tokumaru 17 Postado Janeiro 21, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 21, 2015 Durante o desenvolvimento de Saint Seiya, Kurumada viu sua primeira obra sendo transformada em anime, e sendo modificada por outros profissionais. Kurumada deve ter gostado bastante de algumas das novas ideias que foram introduzidas em sua obra, pois acabou absorvendo uma quantidade significativa delas. Vou listar aqui todas as coisas que consigo lembrar no momento que se originaram no anime mas foram incorporadas no mangá posteriormente. Se vocês discordarem de algo ou tiverem percebido alguma coisa que eu esqueci, por favor comentem. ARMADURAS: O design das armaduras no mangá foi ficando cada vez mais parecido com o design original do anime: as armaduras que possuíam simples proteções nos pés foram ganhando pernas mais completas e até coxas na saga de Hades, como é o caso das armaduras de Pégaso e de Andrômeda, que são justamente as que possuíam coxas no primeiro design do anime. Alguns detalhes de algumas armaduras foram copiados descaradamente, como as ombreiras de Andrômeda e o peito de Cisne. Os objects também influenciaram o mangá: a segunda armadura de Cisne, embora fosse praticamente igual no mangá e no anime, no mangá o object ainda era aquele Cisne fechadão e atarracado, enquanto o anime apresentou o Cisne em pé, com as asas abertas e muito mais imponente, característica que foi copiada por Kurumada para as armaduras da saga de Hades, onde não só o object de Cisne, mas também a Fênix e o Dragão ganharam poses mais espaçosas e imponentes. Um outro aspecto importante relacionado às armaduras, é a forma como elas eram vestidas. No início do mangá, cada pedaço da armadura era retirado do object e colocado no corpo manualmente pelo cavaleiro, e, normalmente, a roupa por baixo da armadura permanecia a mesma, como frequentemente acontecia com o Seiya, que já vestiu a armadura de Pégaso com suas roupas gregas ou sem camisa, e também vestiu a armadura de Sagitário com um pijama de estrelinhas por baixo. Com o passar do tempo, as armaduras se tornaram cada vez mais mágicas e passaram a se desmontar e cobrir os cavaleiros sozinhas, geralmente alterando a roupa vestida pelo cavaleiro, como sempre aconteceu no anime. GOLPES: O exemplo mais óbvio de golpe criado no anime e absorvido pelo mangá é a Execução Aurora, que obviamente é uma versão do Trovão Aurora, exclusivo do anime. Inclusive achei muito entranho quando assisti o capítulo da casa de Aquário pela primeira vez, e Camus imediatamente deduz que Hyoga vai tentar fazer a Execução Aurora pelo fato de ter erguido os braços. Eu só pensava "Ué, mas ele faz essa pose toda hora para o Trovão Aurora!", mas anos depois entendi o verdadeiro significado dessa cena ao ler o mangá. Outro exemplo que consigo lembrar é o Gen Rou Maou Ken / Satã Imperial do Saga, que inicialmente foi usado para controlar o cavaleiro de Cristal. Não sei se nessa ocasião foi mencionado algum nome para o golpe, mas ele é incrivelmente similar ao que foi usado posteriormente no mangá para controlar o Aioria. FIME DO ABEL / SAGA DE HADES: A participação dos cavaleiros de ouro na Saga de Hades tem várias similaridades com o enredo do terceiro filme da franquia. Os cavaleiros de ouro mortos nas 12 casas retornam sob o controle do Deus vilão da vez. O Kurumada deu uma repaginada nas armaduras, mas o Máscara da Morte deixa claro para o Shiryu que Abel passou a controlar as armaduras de ouro. No filme, Saga faz um teatro antes de mostrar suas verdadeiras intenções, assim como fizeram Saga, Shura e Camus em Hades. Afrodite e Máscara da Morte pareciam igualmente mal-intencionados nas duas situações. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Ichi 585 Postado Janeiro 21, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 21, 2015 nao é bem o objetivo do topico, mas acredito que o tema constelações foi tirado de Hokuto no Ken em que o Kenshiro representava a ursa menor e o Shin representava o Cruzeiro do Sul. O Afrodite como crosdresser tambem foi certamente inspirado no Juda.http://fc09.deviantart.net/fs71/i/2013/059/c/c/hokuto_no_ken___judas_by_belladonna_mio-d5wgg94.jpg Tem mais referencias a Hokuto no Ken, mas que lembrei foram essas. Alem do tema deuses gregos ele ter reaproveitado de Ring ni Kakero, que é dele mesmo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
tokumaru 17 Postado Janeiro 21, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 21, 2015 Embora também seja interessante observar como outras obras influenciaram o trabalho do Kurumada, a minha ideia era mesmo identificar as inspirações originadas na própria obra, só que na versão anime. Acho isso interessante pois sempre existe uma comparação entre anime e mangá, e existem opiniões variadas sobre quais mudanças foram boas e quais não foram, e observando a influência que o anime teve no mangá podemos identificar quais mudanças e criações foram tão apreciadas pelo Kurumada que ele resolveu incluir na obra original. Ao mesmo tempo isso cria algumas situações curiosas, onde coisas são criadas para o anime, copiadas para o mangá, e acabam adaptadas de volta ao anime, algumas vezes resultando em enredos repetidos ou casos como o da pose da Execução Aurora, que não era novidade nenhuma quando apareceu no anime. Acabei de me lembrar de mais um caso: O cavaleiro de prata Orphee. Depois de dois personagens que atacam usando Liras (Orpheus e Mime, que inclusive tocam a mesma música), Kurumada apresentou no mangá o seu próprio cavaleiro que utiliza esse instrumento. Na verdade esse é um caso diferente, já que o design básico dos inimigos do filme da Éris foi feito pelo próprio Kurumada, e inclusive a armadura de Orphee tem várias semelhanças com a de Orpheus. Se a equipe do anime criou o Orpheus e o Kurumada foi responsável apenas pelo design, eu consideraria esse um caso de cópia, mas se o Kurumada foi responsável por toda a concepção do personagem, acho que o crédito fica com o mangá. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bizzy 341 Postado Janeiro 22, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 22, 2015 Kurumada importou para o Next Dimension o golpe mais poderoso que Shun recebeu da Toei: Ikkiiiiiiiii! 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
tokumaru 17 Postado Janeiro 22, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 22, 2015 Kurumada importou para o Next Dimension o golpe mais poderoso que Shun recebeu da Toei: Ikkiiiiiiiii! Pois é... O Shun era tão foda antes, em quase todas as batalhas ele se dava melhor que o Hyoga inclusive. Em Poseidon ele venceu 2 Generais, incluindo o "braço direito" de Poseidon... É triste ver o que a Toei faz com ele, e pior ainda ver o Kurumada incorporando isso! Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.808 Postado Janeiro 23, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 23, 2015 Gostaria de citar mais uma... Os Cavaleiros de Ouro se unindo para criar a Luz Dourada No quarto filme, que relata a batalha contra Lúcifer, os Cavaleiros de Ouro sobreviventes mais as Armaduras de Ouro unem suas energias para recriar a luz do sol, no intuito de atrapalhar o Anjo Caído e fazer com que Seiya o perfurasse com sua Flecha de Sagitário. Tal ideia foi incorporada ao mangá clássico, durante a destruição do Muro das Lamentações, onde os Cavaleiros de Ouro uniram seus Cosmos para recriar a luz do sol e Aiolos disparou sua flecha para destruir a estrutura. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Anna 421 Postado Janeiro 23, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 23, 2015 Eu sempre quis saber o que a Toei tinha contra o Shun. Ainda bem que ele não precisou gritar pelo Ikki em LoS. Quanto às mudanças 'provocadas' pelo sucesso do anime, acho que elas foram positivas para a obra original. Com exceção do problema citado acima em relação ao Cavaleiro de Andrômeda. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bizzy 341 Postado Janeiro 23, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 23, 2015 (editado) Isso que o GF citou da reunião dos cavaleiros de ouro pode ter sido até algo conversado com o Kurumada durante a elaboração do roteiro do filme. Acho bem provável, até porque o filme é de 89, e os capítulos envolvendo a reunião dos dourados no Muro das Lamentações foi publicado entre o finzinho de 90 e comecinho de 91. Foi tudo bem próximo. Editado Janeiro 23, 2015 por bizzyderyck Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.986 Postado Janeiro 24, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 24, 2015 Eu sempre quis saber o que a Toei tinha contra o Shun. Ainda bem que ele não precisou gritar pelo Ikki em LoS. Quanto às mudanças 'provocadas' pelo sucesso do anime, acho que elas foram positivas para a obra original. Com exceção do problema citado acima em relação ao Cavaleiro de Andrômeda. Ele não gritou, mas ele também perde sem derrotar ninguém e Ikki também chega pra tomar o seu lugar na luta... O filme que foi mais diferente quanto á isso, foi o Prólogo do Céu, que apesar do Ikki também chegar depois, também (assim como em LoS...) já chega apanhando, mas os dois irmãos se unem para derrotar Teseu. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Anarussian 1 Postado Fevereiro 27, 2015 Compartilhar Postado Fevereiro 27, 2015 Olha eu realmente espero que o Kurumada fez no Next Dimension fosse só pra reafirmar os poderes do Shun e justificando por que ele perde as batalhas.. Se não ficaria muito decepcionada com o senhor Kurumada! AHUAUAUA Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Alones 248 Postado Fevereiro 27, 2015 Compartilhar Postado Fevereiro 27, 2015 O object da armadura de dragão no anime era a mesma coisa do object do mangá, um dragão todo torto com as patas na frente. O dragão só ficou mais imponente (e parecendo um dragão) na saga de hades, enquanto o anime só seguiu o novo desenho. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Kasinao 8.835 Postado Março 16, 2015 Compartilhar Postado Março 16, 2015 A ideia do Aldebaran ser saco de pancadas começou na saga de Asgard, Kurumada copiou isso em Hades. Depois fez o mesmo em ND com o querido Boi de Touro. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Chemist Black 1.485 Postado Abril 9, 2015 Compartilhar Postado Abril 9, 2015 Não sei se a Saga de Hades já estava rolando no mangá quando o anime estava na parte do Santuario, mas notei na luta de Milo e Hyoga no mangá a inexistência da unha vermelha característica da Agulha Escarlate. Milo aparece com uma unha vermelha apenas no Santuario em Hades. Achei isso bem interessante. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.