Ir para conteúdo

[Debate] - Saint Seiya é um sucesso, um fracasso ou meio termo no JP?

Posts Recomendados

Sei lá, esse ranking não parece 100% confiável. Eu já tinha visto rankigs desse tipo em que SS aparecia uma ou duas vezes na primeira colocação, mas de qq modo os mangás de SS aparecem por diversas vezes no top 5, decaindo apenas em 1990, não tenho ctz até qdo a série foi publicada...alguem tem essa informação?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 105
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Nunca dependeu nem de LC nem de Ômega, EpG já começou com isso assim que o pessoal descobriu que quando enfiavam "MASAMI KURUMADA e MEGUMU OKADA" na capa o Kurumada só queria dizer "autor original", n

Deram até uma aliviada na fala do Cássio nas revisões do mangá (no bunkoban pelo menos, não sei como tá no kanzenban japa), no tanko original ele fala pro Seiya "um amarelo feito você". As traduções q

Essa dublagem é melhor que muito "Abridged Series" que existe por aí  Claro que é uma PÉSCIMA ideia se você acha que isso é o que vai fazer os guris levarem a sério e comprar seus bonequinhos   "Pu

isso é sabido. Mas é estranho Kojiro não ter ganhado um anime mesmo tendo feito tanto sucesso. Kinnikuman e Captain Tsubasa, por exemplo, ganharam anime no ano seguinte.

Talvez os estudios nao tivessem olhos pra Jump na época, e a Magazine ainda era a mais popular. Ou o Kurumada foi estrelinha e mandaram ele pastar.

Interessante.

mas kojiro ganhou anime sim '-'

Link para o post

isso é sabido. Mas é estranho Kojiro não ter ganhado um anime mesmo tendo feito tanto sucesso.

Segundo dizem Ring ni Kakero fez sucesso também mas não teve anime porque não conseguiu (o?) patrocinador (certo?).

Mas isso fica mais engraçado ainda que a série de TV de CDZ acabou e aí começaram a lançar os OVAs de Kojiro, e a 'desculpa oficial' de não terem feito Hades à época é "o declínio do mercado de OVAs" (com Shurato lançando 6 OVAs de continuação, Samurai Troopers tendo séries de OVAs mesmo e a própria Toei usando boa parte da equipe de CDZ em Kojiro... lançando OVAs).

• Like 1
Link para o post

Segundo dizem Ring ni Kakero fez sucesso também mas não teve anime porque não conseguiu (o?) patrocinador (certo?).

Mas isso fica mais engraçado ainda que a série de TV de CDZ acabou e aí começaram a lançar os OVAs de Kojiro, e a 'desculpa oficial' de não terem feito Hades à época é "o declínio do mercado de OVAs" (com Shurato lançando 6 OVAs de continuação, Samurai Troopers tendo séries de OVAs mesmo e a própria Toei usando boa parte da equipe de CDZ em Kojiro... lançando OVAs).

E o anime de Ashita no Joe bombando na epoca do Ring ni Kakero.

Eu acho que Saint Seiya não continuou em anime por causa do desempenho ridiculo do manga na Jump na Saga de Hades. A historia parecia estar muito saturada para o publico, mais ou menos o que acontece com Bleach hoje.

Link para o post

Kojiro foi dividido em duas séries OVAs (apesar da primeira ter muito mais ''cara'' / qualidade de série de TV do que de OVA...), cada uma contando uma das sagas do mangá: Clã Fuuma VS Clã Yasha e Guerra das Espadas Sagradas (Guerreiros do Cosmo VS do Caos). A primeira sendo lançada em 1989 (logo após o fim da série de TV de Saint Seiya mesmo) e a segunda em 1990.
E em 1992 saiu o filme. Assim encerrando o anime.

Sei lá, esse ranking não parece 100% confiável. Eu já tinha visto rankigs desse tipo em que SS aparecia uma ou duas vezes na primeira colocação, mas de qq modo os mangás de SS aparecem por diversas vezes no top 5, decaindo apenas em 1990, não tenho ctz até qdo a série foi publicada...alguem tem essa informação?

Até começo de 1991.

Editado por Seiya Ogawara
Link para o post

Kojiro foi dividido em duas séries OVAs (apesar da primeira ter muito mais ''cara'' / qualidade de série de TV do que de OVA...), cada uma contando uma das sagas do mangá: Clã Fuuma VS Clã Yasha e Guerra das Espadas Sagradas (Guerreiros do Cosmo VS do Caos). A primeira sendo lançada em 1989 (logo após o fim da série de TV de Saint Seiya mesmo) e a segunda em 1990.

E em 1992 saiu o filme. Assim encerrando o anime.

Até começo de 1991

91 se contando com os lançamentos dos tankos. A publicação na SJ foi de novembro de 85 até novembro de 90; e o último capítulo, em dezembro de 90 na V-Jump.

Então tá meio que explicado pq a queda em 1990.

Link para o post

Eu tenho a mesma opinião dos japoneses quanto a saga de Asgard. Detesto essa saga e parece que ela foi a grande responsável pelo anime ter acabado em Poseidon. Malditos flashbacks e dramas psicológicos asgardianos!

Não é como se Asgard também tivesse feito o público perder o interessante pelo mangá, convenhamos que uma história que se repete em cada temporada se torna enjoativa para o público, que é o caso do anime e do mangá, e CDZ, durante a Batalha das 12 Casas, quase ganhou como melhor anime do ano em uma premiação que acontece todo ano lá no Japão, eu acho muito difícil que mesmo se não existisse a Saga de Asgard, se fosse do Santuário para Poseidon, a série continuaria forte, e isso por causa do plot muito similar com 12 Casas, Poseidon está longe de ser essa coisa memorável em níveis de história, muito longe mesmo.

Estranhíssimo esse cancelamento repentino, ainda mais que eles já tinham até mesmo lançado um CD de OST pra saga, e aí vão lá e dizem que a série não faz mais tanto sucesso pra justificar os OVA's, pra mim sempre será que rolou treta interna.

Link para o post

Eu nem sei de onde tiraram essa necessidade alarmante de Hades ser feito em OVA.

Pois é, já tinha essa ideia desde 1990/1991... Será mesmo que é só por causa da audiência do final da série de TV?

Link para o post
  • 3 anos depois...
Visitante Darkangel

Eu acho que isso responde a questão:

toei_relatorio.jpg

Ano: 2018

Isso com completados 3 anos sem um anime. E ainda figura entre os 4 mais rentáveis do Japão e o terceiro mais rentável no mundo para a TOEI ANIMATION.

Desde 2016 Saint Seiya figura entre os melhores.

• Like 1
Link para o post

É um meio termo. Saint Seiya influenciou outros autores e por vezes é cultuado como um verdadeiro clássico, mas não é amplamente conhecido como Dragon Ball, One Piece, Pokémon, etc. Sem falar que o clássico foi mais um dos muitos mangás que são finalizados às pressas. Já o anime ficou na geladeira e só teve um revival bem depois. Ou seja, é uma franquia que tem seu público, mas não possui um impacto tão colossal como certas outras, de outro modo não teria sofrido esse tipo de coisa com seu anime e mangá. É a impressão que eu tenho.

• Like 1
Link para o post

É um meio termo. Saint Seiya influenciou outros autores e por vezes é cultuado como um verdadeiro clássico, mas não é amplamente conhecido como Dragon Ball, One Piece, Pokémon, etc. Sem falar que o clássico foi mais um dos muitos mangás que são finalizados às pressas. Já o anime ficou na geladeira e só teve um revival bem depois. Ou seja, é uma franquia que tem seu público, mas não possui um impacto tão colossal como certas outras, de outro modo não teria sofrido esse tipo de coisa com seu anime e mangá. É a impressão que eu tenho.

Mas ta certo mesmo. Saint Seya é franquia de nicho. Nos dá a impressão de não ser por que o nicho é grande, mas não deixa de ser isso.

Uma expansão da franquia foi tentada com Omega e Los Canbas, notasse claramente a "pegada Teen" que essas duas obras tentaram repassar, tentando "acertar" aonde a obra principal "errou". A lacração dos dourados encima das situações.

Mas... infelizmente essas obras viraram obras de nicho alternativo dentro do nicho principal, que acabou dividindo a franquia com briguinhas de "A melhor B" e pahs.

Não é raro e menos comum gente de dentro do nicho, e até mesmo de fora, falando que "Shiori é melhor que Kurumada" e tendo seu viés de resposta.

• Like 1
Link para o post

Saint Seiya foi bem sucedido o suficiente para ter 3 sagas na Jump e um anime...

Mas foi mal sucedido o suficiente para ter a animação cancelada antes de a última saga ser retratada.

Então, se formos ver em termos de japão, é tipo um Shaman King. Definitivamente menos do que Dragon Ball, One Piece, Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter, Rurouni Kenshin, e vários outros...

Já estava consolidada como uma série mediana, quando veio a onda internacional. Vale lembrar que, quando Saint Seiya começou a ser televisionado no ocidente, no japão o caixão já estava fechado. E aqui foi uma febre, né? Nos países latinos foi uma febre: França, Itália, Espanha, Portugal, Brasil, México e toda a América Latina.

Foi uma febre tão grande, que foi capaz de reativar a série nos anos 2000s.

Primeiro, com a animação da Saga de Hades.

Depois, com o Episódio G, o primeiro spin-off.

Next Dimension, Lost Canvas, Omega, etc...

Então, por culpa da repercussão internacional, Saint Seiya é um baita sucesso. Dentro do Japão, popularidade de terceira categoria...

Mas pelo ocidente, só fica abaixo de Dragon Ball, Akira e alguns poucos na história.

• Like 2
Link para o post

Saint Seiya foi bem sucedido o suficiente para ter 3 sagas na Jump e um anime...

Mas foi mal sucedido o suficiente para ter a animação cancelada antes de a última saga ser retratada.

Então, se formos ver em termos de japão, é tipo um Shaman King. Definitivamente menos do que Dragon Ball, One Piece, Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter, Rurouni Kenshin, e vários outros...

Já estava consolidada como uma série mediana, quando veio a onda internacional. Vale lembrar que, quando Saint Seiya começou a ser televisionado no ocidente, no japão o caixão já estava fechado. E aqui foi uma febre, né? Nos países latinos foi uma febre: França, Itália, Espanha, Portugal, Brasil, México e toda a América Latina.

Foi uma febre tão grande, que foi capaz de reativar a série nos anos 2000s.

Primeiro, com a animação da Saga de Hades.

Depois, com o Episódio G, o primeiro spin-off.

Next Dimension, Lost Canvas, Omega, etc...

Então, por culpa da repercussão internacional, Saint Seiya é um baita sucesso. Dentro do Japão, popularidade de terceira categoria...

Mas pelo ocidente, só fica abaixo de Dragon Ball, Akira e alguns poucos na história.

Mas a febre não se deu por todo o ocidente. Metade da europa gostou e a outra metade não. Estados Unidos e Canadá detestaram, Mexico eu confesso que realmente não sei.

Engraçado que os americanos amam de pé junto Sailor Moon e dragon Ball, que são os 2 animes que mais fazem sucesso por lah. Inclusive a Naoko ganha dinheiro apenas cedendo os direitos da Serena para escritoras de láh produzir Grafic novels que viram best sellers. É muita mitagem XD

Confesso que acho cdz uma franquia bem imprevisível. Mesmo ela sendo mediana no japon, quando fecha um volume de ND fica sempre no top 10 ou top 15. Não consigo entender esses caras.

Link para o post

CDZ fez muito sucesso comprovadamente na América Latina e na França. Itália e Espanha não tenho tanta certeza, talvez um pouco também. Acho que em Portugal foi mais apagado. Já no mundo inglês, ninguém não faz nem ideia do que se trata.

Os Kurumadetes culpam a exibição de samurai Warriors e a censura americana pelo fracasso da franquia. Mesmo cenário One Piece, com diferença que OP não tem nenhum outro mangá de marinheiro por ahe.

Confesso que desconheco a censura americana de cdz.. Mas vi a de One Piece, é realmente bizarro o que os caras fazem. Acredito eu que isso tenha cunho protecionismo, pois o país ja tem a sua fonte de revistas dedicadas ao infanto-juvenil (marver, DC e derivações) . Mas, é opinião minha. E nada lah segurou o indestrutível Dragon Ball, mangá chutador de bundas.

Link para o post

Mas... infelizmente essas obras viraram obras de nicho alternativo dentro do nicho principal, que acabou dividindo a franquia com briguinhas de "A melhor B" e pahs.

Nunca dependeu nem de LC nem de Ômega, EpG já começou com isso assim que o pessoal descobriu que quando enfiavam "MASAMI KURUMADA e MEGUMU OKADA" na capa o Kurumada só queria dizer "autor original", não "o cara que escreve o roteiro inteiro e os diálogos juntos".

Os Kurumadetes culpam a exibição de samurai Warriors e a censura americana pelo fracasso da franquia.

Não tem a ver com Kurumadete, tá mais pra fato mesmo. Metade do impacto de CDZ nesses países é o fato que ele é o anime de entrada de boa parte do grande público. Exatamente na época que CDZ pegou por lá o único contraponto a animes eram os cartoons e a maioria esmagadora deles eram episódicos, e não fazia diferença qual episódio você assistisse primeiro. CDZ era seriado, com uma coisa embicando na outra, o estilo de desenho era incomum e a violência também se destacava (quem dizer que não tá esquecendo que Mortal Kombat só fez sucesso por causa do sangue)

Se você passa Samurai Troopers primeiro boa parte do impacto vai embora, todos os artifícios de roteiro de anime tão lá (narrativa seriada, mauzinhos que se aliam no decorrer da série, etc), não importa que Samurai Troopers seja objetivamente pior que CDZ (qualquer pessoa que discordar não viu o 2º arco onde toda luta é uma lambreca insuportável de que se não arrumarem a armadura branca não conseguem nem desentupir a pia do banheiro. Animezinho shounen tem graça exatamente porque cada protagonista resolve as coisas do seu jeito com seus golpes)

Mexico eu confesso que realmente não sei.

Tenho conhecidos mexicanos e argentinos, lá é a mesma coisa que no Brasil a grosso modo.

Itália e Espanha não tenho tanta certeza, talvez um pouco também

A Itália se não me falha a memória foi um dos primeiros países a licenciar e publicar o Kanzenban. Eles também lançavam uma edição de luxo de Next Dimension, ao invés de papel jornal sem retirar kanji.

De todo modo mesmo nesses países grandes não é um lance "às mil maravilhas" nem nada, demorou (se me falaram certo) pra chegar a sair Meikai e Elísios na Espanha (tanto que ao invés de usar as artes da Playarte eles usaram aqueles desenhos avulsos que o Umakoshi fez), SSO até uns 2014 não tinha lançamentos oficiais na Itália em mídia e coisa e tal. Parece que tirando Cloth Myth que é tudo na importação qualquer país onde CDZ é grande tá na "recessão" igual o Brasil onde demora vários anos pra sair o final de Ômega e Suor de Gordo

Confesso que desconheco a censura americana de cdz.

vim ajudar luciano

Melhor Momento entre Seiya e Moltar de Fênix Negro

"E Ikki vai vestir a armadura de ouro e dominar o mundo"

"É, certo, tá bom, TANTO FAZ"

tem outros apanhandos aqui

https://www.dailymotion.com/video/xx0cn3

https://www.dailymotion.com/video/x14fd0f

• Like 4
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...