimo sentido estar perfeito ; inclusive em relação a " enxergar" os golpes e movimentos na velocidade da luz.

Como VC bem disse ; os sentidos comuns são a forma com que reconhecemos e interagimos com o mundo ; como já foi nos dito antes o Sétimo sentido e a essência do cosmo ; seu ponto critico e de maior plenitude...; para facilitar pego a explicação de Marin sobre o que seria o cosmo para Seita.

Ela disse que o universo originou se do Big-Bang...dessa explosão deu-se as estrelas ; planetas e todos os demais seres vivos que carregaram consigo a energia proveniente que se espalhara por todo universo...em outra palavras o cosmo.

O sétimo sentido e a percepção máxima do cavaleiro com o universo ; não somente do seu "mundo" como acontece com os sentidos naturais. Desta maneira ao alcançar a essência de seu cosmo o cavaleiro pode realizar os "milagres" que vemos durante a serie podendo manipular por meio de seu cosmo as mais diversas formas de energia ; e como diz se que o universo e infinito....; o cosmo acaba por não ter limites ficando a cargo do cavaleiro e sua habilidade para utiliza-lo.

PS : Se não me engano o ponto maximo e a ultima escala de percepção do cosmo seria o Big Will...dos Deuses ; mas isso nem chegou a ser abordado na serie ; então e uma outra estoria .....rs

Link para o post

Acho q entendo o setimo sentido assim tambem, embora em termos de percepção parece complicado diferencia-lo do sexto sentido. De qualquer forma baseado na retirada dos sentidos eu o entendo como a percepção do mundo através do cosmo em um estado pleno assim como o uso e manipulação plenos do cosmo (ja que em estado parcial td cavaleiro pode faze-lo).

Ha de se destacar que o conceito oitavo sentido parece se distanciar da ideia de sentido como percepção associando-o com uma condição.

PS: A união do Ilias com a natureza seria um novo sentido ou faria parte do setimo? Os Deuses são conhecidos pela imortalidade e pelo controle da Natureza sera q o Big Will tem a ver com isso? Considerando o tom budista de CDZ acho q o Big Will poderia ser tambem o desligamento do ciclo das encarnações.

Link para o post

Vamos la ....tenho uma teoria e vou tentar ser sucinto rs

Sexto sentido e a intuição ; percepção de outros mundos ; dimensões e entidades ; mas não necessariamente ele possibilita uma conexão.

O sétimo e a percepção máxima com o universo e subsequentemente uma ligação com o mesmo em sua plenitude.

O oitavo eu vejo como um sentido intermediário para o que seria o Big- Will ; já que ele possibilita ao cavaleiro ter o controle sobre sua alma ; não ficando a mercer das leis dos mundo dos mortos. E desta maneira ; o cavaleiro estaria mais perto do Big-Will...; já que a imortalidade dos deuses consiste na imortalidade de suas almas por assim dizer. Agora como se dara a transição entre o oitavo e o nono vamos esperar o Kururu nos dizer rs

Já Ilias....; eu vejo como um estado intermediário entre o sétimo e oitavo...vou explicar RS

No final o espirito de Regulus se ligou com a natureza ; entendo que assim ele esta livre das leis do Meikai( oitavo sentido ) ; mas o cosmo ofensivo utilizado para acabar com Radamanthis acho que se encaixa no sétimo sentido de Regulus extrapolando as leis da física rs Brincadeira.......mas acho que e mais ou menos isso.

Link para o post

Vamos la ....tenho uma teoria e vou tentar ser sucinto rs

Sexto sentido e a intuição ; percepção de outros mundos ; dimensões e entidades ; mas não necessariamente ele possibilita uma conexão.

O sétimo e a percepção máxima com o universo e subsequentemente uma ligação com o mesmo em sua plenitude.

O oitavo eu vejo como um sentido intermediário para o que seria o Big- Will ; já que ele possibilita ao cavaleiro ter o controle sobre sua alma ; não ficando a mercer das leis dos mundo dos mortos. E desta maneira ; o cavaleiro estaria mais perto do Big-Will...; já que a imortalidade dos deuses consiste na imortalidade de suas almas por assim dizer. Agora como se dara a transição entre o oitavo e o nono vamos esperar o Kururu nos dizer rs

Já Ilias....; eu vejo como um estado intermediário entre o sétimo e oitavo...vou explicar RS

No final o espirito de Regulus se ligou com a natureza ; entendo que assim ele esta livre das leis do Meikai( oitavo sentido ) ; mas o cosmo ofensivo utilizado para acabar com Radamanthis acho que se encaixa no sétimo sentido de Regulus extrapolando as leis da física rs Brincadeira.......mas acho que e mais ou menos isso.

Concordo com alguns pontos da sua teoria , mas tenho algumas colocações:

Li em algum lugar que o sexto sentido seria a fonte dos poderes paranormais (como o caso do Mu que é um humano mas com o sexto sentido "trabalhado") o que demonstra que ele não é apenas percepção, por outro lado, parece q o Tembu Horim ao tirar o sexto sentido deixa o oponente sem mente, ou seja o sexto sentido seria a mente então?

Não sei se fica bem o setimo sentido como uma ligação completa com o cosmo, pq isso parece tirar a graça dos deuses :P contudo no Episodio G Oceanus da a entender q tanto humanos quanto deuses manipulam o universo mas q este prioriza a ordem divina. Da mesma forma a fusão do Ilias poderia ser a plenitude do controle do universo ao menos em um nivel humano.

Acredito que o Big Will seja entao o desligamento da realidade e da materia no sentido de o ser q o atinge nao estar suscetivel a reencarnação nem preso as leis da vida, ja que os deuses podem encarnar quando querem e so podem ser vencidos se selados (desconsiderando-se os acontecimentos a Saga do Elyseos).

De qualquer forma as leis de CDZ são muito complicadas e depois q o deus da morte foi morto eu nao entendo mais nada.

Link para o post

Bem acho que entramos em um senso comum...rs

Sexto sentido e a mente sim...; e com ela faz tudo aquilo que descrevi acima ; e o pensamento ; a intuição e percepção do individuo de outros mundo...; por intermédio de sua mente.

Quanto ao resto acho vemos tudo muito parecido ; e CDZ e legal por isso ; dar margens a interpretações.

Link para o post

Bom tópico, Espectro!

Dessa forma, em meu entendimento, ao atingir o sétimo sentido, o cavaleiro passaria a "enxergar" ( não exatamente enxergar, já que não estamos falando da visão, mas sim "perceber") o cosmo em sua plenitude ( a percepção máxima do cosmo). Isso permitiria que o cosmo fosse trabalhado e manipulado totalmente, afinal de contas, estaria extremamente aguda e íntima a forma com a qual o cavaleiro estaria interagindo com a energia cósmica.

Eu diria que o sétimo sentido é a capacidade do Cavaleiro sentir a extensão do seu potencial que existe dentro de si. A capacidade de sentir toda a energia que está armazenada dentro do seu ser.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...