.Mark 604 Postado Agosto 11, 2015 Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 Em Julho de 2008, Shiori Teshirogi, autora de The Lost Canvas, deu uma entrevista a Revista Animeland, onde respondeu algumas perguntas sobre sua carreira, o mangá, inspirações, entre outras coisas.Abaixo segue a entrevista integral e imagens da revista onde a mesma foi publicada. Também adicionamos uma foto dela caso alguém ainda não a conheça! Imagens da revista: https://www.facebook.com/cdz.com.br/posts/482096625299879♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Qual foi o caminho que tinha recorrido antes de se tornar uma mangaká? Shiori: Comecei no Enix, em 1997. Mas minha carreira na editora Akita Shoten, que atualmente publica Lost Canvas, começou em 2003, quando uma pessoa me fez uma recomendação para trabalhar com eles. Foi então que comecei a desenhar um mangá com o gênero de terror. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Sabe porque lhe foi proposto a autoria de Lost Canvas embora antes tenha sido apenas uma autora de Shoujo e Josei?Shiori: Entendi que a oportunidade surgiu de um encontro público meu com o Masami Kurumada, ao qual visitei. Naquela ocasião, lhe entreguei uma pequena carta manuscrita junto com meu primeiro mangá. O senhor Kurumada se lembrou de mim durante todo esse tempo e foi ele quem me pediu para desenhar este mangá. Fiquei muito feliz e também me surpreendi bastante!♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Como foi mudar para o gênero Shounen? Shiori: Passar de Shoujo a Shounen... Diria que foi como passar de um modo "brilhante" para um mais "louco". Porém, isso abriu uma gama de possibilidades. E também, supostamente eu teria que mudar bastante a velocidade da narrativa, introduzir um ritmo mais acelerado. Hoje em dia, isso é minha maior preocupação. A partir disso, tem que se compreender totalmente os códigos das teorias de poder em um combate... Eu adoro isso, confesso, mas desenhá-los é uma outra coisa... Penso que pequei muito com relação a isso. Mas tento estar a altura. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Em que consiste seu trabalho no mangá? É somente a autora dos desenhos? Participa dos cenários? Como isso ocorre? De que maneira Masami Kurumada influencia em seu trabalho, especialmente na maneira de desenhar as Armaduras? Shiori: Antes de iniciar, recebi uma visão geral do Masami Kurumada, assim como uma direção a ser seguida. Com respeito aos detalhes, conversei com a pessoa responsável da editora, que foi a que fez o contrato. Depois da história principal ter avançado, devo confessar que tive uma enorme liberdade, embora continue constantemente trocando emails com o senhor Kurumada. Referente as Armaduras, tenho total liberdade. Uma pessoa da minha equipe que é muito apta para este tipo de coisa fica responsável, porém eu participo de forma bastante ativa de suas criações. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Qual era sua relação com Saint Seiya antes de Lost Canvas? Via ou lia a série quando mais jovem? Como a percebia?Shiori: Sempre fui uma grande fã de Saint Seiya, tanto do mangá original quanto do anime. Era meu favorito acima de todos os outros e ainda o é. Penso que é a obra que mais me influenciou durante minha carreira. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Como fez para adaptar seu estilo gráfico com Saint Seiya? Quais foram as principais dificuldades encontradas? Shiori: Como disse antes, supostamente tive que pensar nos problemas técnicos, mas também de estilo. Quando recebi a oferta de desenhar este mangá, disse a mim mesma que o ideal seria manter o ambiente em cena. Tomei o estilo do anime, principalmente sua segunda temporada (Asgard) para fundí-los ao meu estilo. Mas além disso, perguntei-me também sobre o que os leitores desejariam. Uma vez que decidi o estilo a ser seguido e estive decidida, o mais difícil foi me manter fiel a mim mesma. E além de tudo, ainda tive que manter o respeito com a obra original...♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Quando desenha, o que gosta de desenhar primeiro? Como você encara-os tecnicamente? Shiori: Não presto muita atenção, mas foco bastante nas emoções e expressões dos personagens. Os detalhes me encantam e passo muito tempo fazendo e refazendo os olhares, as bocas... Conceitualmente, queria desenhar "belo" quando tenho que fazer uma bela emoção. Desenhar de maneira agressiva quando estou representando uma situação de fúria, inclusive se eu encontro um resultado "sujo", desde o momento em que eu o desenho em minha mente penso que estou fazendo o correto. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Você é de Áries, é por isso que o Cavaleiro de Áries é tão bem desenhado? Qual seu Cavaleiro favorito em Lost Canvas e na obra original de Masami Kurumada? Shiori: Porque é meu signo... Confesso que, na verdade, nunca pensei nisso, embora supostamente sempre tive a intenção de desenhá-lo com mais "classe". Tanto na obra original quanto em Lost Canvas, meu personagem favorito segue sendo o Cavaleiro de Pégaso, assim como também é o que eu mais gosto de desenhar. Mas como isso não é muito divertido, tentarei responder com outros personagens. No mangá original, gosto muito de Hyoga e Ikki. Em Lost Canvas, Dohko e Hasgard. E também gosto de desenhar Yuzuriha e Sasha...♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Se faz notar que os Cavaleiros de Ouro e de Prata em seu mangá são "clones", fisicamente falando, da obra de Kurumada. Foi uma decisão deliberada e isso quer dizer que os personagens do século XX são reencarnações dos antigos combatentes de Atena, como o caso dos Marinas e Espectros da obra original? Shiori: Deixarei que os leitores pensem em sua própria resposta, embora me deixaria mais feliz que decidissem quando o mangá acabasse. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Também se nota que os Cavaleiros de Peixes, Câncer e Touro, são muito carismáticos e interessantes em Lost Canvas. Tendo em conta que no mangá original, esses personagens são deixados de lado e não são muito queridos entre os fãs, você teve como prioridade recuperar a honra desses personagens? Shiori: Mais que recuperá-los, eu dizia "Estou certa de que eles podem ser mais do que isso!", mas nunca tive a intenção de dar-lhes uma participação diferenciada. Espero poder fazer algo parecido com os outros personagens desse mangá. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: De onde retirou os nomes dos personagens? Alguns são fáceis de compreender, como Asmita e outros são mais difíceis de descobrir seus significados. Por exemplo, Albafica, por acaso seu nome significa "Figo Branco" do latim, como alguns pensam, ou tem a ver com a variedade de flores conhecida como "Alba"? Shiori: Imagino os nomes dos personagens de acordo com suas origens, mas também com suas constelações. Sobre Albafica, procurei por nomes de flores e pensei que deveria se chamar 'Alba-Algo', mas não conseguia descobrir o que. Enquanto procurava, "fica-fica" me veio a cabeça. E finalmente, isso soava bem e assim veio o nome que todos conhecem. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Sentimos que a amizade entre Tenma e Alone é bem especial para você. O que esperava conseguir antes de contá-la? Shiori: Penso que a diferença decisiva entre Seiya e Tenma é sua amizade. Um a ganha durante a história e o outro a perde. Com um ponto de partida inverso, penso que tenho toda a liberdade para narrar essa amizade com os meios necessários. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Tenho a impressão de que em sua volta, se encontra uma aura muito inquieta, de sangue quente. Como isso se traduz em sua vida cotidiana? Já acendeu seu Cosmo? Shiori: Ouch! Nos dias de hoje, meu lado inquieto toma formas cada vez mais estranhas em meu comportamento. Seja com meus assistentes ou amigos, sempre grito para eles "Vamos!" "Eu dou conta disso!", em plena noite. E também é certo que falo sobre coisas raras. Quando estou com um amigo, poderia passar horas falando de minha vida, dos mangás... "O Cosmo"... Era assim, o Cosmo? Sim, se parece um pouco com acender o Cosmo, creio eu. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Parece também que você adora judô e patinação artística. Gostaria de fazer um mangá sobre esses esportes futuramente? De que modo? Shiori: É certo que eu gosto de ver esportes. Mas penso que teria muita dificuldade em desenhar esse gênero de mangá. Não tenho experiência alguma com práticas esportivas e penso que seria um grande problemas contar uma história neste estilo. ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ Animeland: Como se situa em relação as jovens mulheres que são talentosas mangakás e desenham Shounens? Pensando em autoras como Yellow Tanabe (Kekkaishi) ou Hiromu Arakawa (Fullmetal Alchemist), etc. Segundo você, quais são as vantagens de ser uma mulher que desenha shounens? Shiori: Confesso que nos dias de hoje, como desenhista de um mangá em um ambiente para homens, nunca disse a mim mesma que poderia ser uma das "novas jovens desenhistas de Shounen". Não sei se brilho particularmente na multidão e penso que não sou profissionalmente estável em minha posição. Quanto aos benefícios de ser mulher, sempre quis desenhar esse estilo de mangá. Mas era porque admirava o feito de que poderia representar situações que não tenham a ver apenas com amor e sim desenhar combates duros. Como eu disse, penso que chegar a demonstrar emoções graduais, com desenhos poderosos e a motivação destacada dos personagens tem a ver com mangá Shounen. Entre os autores de mangá, penso que há quem consegue captar as emoções em sua forma mais extrema dos mangás Shoujo e essas sensibilidades e seus sentidos de detalhe podem ser usados como força, um detalhe decisivo para uma autora de mangá Shounen.Fonte: El Santuario De Los Caballeros Del ZodiacoTradução: Gustavo Fernandes 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.