GFernandes 6.961 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 (editado) Eu vou abrir esse tópico, não pra ver treta ( ) e sim pra saber qual a opinião de vocês e pra movimentar esse fórum ainda mais. Só que, como imagino que provavelmente vai haver alguns probleminhas, vou estipular algumas regrinhas de antemão para vocês e espero de verdade que as cumpram, pra termos um debate saudável e agradável. Sem flood: Deveria ser regra pra todos os tópicos, mas o tema deste é deveras polêmico, então não fiquem floodando aqui senão vou excluir os posts. Respeito: Vamos respeitar as opiniões do amiguinho e manter a discussão saudável. Acabei não falando sobre o que o tópico consiste... É bem simples: Dependendo do movimento, toda semana vou trazer uma comparação entre duas obras de Saint Seiya, seja anime ou mangá e vocês vão debater sobre qual a melhor/qual você mais gosta/qual sua preferida e dizer o porque. A ideia inicial é postar um "vs" desse por semana, contudo, se o movimento estiver muito fraco, posso adiantar um pouco o prazo e postar mais cedo alguma comparação. Preparados? Aqui vai a primeira: Qual é a melhor obra? Anime clássico ou mangá clássico? Editado Agosto 14, 2015 por Gustavo Fernandes Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
morgoth 334 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 (editado) Vish vai dar problema essa discussão aê... http://media.giphy.com/media/GjYjLvGErsggg/giphy.gif Editado Agosto 14, 2015 por morgoth Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 Depende. Por nostalgia e por amor... O anime clássico, sem duvidas. Foi por lá que me apaixonei por CDZ.Mas gosto mais da história do mangá clássico e é ele que 'considero' quando vou debater sobre a série por motivos...Óbvios. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Tpegaso 463 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 GF, já tem um tópico pra esse tipo de assunto, mas ok! Mangá clássico > Anime clássico Acho o mangá clássico no geral superior ao anime, por ser mais coeso, e não ter os famosos fillers inuteis (Cristal, Docrates e etc). Apesar de considerar as armaduras do anime e o desenho do Araki mais bonitos que os do Kurumada, o roteiro do mangá é bem mais interessante. Mas o anime teve seus momentos de superioridade, principalmente em hades santuário, onde em diversos momentos tivemos pequenas mudanças impactantes, justamente nessa fase do mangá parece que Kurumada desandou um pouco em sua história, mas a reta final ainda foi superior (e muito) ao anime. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
WAN 1.981 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 Eu prefiro o anime clássico! Muita gente torce o nariz para os fillers mas aqui souberam EXPANDIR a ideia original, encorpando a obra de tal modo que ficou mais rica. Isso é tão óbvio que o próprio Kurumada usou de INÚMEROS eventos do anime e trouxe para o mangá, mas destacarei aqui o que me fez escolher o anime: 1. TraçoSim e o mais principal. Araki e Himeno fizeram uma obra de arte com os Trajes dos Santos. Sei que a maioria foi inspirada em esboços enviados pela própria BANDAI, mas eles MUDARAM a forma visual de Seiya. Tanto que o Kurumada adotou traços nos Trajes de Cygnus e Phoenix. 2. Mestre ArlesA ideia do Suga em Shion ter um 'irmão' mais novo, Santo de Prata, que funcionava como um auxiliar do Papa foi muito boa e foi mais coerente com a usurpação do Saga pois ele passou a enganar o Santuário por pouco tempo, coisa de meses, dando mais 'coerência' com a ignorância dos Santos de Ouro. 3. Santos sem ConstelaçãoA proposta de uma classe extra que usa um Traje sem Constelação foi de grande valia, tendo em vista que encorpa o exercito de Atena e aproveita talentos (Spartan e Crystal, por exemplo) que não foram elegidos. Excluo aqui os Santos Fantasmas da Geist. 4. HumanizaçãoEm vários momentos os personagens estão mais humanos, com casa pra morar (como o Seiya), tomam banho (Shun), dormem (Shiryu e Kiki)... 5. Cavaleiros de AçoGostei da ideia, me julguem 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyke 188 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 Eu prefiro o anime clássico! Muita gente torce o nariz para os fillers mas aqui souberam EXPANDIR a ideia original, encorpando a obra de tal modo que ficou mais rica. Isso é tão óbvio que o próprio Kurumada usou de INÚMEROS eventos do anime e trouxe para o mangá, mas destacarei aqui o que me fez escolher o anime: 1. TraçoSim e o mais principal. Araki e Himeno fizeram uma obra de arte com os Trajes dos Santos. Sei que a maioria foi inspirada em esboços enviados pela própria BANDAI, mas eles MUDARAM a forma visual de Seiya. Tanto que o Kurumada adotou traços nos Trajes de Cygnus e Phoenix. 2. Mestre ArlesA ideia do Suga em Shion ter um 'irmão' mais novo, Santo de Prata, que funcionava como um auxiliar do Papa foi muito boa e foi mais coerente com a usurpação do Saga pois ele passou a enganar o Santuário por pouco tempo, coisa de meses, dando mais 'coerência' com a ignorância dos Santos de Ouro. 3. Santos sem ConstelaçãoA proposta de uma classe extra que usa um Traje sem Constelação foi de grande valia, tendo em vista que encorpa o exercito de Atena e aproveita talentos (Spartan e Crystal, por exemplo) que não foram elegidos. Excluo aqui os Santos Fantasmas da Geist. 4. HumanizaçãoEm vários momentos os personagens estão mais humanos, com casa pra morar (como o Seiya), tomam banho (Shun), dormem (Shiryu e Kiki)... 5. Cavaleiros de AçoGostei da ideia, me julguem Ta aí....é o que eu penso a respeito também. Sempre curti os fillers como Cavaleiro de Fogo, Dócrades, Cristal e por ai vai. Sem falar no design que é perfeito, cavaleiros Santuário anime foi o ápice pra mim. As alterações no script original eu tbm curti, principalmente o fato de os bronzeados não serem irmãos. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Espectro 1.110 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 Esses dois são difíceis .......minha resposta seria o anime clássico sem os fillers, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas a rigor seria bem isso mesmo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
BigBear 349 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 O que valoriza e muito o anime em relação ao mangá são as músicas / melodias, pois sem elas não saberíamos como seria a melodia do Sirene, Orpheu etc. As que são usadas nas cenas de batalha dando mais emoção e aumentando a tensão, bem como nas cenas dramáticas. E não saberíamos, na morte de Athena em Hades, da música chikyuugi. "Ouvir uma canção é melhor do que chorar..." Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Mohamed 78 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 (editado) Se for levar em consideração os desfechos, toda a historia, pontos chaves, etc, Mangá > Anime, pois no Mangá temos varias explicações de ações dos personagens que no Anime ficaram totalmente sem sentido. - Ikki sem motivo algum para matar Shun e os outros 3 de bronze, pois no anime fica entendido que os unicos que ele poderia ter raiva seriam Saori e sua companhia (Inclua o Tatsumi aqui).- Mestre Cristal a pior merda feita dos fillers, pois além de ter tirado todo o impacto que poderia vir a causar do encontro do Camus e Hyoga, ainda fez com que ficasse totalmente nebuloso os motivos dele fazer as coisas daquela forma em Libra.- Quinteto não ser irmão, really que o povo fala que gostou deles não serem?? O principal motivo que moveu eles boa parte da obra foi os laços de irmandade deles. OK que não tinha como por que o Kid Beng...Mitsumasa Kido tinha feito 100 filhos ao redor do mundo, mas PELO MENOS os 5 principais deveriam ser irmãos.- Outra coisa ruim que o anime fez... Transformar o Seiya em literalmente um berrador... SAORIII Coisa que nem chega a acontecer no mangá, NO MAXIMO ele mostra afeição, mas não da forma retardada que o anime passou.- Shun homossexual... Esse é imperdoavel. (Nada contra os homossexuais). O Kurumada quando fez o Shun, quis passar que ele era um cara puro por não querer ferir seus inimigos, mas que quando era necessário, ele lutava pra valer, visto a luta dele com o Afrodite. Mas o que a TOEI fez? Transformou o segundo bronze boy mais forte em um cara totalmente fraco e dependente a falar a maldita e desgraçada frase que ate hoje qualquer fã do Shun detesta... IKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKIIIIIIIIIII De resto o anime é melhor, por fazer simplesmente o seu papel de anime, que é colocar OSTs pras cenas, animar as batalhas e melhorar o traço, porém, a meu ver o roteiro prevalece muito mais que esses fatores acima, Editado Agosto 14, 2015 por Mohamed 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
morgoth 334 Postado Agosto 14, 2015 Compartilhar Postado Agosto 14, 2015 (editado) Eu sei que o manga seria totalmente diferente do que é hoje se não existisse o anime,mas o anime tem uns furos de roteiro terríveis... Saga tentando matar Athena com uma adaga comum O motivo da armadura de sagitário mudar de forma é omitido O fato do camus ser mestre do hyoga de forma terceirizada tira parte do drama da confrontação dos dois,e se você for pegar a idade do Camus isso de ''mestre do meu mestre'' não faz sentido. Ikki He-Man na saga de Asgard,ele derrotava o adversário e dava uma lição de moral em seguida... e vários outros,eu sei que fillers eram necessários para o anime não alcansar o manga,mas eles fizeram o anime envelhecer mal... o anime serve como forma de divulgação da série para que o fan no futuro tenha interesse em conhecer o material original o mesmo se aplica a adaptações cinematográficas de obras muito antigas,como senhor dos anéis ou qualquer adaptação de Histórias do Alan Moore... Editado Agosto 14, 2015 por morgoth 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
§agitariu§ 333 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 Hum...Difícil, mas vamos lá. Saint Seiya é a única obra no qual eu prefiro uma adaptaçãa do que o original. Ou seja, eu prefiro o anime clássico. Porém, apesar de eu preferir o anime, posso dizer que o mangá é uma obra melhor por explicar várias coisas que no anime ficam sem explicação. Além disso, não perdoo até hoje o que o anime fez com Shun, que virou um dependente de Ikki (sem falar na cena da Casa de Libra...tipo, custava ter feito igual ao mangá?). Além disso, tirando um ou outro filler (tipo, cavaleiro do fogo e Cristal), eu gosto mais do anime que do mangá. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 3.046 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 Simples: Mangá. O anime só é melhor nos traços (ainda mais que são dos MESTRES Araki / Himeno) e obviamente por podermos ouvir as maravilhosas OSTs do também MESTRE Yokoyama. MAS, em roteiro e em personagens, num geral, o mangá é BEM melhor. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Seiji 133 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 Vai de gosto Eu consigo ler o mangá até hoje, mas o anime clássico quando fui rever achei muito defasado. Consegui aprender a gostar do traço do Kurumada e seu estilo de narrativa. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Guinho de Libra 199 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 Sem duvidas pra mim é o Anime Classico. O manga li agora com outra visao, mas o anime assistia na Manchete a 20 e tantos anos atras... Pra mim a nostalgia fala mais alto... Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Tr! BoL4D@O 177 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 Cada obra tem seus pontos altos e baixos. Realmente o anime clássico deu uma vida no mangá. Tem mais emoção, tem várias adaptações que encorpam as lutas e a história,o fator amzidade é bem explorado. Porém, o anime clássico cometeu furos inexplicáveis, criaram fillers q descacterizaram a proposta do mangá tirando a lógica.No mangá já é mais lógico, é mais coerente, mais maduro...As partes, as cenas mais marcantes do anime são quando ela está se baseando no mangá.Por isso como enredo e lógica eu prefiro o mangá.Porém se o anime seguisse a risca o mangá, já não seria tão emocionante pq o mangá tem de a ser corrido e isso acaba broxando um pouco.Tirando os fillers, como adaptação, eu prefiro o anime.Seria perfeito um remake do clássico com mais fidelidade ao mangá, porém com varias adaptações inéditas com fillers que agreguem ao mangá sem desvirtua-lo pra dar mais vida ao enredo, os personagens num todo. Fazendo uma história perfeita e complexa como Dragon Ball, Naruto e One Peace. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cardian 14 Postado Agosto 15, 2015 Compartilhar Postado Agosto 15, 2015 O mangá é inegavelmente mais coeso que o anime. Porém, eu prefiro o anime.O anime tem seus defeitos como os cavaleiros de aço (que depois somem do nada), os cavaleiros fantasmas de borracha, o Shun fraco e dependente demais do Ikki, o protagonismo excessivo do Seiya. Porém, tem seus acertos. - Não há a ideia dos 100 filhos. A ideia do Mitsumasa Kido ter 100 filhos não me convence, nem mesmo para uma obra fictícia.- As consequências da cegueira para o Shiryu é muito mais trabalhada. Seiya e os bronzeados apreensivos esperando o resultado da cirurgia para ver se o cavaleiro de dragão voltava a enxergar, o Shiryu apreendendo a conviver cego e sua luta contra o Ohko que lhe serve de lição. No mangá, simplesmente só aparece Seiya falando que Shiryu foi para os Cinco Picos antigos cuidar de sua cegueira. - Prefiro o Albiore ao Daidalos como mestre do Shun.- Dócrates e o cavaleiro de Cristal são mais imponentes e mais importantes na trama do que muito cavaleiro de prata canônico. A única coisa que me incomoda é esses personagens não terem constelações protetoras.- A inclusão da água da vida na cura da cegueira do Shiryu.- O traço e os trajes. As V1 do anime são umas das mais belas versões das armaduras de bronze na franquia. As armaduras no mangá são mais geométricas e quadradas. - Todas as mudanças que ocorreram em Hades Santuário. Exceto uma. Prefiro a luta de Shaka contra os renegados no mangá. Talvez se o anime adaptasse fielmente essa batalha não houvesse a guerra dos saguetes x shaketes. - Gosto um pouco mais do estilo de narrativa do anime do que o do Kurumada. Alguns acontecimentos são melhores desenvolvidos no anime como a já citada cura da cegueira do Shiryu. Embora o mangá ganhe as vezes nesse quesito, como a destruição do Coliseu pelos cavaleiros de prata (o anime deixa o motivo da destruição do Coliseu bem vago).- Os prateados não aparecem tão rapidamente como no mangá. O aparecimento mais lento dos prateados, faz com que o anime tenha mais tempo de humanizar os personagens. Até é interessante o Babel descobrir que Saori é Athena e antes de morrer pedir desculpas a ela. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Yamata no Orochi 7 Postado Agosto 16, 2015 Compartilhar Postado Agosto 16, 2015 (editado) Eu prefiro o mangá,o anime teve muitas mudanças radicais,como a primeira armadura,os produtores resolveram criar uma nova por achar que a versão do mangá não oferecia nenhum proteção,a ideia do kurumada foi correta conforme o tipo da classe da armadura a proteção aumentava. não sou contra fillers,mas misturar a mitologia nórtica no anime foi um erro,apesar do anime na epoca estar alcançando o mangá,poderia ser um filler baseado na mitologia grega. Editado Agosto 16, 2015 por Ren Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.961 Postado Agosto 17, 2015 Autor Compartilhar Postado Agosto 17, 2015 Também fico na dúvida ao analisar ambas as obras. Eu preferiria, sinceramente, uma mescla de ambas. O anime tem como ponto principal a humanização dos personagens, principalmente na fase Santuário e também tem alguns fillers que encorpam ainda mais a narrativa. Além disso, não é tão corrido quanto no mangá e existe um certo 'tempo' para se trabalhar melhor alguns acontecimentos que no mangá é tudo muito rápido e dinâmico demais. No entanto, existem alguns aspectos em que eu claramente prefiro o mangá. Por exemplo, o visual das Armaduras de Bronze. Sempre achei ótima a ideia do traje sagrado de menor hierarquia no exército ser menos protegido e que, a cada restauração, as partes vão ganhando mais corpo e maior poder de resistência. No anime isso se perde, principalmente quando há a transição da v1 pra v2. Aposto que todos aqui ficaram achando wtf quando viram a "involução" dos trajes, porque a primeira versão protege, em questão de área corporal, muito mais que sua sucessora. Ou seja, pra mim, se tivesse que escolher uma, prefiro o mangá. Mas o ideal pra mim seria uma mescla bem trabalhada de ambos. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Carloss 400 Postado Agosto 19, 2015 Compartilhar Postado Agosto 19, 2015 O mangá tem o traço do Kurumada, por isso o anime é melhor.Há braço. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.961 Postado Agosto 19, 2015 Autor Compartilhar Postado Agosto 19, 2015 Ok gente, acho que está na hora de abrirmos um novo debate por aqui. Qual obra vocês acham melhor? Lost Canvas ou Next Dimension? Escolham uma e digam o porque desta ter sido selecionada! Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Tpegaso 463 Postado Agosto 19, 2015 Compartilhar Postado Agosto 19, 2015 Tu tá querendo entrar para o tópico das discussões inuteis fortemente....hahahaha Não sei se podemos colocar ND como uma obra separada do clássico, afinal é a continuação do mesmo, mas deixando de lado essa questão, obra por obra, ND ou LC, sem dúvidas LC é superior em todos os aspectos. O traço de LC é belissimo, tanto no anime quanto no mangá, inclusive acredito que o traço do anime só é superado pelos do mestre Araki. Com relação à história, LC tbm é muito superior, tá certo que ND ainda tem um caminho (longo) pela frente, mas o que apresentou até o momento no que diz respeito à roteiro é nível Omega/ SOG, e apesar de LC ter suas aberrações,cavaleiro lutando sem coração, Regulus usando a EA sozinho, e o trio protagonista aquém do clássico ( claro, considerando protagonistas os 5 bronzeados e não o Tenma de ND que consegue ser pior que o de LC), ainda é muito, mas muito superior à ND. Nd até agora só sobrevive pelo apelo nostalgico, pois se formos analisar friamente é a pior obra de SS, na pior fase de Kurumada. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyke 188 Postado Agosto 19, 2015 Compartilhar Postado Agosto 19, 2015 Lost Canvas! O lance de criar uma nova história de cavaleiros sem ficar a mercê do clássico foi ótimo na minha opinião. Achei que a Shiori acertou em cheio tanto nos visuais, no roteiro e nos personagens. Ela acabou deixando uma ponta solta com o Suikyo/Garuda mas acredito que tenha sido mais uma homenagem ao Suikyo de ND do Kurumada.Apesar de tratar da antiga guerra-santa contra Hades, o tipo de abordagem foi essencial. O santuário era unido e gerido por um Grande Mestre do bem, as missões apesar de focar nos protagonistas da vez, quase sempre mostravam as equipes e pelotões de guerra. A amizade entre Tenma e Alone junto com a Sasha foi ótimo na trama, construiu bem a história e toda a motivação do Tenma.Minha passagem favorita é quando Tenma desperta a Armadura divina contra a mãe dele, a cena que ele concede a própria alma à armadura foi foda. Next Dimension tinha tudo pra ser a coisa mais foda de Saint Seiya, talvez se seguisse um pouco a ideia do prólogo do céu. Mas novamente o Kurumada quis linkar a guerra santa anterior contra Hades (wtf???de novo Hades???) por causa do ferimento que o Seiya sofreu quando poderia ser resolvido isso de uma forma mais simples...e seguir com a história de uma forma linear.Não curti o lance de o Grande-Mestre de novo ser traidor junto com um cavaleiro dourado, mesmisse extrema, junto com uma nova subida das doze casas onde os cavaleiros de bronze de novo apanham de geral, com inserções "toscas" pra obra, vide, DT bolinha, Goldie (Leão do kaiser), Ofiúco (a ideia de um 13 cavaleiro de ouro e ainda por cima com mito de ser mais que Athena dentro do santuário é muito idiota pra mim). Por fim, eu leio ND na boa e até curto a obra pq é saint seiya, mas a cada uma dessas coisas que acontece da uma torcida de nariz. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.961 Postado Agosto 20, 2015 Autor Compartilhar Postado Agosto 20, 2015 Também prefiro Lost Canvas. Next Dimension hoje tem 9 volumes e uma trama que pouco caminhou até aqui. Apesar de ter elementos novos e que agregam a mitologia da série, infelizmente acho que, como uma trama, não convence. Basicamente todo o plot do passado é idêntico ao da Guerra Santa contra Hades em 1990 e o fato de, até o momento, todos os traidores que assim se apresentaram serem das mesmas constelações que as do clássico não ajudam muito. Fora os repetidos guidões (Homenagens -n) que fazem parecer que estou relendo aquele mangá clássico e não uma continuação do mesmo. Lost Canvas, apesar de ter também seus inúmeros defeitos, acho que pra mim tem um saldo bem maior. Shiori desenvolveu todos os seus personagens, desde os Cavaleiros de Ouro (Que de clones só mesmo a aparência...) como também os Espectros, além de apresentar, pra mim, o melhor vilão da franquia (Alone) e de ter a história mais amarradinha e fechadinha que há em Saint Seiya. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Yamata no Orochi 7 Postado Agosto 20, 2015 Compartilhar Postado Agosto 20, 2015 Prefiro Next Dimension!apesar de estar longe de ser concluido é a verdeira continuação de Saint Seiya,Lost Canvas sempre vai ser Spin Off apesar da história ser boa e o traço do mangá ser lindo,foi muito fácil para a Shiori pegar um material pronto que estava parado a mais de uma decada e desenvolver algo em cima,copiar é fácil,criar algo novo do zero que é difícil. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.961 Postado Agosto 20, 2015 Autor Compartilhar Postado Agosto 20, 2015 Prefiro Next Dimension!apesar de estar longe de ser concluido é a verdeira continuação de Saint Seiya,Lost Canvas sempre vai ser Spin Off apesar da história ser boa e o traço do mangá ser lindo,foi muito fácil para a Shiori pegar um material pronto que estava parado a mais de uma decada e desenvolver algo em cima,copiar é fácil,criar algo novo do zero que é difícil.Mas o que. Chamar Lost Canvas de cópia e ignorar as óbvias reciclagens de Next Dimension só porque é a continuação canônica fica difícil... Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.