Ir para conteúdo

Notícias Gerais

Posts Recomendados

10 minutos atrás, Fáh disse:

Mas, ele falou a verdade, vi o  vídeo do KatsuX de Saintia Shou nessa semana, e vi uns 3 ou 4 falando que começaram a ler o Clássico DEPOIS de lerem Saint Shou. Eles leram o Santia Shou primeiro e depois partiram apra a obra original. Olha, que a meu ver, Saintia Shou é para os fãs antigos já que é em paralelo com o Clássico. Por isso, que falo que Dark Wing não é para aqueles que já são fãs, é para os nascidos após ano 2000 que não conhecem o Clássico. 

DW está tendo fãs que não conheciam o Clássico?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 9,8k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

SAINT SEIYA VIVE !!!   Fonte: Kurumadapro    

Card da Loja Gamers que virá de brinde na compra da edição física da revista Champion RED n° 10/2023: https://santosdebronze.blogspot.com/2023/07/Previa-Champion-RED-10-2023.html   A ilustra

Posted Images

Se o próprio Kurumada, autor original da obra vê os spin-offs como uma forma de atingir mercados que o clássico não atingiu, quem sou eu pra querer ditar o contrário? O próprio Lost Canvas tem o seu fandom próprio, muita gente que leu o mangá da Shiori, o conheceu antes do clássico e preferiu o LC ainda, depois de conhecer o clássico, normal.

O Pierre Giner em julho falou sobre isso, o Kurumada tinha um plano, fazer Saint Seiya adentrar esses mercados e o lucro seria destinado a aumentar  a estrutura da Kurumada Pro, pra quando a filha dele assumisse o negócio ( o outro filho do Kurumada não se interessa pelo negócio de mangás) tenha um bom aporte financeiro.

Por exemplo, ele até cita que Saintia Shô já tinha o anime planejado desde antes do inicio do mangá, porque já era um produto pensado, e o que teria dado a possibilidade do anime foram as vendas dos primeiros volumes de Shô na China, que foram muito bons.

Já DW é uma incógnita. 

Editado por DeathtollCâncer
  • Like 3
Link para o post
6 horas atrás, Bruno Ogawara disse:

DW está tendo fãs que não conheciam o Clássico?

Sim, por incrível que pareça. Tinha comentários dos primeiros capítulos de gente falando isso, mas quando se atualiza dos capítulos, os comentários são resetados. Da Union, por exemplo, já não tinha os que eu vi. Agora, o pessoal que nasceu após o ano 2000 é meio doente mesmo e gostam de algumas coisas de DW. Esse negocio de WAIFU, LOLI, EMO, não é da minha geração dos 90 não 🤣

É só parar para pensar, os spin offs até agora, praticamente tinha que ler o Classico para ter alguma bagagem. COmo alguns desses spins offs charam publicos novos, era questão de tempo deles fazerem um que não obrigasse a ter noção da obra original. Até Ômega, por aparecer Saori e os Bronzeboys, a pessoa tinha que ter noção. 

Veja, mas não me responsabilizo pela retina de ninguém.

Spoiler

tumblr_3d5a21b539517fd75fb7c1aeb9e906b9_ed0a3760_1280.thumb.jpg.bad320cb33555c69753a49cb2c8583a7.jpg

• Like 2
  • Sad 1
Link para o post
4 horas atrás, DeathtollCâncer disse:

Se o próprio Kurumada, autor original da obra vê os spin-offs como uma forma de atingir mercados que o clássico não atingiu, quem sou eu pra querer ditar o contrário? O próprio Lost Canvas tem o seu fandom próprio, muita gente que leu o mangá da Shiori, o conheceu antes do clássico e preferiu o LC ainda, depois de conhecer o clássico, normal.

O Pierre Giner em julho falou sobre isso, o Kurumada tinha um plano, fazer Saint Seiya adentrar esses mercados e o lucro seria destinado a aumentar  a estrutura da Kurumada Pro, pra quando a filha dele assumisse o negócio ( o outro filho do Kurumada não se interessa pelo negócio de mangás) tenha um bom aporte financeiro.

Por exemplo, ele até cita que Saintia Shô já tinha o anime planejado desde antes do inicio do mangá, porque já era um produto pensado, e o que teria dado a possibilidade do anime foram as vendas dos primeiros volumes de Shô na China, que foram muito bons.

Já DW é uma incógnita. 

''muita gente que leu o mangá da Shiori, o conheceu antes do clássico'' Muita gente é muita coisa. Agora, quanto a questão preferir, são outros 500.

2 horas atrás, Fáh disse:

Sim, por incrível que pareça. Tinha comentários dos primeiros capítulos de gente falando isso, mas quando se atualiza dos capítulos, os comentários são resetados. Da Union, por exemplo, já não tinha os que eu vi. Agora, o pessoal que nasceu após o ano 2000 é meio doente mesmo e gostam de algumas coisas de DW. Esse negocio de WAIFU, LOLI, EMO, não é da minha geração dos 90 não 🤣

É só parar para pensar, os spin offs até agora, praticamente tinha que ler o Classico para ter alguma bagagem. COmo alguns desses spins offs charam publicos novos, era questão de tempo deles fazerem um que não obrigasse a ter noção da obra original. Até Ômega, por aparecer Saori e os Bronzeboys, a pessoa tinha que ter noção. 

Veja, mas não me responsabilizo pela retina de ninguém.

Ocultar conteúdo

tumblr_3d5a21b539517fd75fb7c1aeb9e906b9_ed0a3760_1280.thumb.jpg.bad320cb33555c69753a49cb2c8583a7.jpg

Minha nossa. É o fim do mundo mesmo.

Editado por Bruno Ogawara
Link para o post
11 minutos atrás, Bruno Ogawara disse:

''muita gente que leu o mangá da Shiori, o conheceu antes do clássico'' Muita gente é muita coisa. Agora, quanto a questão preferir, são outros 500.

Não tô falando em preferir, estou avisando que os spin offs serão eternos agora. Demoraram a começar e agora, seguirão para sempre na franquia, pois atualmente, são a porta de entrada para conhecer o clássico (além dos jogos, claro.)

Olha que o Kurumada está atrasado, a moda atual é spin off canônico que começou com Naruto com suas novels canônicas e depois o mangá do Boruto que o autor esperto, deixou com o roteirista de confiança para caso seu mangá flopasse (como flopou, o Samurai 8 ) ele retornasse e assim o fez. Aí Bleach lançou novels canônicas também, Kimetsu também tem novels, Vigilantes é mangá fiscalizado pelo autor de BNHA. Magi tem o mangá spin off Sinbad no Bouken que pode ler até separado, sem necessidade de ler Magi que é roteirizado pela autora. 

Já Kurumada, tem pelo menos novel canônica de Saint Seiya? 

O próximo passo é: Quem ele escolherá para fazer a primeira obra que não diretamente pela mão dele, mas será canônica? 

• Like 1
Link para o post
1 minuto atrás, Fáh disse:

Não tô falando em preferir, estou avisando que os spin offs serão eternos agora. Demoraram a começar e agora, seguirão para sempre na franquia, pois atualmente, são a porta de entrada para conhecer o clássico (além dos jogos, claro.)

Olha que o Kurumada está atrasado, a moda atual é spin off canônico que começou com Naruto com suas novels canônicas e depois o mangá do Boruto que o autor esperto, deixou com o roteirista de confiança para caso seu mangá flopasse (como flopou, o Samurai 8 ) ele retornasse e assim o fez. Aí Bleach lançou novels canônicas também, Kimetsu também tem novels, Vigilantes é mangá fiscalizado pelo autor de BNHA. Magi tem o mangá spin off Sinbad no Bouken que pode ler até separado, sem necessidade de ler Magi que é roteirizado pela autora. 

Já Kurumada, tem pelo menos novel canônica de Saint Seiya? 

O próximo passo é: Quem ele escolherá para fazer a primeira obra que não diretamente pela mão dele, mas será canônica? 

Pra mim o ND é um spin-off canônico. Pena que até mesmo ele também é ruim.

Link para o post

É um processo natural. Conforme as novas gerações vão chegando elas vão buscando obras que conversem com elas. Obras antigas acabam sendo esquecidas mesmo (ou vai dizer que muitos aqui foram buscar o que seus pais e avós assistiam?)

Pra geração atual o anime/mangá clássico assusta. É datado, soa velho pra eles. E é nesse contexto que os spin offs acabam entrando.

Pensando por esse lado, até concordo que o clássico merecia um remake atual mais fiel.

Link para o post
Em 04/12/2021 em 02:07, Vilão disse:

Obras antigas acabam sendo esquecidas mesmo (ou vai dizer que muitos aqui foram buscar o que seus pais e avós assistiam?)

Pra geração atual o anime/mangá clássico assusta. É datado, soa velho pra eles. E é nesse contexto que os spin offs acabam entrando.

Tudo aquilo que é bom, é bom em qualquer época, até o fim dos tempos. Obras artísticas e de entretenimento não possuem um prazo de validade. Então algo ser datado ou velho não é problema ou demérito algum.
 Eu ''já'' assisti até que bastante filmes (por exemplo) dos anos 20, 30, 40, 50 e 60, e gosto de alguns deles.

• Like 2
Link para o post
22 horas atrás, Bruno Ogawara disse:

Tudo aquilo que é bom, é bom em qualquer época, até o fim dos tempos. Produtos artísticos e de entretenimento não possuem um prazo de validade. Então algo ser datado ou velho não é problema ou demérito algum.
 Eu ''já'' assisti até que bastante filmes (por exemplo) dos anos 20, 30, 40, 50 e 60, e gosto de alguns deles.

O que você está dizendo é que as obras tem seu valor independente do tempo, no que eu concordo. Elas não mudam, mas nós mudamos. 

Você não pode de exigir de uma geração B que cresceu com os recursos X que tenha a mesma visão da geração A que viveu com outros. É natural o estranhamento e até a rejeição. Ainda que existam alguns como você que possam se interessar por obras antigas, a grande maioria vai buscar obras do seu tempo. Isso não é demérito de obras antigas ou mesmo das pessoas mais novas, apenas o tempo passando mesmo.

Dia desses fui rever por acaso uma cena do DBZ lá do arco do Cell. Como estranhei! Até eu conseguir ignorar essa estranheza e adentrar na história, levou ali uns cinco minutos. E olha que cresci vendo DBZ. Imagine pras novas gerações que não tem esse apelo nostálgico que temos. 

• Like 2
Link para o post

É uma pena que as novas gerações não consigam ver CDZ clássico com os meus olhos......No fim,ninguém é culpado mas eu ainda acho que essas opiniões de achar algo datado ou ultrapassado fazem esses novos otacos perderem muitas histórias boas do passado.....

• Like 3
Link para o post
5 horas atrás, Airplanes disse:

É uma pena que as novas gerações não consigam ver CDZ clássico com os meus olhos......No fim,ninguém é culpado mas eu ainda acho que essas opiniões de achar algo datado ou ultrapassado fazem esses novos otacos perderem muitas histórias boas do passado.....

Infelizmente existe uma parcela efeito manada que não tem opinião própria e depende do criador de conteúdo favorito dite o que é bom e que usa esses rótulos ridículos como datado, ultrapassado etc... criando um bando de zumbis a la George Romero e tem os medíocres que tem o simples prazer de odiar tudo apenas pra satisfazer o ego.  

• Like 2
Link para o post
4 horas atrás, Gui disse:

Infelizmente existe uma parcela efeito manada que não tem opinião própria e depende do criador de conteúdo favorito dite o que é bom e que usa esses rótulos ridículos como datado, ultrapassado etc... criando um bando de zumbis a la George Romero e tem os medíocres que tem o simples prazer de odiar tudo apenas pra satisfazer o ego.  

Fato é que existe uma definição pra "datado" e o clássico definitivamente é datado.

Independente da nostalgia que muitos aqui possuem pelo anime, é inegável os problemas de roteiro, ritmo e animação.

9 horas atrás, Airplanes disse:

É tudo uma questão de acessibilidade, por exemplo, eu não iria ver o anime antigo de Dragon Quest, mas estou acompanhando o atual. Não iria conhecer Jojo se não fosse o anime.

Pra muitas dessas obras antigas, o melhor modo de apresentá-las é com um produto novo, dificilmente o público main stream iria atrás de um mangá antigo como SS pra ler e o anime também é antigo. Não atoa mangás ganham boost em vendas com suas adaptações em anime, muitos conhecem e acompanham por esse meio.

E sobre o assunto dos spin offs, se continuam criando novas séries da franquia é porque possuem uma fanbase pra esse nicho, pode ser pequeno pois além de serem lançados em revistas menores, spin off de obras já finalizadas nunca alcançam o mesmo sucesso que o original, DBS e Boruto são exemplos, e isso sendo que o segundo foi lançado imediatamente após o fim de Naruto. Se vocês esperam que um desses spin offs fure a bolha do main stream, é uma longa espera, ainda mais sem um anime decente. 

Link para o post
19 horas atrás, Vilão disse:

Dia desses fui rever por acaso uma cena do DBZ lá do arco do Cell. Como estranhei! Até eu conseguir ignorar essa estranheza e adentrar na história, levou ali uns cinco minutos. E olha que cresci vendo DBZ. Imagine pras novas gerações que não tem esse apelo nostálgico que temos. 

Fiquei curioso para saber qual cena foi essa. Gosto muito da saga do Cell. É a minha saga favorita de DBZ.

1 hora atrás, CHÃOTSEIYA disse:

Independente da nostalgia que muitos aqui possuem pelo anime, é inegável os problemas de roteiro, ritmo e animação.

É tudo uma questão de acessibilidade, por exemplo, eu não iria ver o anime antigo de Dragon Quest, mas estou acompanhando o atual. Não iria conhecer Jojo se não fosse o anime.

Pra muitas dessas obras antigas, o melhor modo de apresentá-las é com um produto novo, dificilmente o público main stream iria atrás de um mangá antigo como SS pra ler e o anime também é antigo. Não atoa mangás ganham boost em vendas com suas adaptações em anime, muitos conhecem e acompanham por esse meio.

Problemas de roteiro não têm nada a ver com uma obra ser datada. Problemas de roteiro acontecem em toda e qualquer época que seja.

Sobre Dragon Quest, é mais fácil assistir o remake porque ele está (oficialmente) disponível no Crunchyroll (até mesmo de graça). Enquanto o anime antigo é um pouco mais difícil de se encontrar hoje em dia (creio eu).

Para obras antigas (seja a mídia que for) o melhor modo de apresentá-las é com relançamentos das mesmas, não com remakes (ou com spin-offs).

• Like 1
Link para o post

Sou fã da série pelo anime e hoje (27 anos depois) não consigo assistir sem pular cenas e episódios. Tem momento que é enfadonho e o ritmo brinca com a inteligência do espectador. Esse apego ao anime original é supervalorizado. Ele tem inúmeros defeitos. Muitos deles que estão presentes em Hades e Overture.

• Like 2
Link para o post
8 horas atrás, Gui disse:

Sim kkkkkk A moda hoje é seguir opinião de Youtuber;eu lembro que existiam opiniões mais interessantes e honestamente construídas antes dessa galera começar a produzir conteúdo. 

• Like 3
Link para o post
5 horas atrás, WAN disse:

Sou fã da série pelo anime e hoje (27 anos depois) não consigo assistir sem pular cenas e episódios. Tem momento que é enfadonho e o ritmo brinca com a inteligência do espectador. Esse apego ao anime original é supervalorizado. Ele tem inúmeros defeitos. Muitos deles que estão presentes em Hades e Overture.

Então na verdade ''talvez'' você não seja lá muito fã, sr. inteligentão, intelectual, sofisticado, descolado e superior.

É claro que NADA nesse mundo é perfeito (Saint Seiya Clássico também não escapa disso). Mas mesmo assim o anime Clássico é extremamente maravilhoso e totalmente excelente. Até hoje ele ainda é o melhor anime (pelo menos shonen) que existe (com exceção dos fillers, claro). A estória e os personagens dele só perdem para a versão do mangá Clássico.

5 horas atrás, CHÃOTSEIYA disse:

Vamos todos esperar que o próximo anime da franquia seja Saint Seiya kai, nos mesmos moldes de DBKai. Vai reapresentar a franquia para a nova audiência com grande aceitação. 

Acho mais provável acontecer um remake fiel do que um Saint Seiya Kai. Não por eu preferir um remake fiel, mas sim porque seria muito difícil para a Toei conseguir a façanha de cortar todos os fillers satisfatoriamente, sem assim prejudicar a estória (e os personagens).

5 horas atrás, Airplanes disse:

Sim kkkkkk A moda hoje é seguir opinião de Youtuber;eu lembro que existiam opiniões mais interessantes e honestamente construídas antes dessa galera começar a produzir conteúdo. 

A maioria dos YouTuberzinhos são uma desgraça mesmo. E o pior é que ''parece'' que só porque a opinião do cara está gravada e postada em forma de vídeo, ela vale mais do que uma opinião escrita / em texto. É como se TUDO o que eles falassem fosse sempre uma verdade absoluta e universal (e não apenas mais uma outra opinião, em grande parte das vezes). E se você alguma vez ousar discordar deles, aparecem trocentos FÃS (fãs de YouTuber, KKKKKKKKKK) querendo esfolar a sua pele. Você é praticamente obrigado a sempre concordar com tudo o que eles falam.

• Like 1
Link para o post

Alguns pontos a se considerar

1. Animes envelhecem mais que mangás

Animes tem técnicas de animação ligadas a sua época, e também ritmo de episódio

Na época de cdz, eles tinham que fazer episódio começar em X e terminar em Y, e pra isso, usavam técnicas como repetição de falas (em cdz) e mostrar todos os personagens com expressões, e comentando (como em dbz)

Mangás geralmente tem arte diversa, e quando tem um anime novo, bem feito, a galera vai atrás do mangá, mesmo sendo velho, como acontece com dragon quest, e, na boa, em termos de roteiro, Saint Seiya se segura MUITO BEM

Ainda assim, mesmo o anime clássico sendo datado tecnicamente, mesmo para a nova geração, ainda é uma porta de entrada melhor que a do kotz, não adianta usar técnicas modernas para fazer algo, se o resto é merda

2. Sobre o Marketing de CDZ

O ponto central de cdz hoje em dia, onde saem a maioria das coisas, se chama champion red, e o fato de não termos uma versão digital da revista, ou então um app da kurumada pro, é uma vergonha

CDZ é uma obra mundial, que tem fãs em todos os continentes, e nós do ocidente temos acesso aos mangás de saint seiya MUITO TEMPO depois da publicação original

Precisamos urgente de um app de cdz, pode ser até com assinatura, ou com propaganda, com os idiomas portugues, espanhol e frances, onde poderiamos ler mensalmente DW, Requiem e o ND quando sai

Eu tenho certeza que o engajamento oficial desses mangás aumentaria muito, assim como teria um lugar de alcance mundial para fazer anuncios, como anuncios de animes, anuncios de bonecos e novidades dos jogos

Tem um tanto de coisa que sai, e nós só ficamos sabendo aqui ou no santos de bronze do Leandro

3. Sobre fãs antigos não conseguirem ver o clássico de novo

Como falei, o clássico tem questões de ritmo, porém... muito do desânimo se dá pelo motivo de já sabermos a história inteira, não tem como comparar, já conhecemos o negócio de cabo a rabo

Aí varia em relação a personalidade, tem gente que le livros várias vezes, assiste algo várias vezes, joga um jogo várias vezes, e tem gente que não consegue

Eu particularmente tenho alunos que assistiram o clássico na época que saiu o kotz (acabaram o kotz e foram para o clássico), eles não acharam a melhor coisa do mundo, mas também assistiram relativamente sem cansar

4. O ideal

O ideal pra cdz, é fazer remake mesmo, na pegada do dragon quest lá, com uma produção boa, pega os designs da hq do jeromé de base, já anima a história da ker junto, e depois emenda no ND

Eu tenho certeza, que capitulos mensais, bem produzidos de cdz, lançando semanalmente pela crunchyroll, e com todos nós hypando, ia causar um engajamento bem grande para a franquia eim

• Like 2
Link para o post
31 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse:

Alguns pontos a se considerar

1. Animes envelhecem mais que mangás

Animes tem técnicas de animação ligadas a sua época, e também ritmo de episódio

Na época de cdz, eles tinham que fazer episódio começar em X e terminar em Y, e pra isso, usavam técnicas como repetição de falas (em cdz) e mostrar todos os personagens com expressões, e comentando (como em dbz)

Mangás geralmente tem arte diversa, e quando tem um anime novo, bem feito, a galera vai atrás do mangá, mesmo sendo velho, como acontece com dragon quest, e, na boa, em termos de roteiro, Saint Seiya se segura MUITO BEM

Ainda assim, mesmo o anime clássico sendo datado tecnicamente, mesmo para a nova geração, ainda é uma porta de entrada melhor que a do kotz, não adianta usar técnicas modernas para fazer algo, se o resto é merda

2. Sobre o Marketing de CDZ

O ponto central de cdz hoje em dia, onde saem a maioria das coisas, se chama champion red, e o fato de não termos uma versão digital da revista, ou então um app da kurumada pro, é uma vergonha

CDZ é uma obra mundial, que tem fãs em todos os continentes, e nós do ocidente temos acesso aos mangás de saint seiya MUITO TEMPO depois da publicação original

Precisamos urgente de um app de cdz, pode ser até com assinatura, ou com propaganda, com os idiomas portugues, espanhol e frances, onde poderiamos ler mensalmente DW, Requiem e o ND quando sai

Eu tenho certeza que o engajamento oficial desses mangás aumentaria muito, assim como teria um lugar de alcance mundial para fazer anuncios, como anuncios de animes, anuncios de bonecos e novidades dos jogos

Tem um tanto de coisa que sai, e nós só ficamos sabendo aqui ou no santos de bronze do Leandro

3. Sobre fãs antigos não conseguirem ver o clássico de novo

Como falei, o clássico tem questões de ritmo, porém... muito do desânimo se dá pelo motivo de já sabermos a história inteira, não tem como comparar, já conhecemos o negócio de cabo a rabo

Aí varia em relação a personalidade, tem gente que le livros várias vezes, assiste algo várias vezes, joga um jogo várias vezes, e tem gente que não consegue

Eu particularmente tenho alunos que assistiram o clássico na época que saiu o kotz (acabaram o kotz e foram para o clássico), eles não acharam a melhor coisa do mundo, mas também assistiram relativamente sem cansar

4. O ideal

O ideal pra cdz, é fazer remake mesmo, na pegada do dragon quest lá, com uma produção boa, pega os designs da hq do jeromé de base, já anima a história da ker junto, e depois emenda no ND

Eu tenho certeza, que capitulos mensais, bem produzidos de cdz, lançando semanalmente pela crunchyroll, e com todos nós hypando, ia causar um engajamento bem grande para a franquia eim

E tudo isso são coisas que nós dois defendemos; criticamos; e teorizamos ao longo dos tempos. Eu posso ter sumido mas lembro que já debati e defendi cada tópico desses.

Link para o post

A graça é haver diferenças entre o mangá e o anime Clássicos. O mangá perderia a utilidade dele (se o remake fosse mesmo 100% fiel). E não há garantia de que o remake ficaria melhor do que o anime Clássico. Apesar que isso seria até que bem interessante, ao mesmo tempo também seria desnecessário e quase que um desserviço. Isso sem falar que teria que ter a OST de Yokoyama, o traço no estilo do Araki, e também uma alta qualidade técnica. Mas por outro lado, até que faria sentido um remake fiel, para assim não haver dois Toumas e duas Artemis no anime Clássico (se bem que aconteceu algo parecido com Yamato), se caso depois algum dia o ND for animado (o que eu atualmente duvido bastante que ainda aconteça, já que o passado de ND nunca terá fim).

Link para o post

Ogawara, te respondendo sobre DBZ, é aquele capítulo da chegada do Freeza e seu pai na Terra, com o surgimento do Trunks no final, um ótimo capítulo. O problema não foi o enredo, foi o traço, os enquadramentos, o ritmo, sei lá. Tudo me incomodava. Levou ali alguns minutos pra superar esse estranhamento, justamente por ter alguns anos que eu não devia.

Sobre o remake, não precisa ser necessariamente fiel 100% ao mangá. Uma versão mais próxima do anime clássico mesmo já estaria ótima, cortando os fillers, o excesso de flashbacks repetidos e etc. De repente usando as armaduras do mangá pra engajar a Bandai a vender mais boneco e por aí vai.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...