Ir para conteúdo

[Anime da vez] - Fruits Basket

Posts Recomendados

Assisti o 18.

Adorei. Eu amo a Hana. E o irmão dela também é sensacional. Eu gostei muito que o episódio foi naquele estilo de filme de terror mostrado pela camera de algum dos personagens, tipo a Bruxa de Blair, só deixou tudo mais engraçado. O fanclube do Yuki é um bom alívio cômico também, ri bastante com a "No.2" feliz de não ter sido chamado pelo nome.

Ah, eu sinceramente acho que Hana e Tohru formariam um casal bem interessante, mas até onde sei FB não é shoujo-ai então baixíssima probabilidade.

EDIT:

Assisti o 19.

Gostei. Foi legal ver o Kyo se virando pra fazer algo pra Tohru melhorar e gostei muito da conversa entre os dois. Apesar dela possuir mais cenas de "tensão" com o Yuki, acho as cenas dela com o Kyo mais interessantes. Não sei, pra mim a Tohru e o Kyo constroem muito mais uma relação juntos enquanto o relacionamento dela com o Yuki parece partir de um ponto no qual o Yuki sempre esteve "acima" dela, no sentido de ser idealizado pro ela (mas eu ainda acho a Hana melhor que qualquer um dos dois). O Momiji falando que ia ficar no lugar dela no trabalho foi bem divertido. E apesar de ser por pouquinho tempo, gostei do Hatori e a Kisa também aparecerem no episódio.

Editado por LGG
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Fruits Basket フルーツバスケット, (Furūtsu Basuketto) http://3.bp.blogspot.com/-Silmc1YmK8c/UFXM09HBtQI/AAAAAAAAA5M/QQfKB03xvK8/s1600/wp-furuba.jpg Fruits Basket é um anime baseado no mangá de mesmo nome

Reassisti hoje o episódio um e ele é muito fofo e bem introdutório. Como comentaram o anime oscila muito entre o drama e a comédia, no entanto posso garantir que isso é bem dosado.   Os personagens sã

LGG acabei de rever o quatro e não me recordava que a Kagura também tinha esse pensamento mais 'machista'. Eu gosto muito dela, de verdade, mas ela tem a mesma visão de afazeres de casa, sonho de casa

Episódio 17

Olha... pelo menos para o meu gosto, esse foi um dos, senão o episódio mais chato até aqui. A Kisa pode até se mostrar como uma boa personagem mais adiante, conforme mais informações sobre ela possam vir a surgir e tudo o mais. Mas do que foi mostrado até aqui, a achei totalmente sem sal. Primeiro que, como alguns sabem, não tenho paciência para crianças kawaii animescas. Segundo que achei a história dela fraca, e o fato dela ter deixado de falar por conta disso não ajudou em nada - pelo contrário, não achei convincentes os motivos alegados.

O outro ponto é como a LGG e o Sagittarius já disseram: mesmo para os padrões de Fruits Basket, o comportamento da Tohru foi bem forçado. Apesar disso, ainda assim o desfecho do episódio foi bonito, e acabou salvando o restante. Principalmente quando Haru abraçou a Kisa.

Pelo que entendi seriam todos, mas o Shigure tem cabelo normal...

Não sei como estava na legenda que vc viu, mas na que vi é mencionado que são alguns cabelos que ficam com aspectos distintos, e não todos.

Episódio 18

Caras, gostei muito do episódio. O objetivo dele todo no fim das contas foi desenvolver a Hana, e todos sabemos que um foco na Hana sempre cairá bem (embora tenha me feito criar expectativas por um foco na Uotani, que faz mais o tipo de personagens femininas que curto em animes).

Ele foi todo bem experimental da parte dos produtores. Tivemos o clássico recurso de mostrar uma cena e cortá-la com um "4 horas antes...", tivemos recursos 3D, tivemos visão em primeira pessoa, enfim... Até a vinheta de intervalo foi diferente, com a cabeça da presidente das fãs ficando entalada ali hehe.

Em termos do que aconteceu, até que ficou um certo suspense mesmo, embora eu tenha achado que íam tentar nos dar um susto quando as meninas subiram as escadas e tal. Mas não teve nada de mais.

Conhecemos o irmão menor da Hana, que possui o "poder" (ainda veremos no que isso pode dar) de amaldiçoar qualquer um, apenas pronunciando o nome da pessoa. O fã clube do Yuki está ali apenas como alívio cômico, e nesse aspecto até que dá certo. Não tem como levá-las minimamente a sério como personagens, já que a própria ideia do fã clube (que tem mais da metade dos alunos do colégio como membros), e que funciona como uma espécie de seita já é absurda por si só.

O final foi bem intrigante, já que deixou bem explícito um interesse amoroso da Hana pela Tohru, e fez a garota se questionar a respeito de agir de forma egoísta, indo atrás do que seu coração manda, ou não. Isso abre um bom leque de possibilidades para momentos dramáticos mais à frente.

Bom, por enquanto é isso. Hoje verei o 19, e amanhã venho comentar!

Editado por Bizzy
Link para o post

Assisti o 20 (se alguém não viu, eu comentei sobre o 19 no meu último post) .

Ah, eu não consigo gostar muito do Ayame, principalmente quando aparece ele com o Yuki, o Kyo e/ou Tohru. Quando ele aparece com o Hatori e/ou o Shigure, até vai, porque ele tem outro tipo de interação com eles. Eu achei o episódio, no geral, meio chato por causa disso. Mesmo no momento que ele se abre com o Yuki e tal, sei lá, não gostei tanto. Mas, bom, pelo menos deu pra entender um pouco mais do relacionamento que eles têm.

Editado por LGG
Link para o post

Episódio 19

Frase do episódio:

"Parece que estou ficando cada dia mais boba..." - HONDA, Tohru.

Brincadeiras a parte (concordo com você, Tohru), curti bastante a parte do episódio focada nela e no Kyo. Acho que, apesar do jeitão do Kyo, os dois tem uma química bem mais interessante do que quando ela está interagindo com o Yuki. Foi legal também o Kyo ter se forçado a preparar uma sopa de alho, que detesta, para que Tohru melhorasse. Usou máscara e tudo heheh. E ainda por cima foi alho roubado da plantação do Yuki.

Bem, a esta altura já estou em dúvidas quanto a Yuki acabar sendo o que ficará com Tohru no fim das contas. Kyo vem crescendo na trama, e isso tem me agradado bastante (mas se ele acabasse com a Uotani eu acharia foda também XD ).

Hatori sempre me agrada quando dá as caras, e Shigure continua como o eterno personagem suporte, acompanhando o crescimento dos outros e tudo o mais. A esta altura já desencanei de esperar um foco maior nele. Se vier, será uma surpresa. Momiji e Kisa tiveram participações discretas no episódio, mas que foram bacanas (principalmente Momiji).

Link para o post

Episódio 21.

Ahh, de novo a Tohru sendo surrealisticamente paciente com tudo. Esse tipo de personagem é bem irritante. Achei o episódio meio chato, não gostei muito do Hiro também, embora a história dele seja bem tensa. O Akito parece que quer estragar a vida de todo mundo. Já tá chegando perto do final do anime, espero que mostrem um pouco mais dele porque tenho muita curiosidade com relação ao Akito, muita mesmo.

Editado por LGG
Link para o post

Olá pessoal! Depois de uma semana de provas, finalmente tive tempo pra voltar a ver FB.

Episódio 19

Um episódio bem simples, só mostrando a Tohru doente. Mas, achei que foi muito legal esse foco na relação do Kyo e da Tohru. Ele preparando comida pra ela e usando alho, que ele odeia, só pra vê-la melhor. Com esse episódio, minha opinião de que ela fica com o Kyo ganhou mais força (pobre Kagura). Tirando essa ótima interação entre os dois, achei muito legal o Momiji trabalhando no lugar dela. E a aparição do Hatori é sempre legal de se ver.

Episódio 20

Se no episódio anterior tivemos o foco na relação de Tohru e Kyo, dessa vez temos uma melhor exploração de Tohru e Yuki. Eles vão visitar a loja do Ayame, a qual eu realmente queria conhecer e que também pensei que fosse ser um Sex Shop. Bom, como eu acho o Ayame um personagem bem legal, gostei muito do episódio. Os momentos dele são bem engraçados, especialmente suas interações desajeitadas com o Yuki. No mais, tivemos um pouco de Tohru e Yuki, pra compensar o episódio passado, mas mesmo com isso não consigo sentir a mesmo a química entre os dois, que entre ela e Kyo. Me parece que Yuki vê ela mais como um familiar que ele não teve, ou alguém pra ajudá-lo a superar os traumas do passado. E até gostei do momento do Ayame com o Yuki no fim, mas como sempre, Ayame acaba estragando tudo com seu jeito.

Episódio 21

E tivemos mais um membro do grupo dos 12! Eu pensei que fosse o garoto do macaco, mas era o bode. Não gostei do Hiro nem um pouco. Ok, a história dele é terrível, e nos explicou um pouco melhor o porque de a Kisa ser assim, mas mesmo assim não consegui gostar do jeito arrogante dele. Além disso, como a LGG disse, mais uma vez a Tohru está sendo paciente demais com tudo! Não consigo gostar desse jeito dela. Enfim, gostei do episódio, e por mais que o Hiro tenha se retratado um pouco no fim, ainda não gostei dele. Vamos ver se ele melhora de agora em diante.

Episódio 22

Episódio bem sem graça. Talvez o mais sem graça até aqui. O foco, mais uma vez, foi no fã-clube do Yuki, mas dessa vez foi menos focado na comédia. Não consigo gostar delas, pra mim são todas sem graça. Sem falar que sempre acho muito estranho esses grupos de garotas em adoração por um garoto...me pergunto se algo assim existe realmente no Japão. De resto, foi um episódio simples, no qual tivemos desenvolvimento da presidente do clube, a qual provavelmente não terá muita importância na obra.

Link para o post
Tava esperando pra ver se alguém postava hoje, pra não ter que editar muita coisa no meu post anterior nem fazer post duplo. Enfim, assisti o 22. No feriado eu assistiria o 23 e o 24, mas como vou ficar fora já adiantei os dois também.

Episódio 22.

Aao contrário do Sagitarius, gostei desse episódio. Achei bem legal um episódio meio que sem a Tohru e gostei muito de terem trabalhado o fã-clube do Yuki, mostrando elas como algo um pouco além de personagens que aparecem como alívio cômico. Não esperava essa abordagem. Acho que, ao contrário do pessoal, não me incomodo tanto com elas.

Eu gostei da Minagawa. Eu gostei muito como ela assume certos defeitos dela (apesar de achar o que ela pensa sobre ela mesma meio auto-estima bem baixa) e, sei lá, gostei do final. No fim, ela é uma garota bem comum, não tem nada de muito absurdo nela. Talvez ela seja muito infantil a obsessão dela pelo Yuki, mas sei lá, eu também fazia coisa babaca quando era adolescente, não sei se dá pra cobrar tanta maturidade. Acho que ela mostrou ser alguém que, apesar de ainda imatura, está crescendo como pessoa (de um jeito, pra mim, mais crível que a Tohru). Mas, né, provavelmente não aparece mais.

Episódio 23.

Ah, gostei. Curti o Rin, me diverti muito com os momentos em que ele pedia desculpas, por algum motivo me diverti mais com ele fazendo isso do que com os episódios que a mãe dele aparece fazendo a mesma coisa. Talvez seja porque, do que lembro, a postura dele é um pouco mais exagerada. Mas enfim, gostei tanto dele quanto da história e achei bem legal que até a esse comportamento de pedir desculpas de forma exagerada foi dado um sentido.

Episódio 24.

Caramba, que episódio interessante. Gostei muito da tensão, gostei muito da comparação entre o Kyo quando era criança e agora. Fiquei curiosa sobre como vai se desenrolar tudo isso. Imagino que não só o próximo episódio, mas o seguinte também vão ser sobre essa questão do Kyo, que, espero, envolva a relação dele com o Yuki e "fechar" a série. Queria também mais do Akito mas não sei se apostaria muito nisso agora.

Agora meio em off, já que o prazo tecnicamente termina semana que vem, uma pena que só quatro pessoas estejam de fato participando (não tô contando o Mark como participante nesse caso porque, como sorteado, ele não tinha obrigação de rever o anime, embora ache super bacana da parte dele fazer isso XD ). Não sei se é porque é um shoujo ou se a galera não teve pique mesmo. Uma pena, porque, quanto mais gente melhor, já que cada um tem referências diferentes e tal, aí enriqueceria mais a discussão. Não que esteja ruim por não ter tanta gente, pelo contrário, até tivemos umas polêmicas interessantes aí. Ah, e se alguém me achou meio agressiva nessas discussões, sei lá, eu peço desculpas. Tem certas coisas que pra mim são bem importantes dizer, mas eu não sei como as coisas acabam soando, ainda mais pela internet, onde não dá pra saber o tom no qual as pessoas falam e tal.

Link para o post

Nossa, vcs já no 22 (Sagittarius) e 24 (LGG), e eu vindo comentar o...

Episódio 20 /lua

Bom, foi um episódio bem "nota 6". Eu gosto do Ayame, mas ele é muito, MUITO exagerado, ainda que dentro de um estereótipo animesco bem típico e tal. Mas tenho chovido muito no molhado ao adjetivar momentos e personagens como "exagerados", já que está bem claro que ser exagerado é o que faz Fruits Basket ser como é.

Uma coisa que tem me incomodado ao longo da série, mesmo que de leve, e que nesse episódio chegou a um ponto que eu TIVE que comentar aqui, é a trilha sonora. Música vai muito de gosto, mas eu, sinceramente, acho bem sem sal. Em alguns momentos até incômoda (no ep. 20 em alguns momentos me peguei incomodado).

Para não ser tão amargo, falarei de coisas boas também. Bem interessante o fato de Ayame ter sido tão diferente em sua juventude, a ponto de rejeitar friamente Yuki e não estar nem ai. Curioso como isso contrasta com o quanto se reaproximar de seu irmão se tornou algo importante para ele, agora. Ambos conseguiram ter um momento a sós aonde finalmente a conversa saiu daquela coisa caricata... Por alguns instantes apenas, claro. Mas foi bom ver uma evolução na relação entre eles.

Ah, as vinhetas com a Okami (acho que era isso) foram ÓTIMAS! Hahahaha XD ri demais, principalmente na terceira vez. Ela apareceu, ai eu pensando "putz, de novo?" ai ela "Me desculpe! Eu apareci de novo!!!" hahahaha ri alto aqui.

Bem, por ora é só. Vou tentar me aproximar de vocês dois, mas a tendência é que terminem antes de mim, mesmo.

Agora meio em off, já que o prazo tecnicamente termina semana que vem, uma pena que só quatro pessoas estejam de fato participando (não tô contando o Mark como participante nesse caso porque, como sorteado, ele não tinha obrigação de rever o anime, embora ache super bacana da parte dele fazer isso XD ). Não sei se é porque é um shoujo ou se a galera não teve pique mesmo. Uma pena, porque, quanto mais gente melhor, já que cada um tem referências diferentes e tal, aí enriqueceria mais a discussão. Não que esteja ruim por não ter tanta gente, pelo contrário, até tivemos umas polêmicas interessantes aí. Ah, e se alguém me achou meio agressiva nessas discussões, sei lá, eu peço desculpas. Tem certas coisas que pra mim são bem importantes dizer, mas eu não sei como as coisas acabam soando, ainda mais pela internet, onde não dá pra saber o tom no qual as pessoas falam e tal.

Pelo menos da minha parte, de boa. Debates, do ponto de vista de troca de ideias e exposições de pontos de vista distintos, sempre serão bem vindos. Chato é quando descamba para o desrespeito, ou quando um dos lados parte para a grosseria porque não aceita ouvir nada diferente de sua opinião. Quando vamos debater algo, temos que estar abertos à possibilidade de talvez não estarmos tão certos quanto pensamos estar, senão não é debate, e sim imposição de opinião.

Achei de boa os debates que tivemos ao longo do anime. E isso até ajuda a movimentar, para não ficar só naquela de cada um fazer sua resenha do episódio e fim. Ter um pouco de interação ajuda bastante a tornar essa nossa iniciativa aqui mais animada!

Editado por Bizzy
Link para o post

Eu ia esperar pra ver esse episódio, mas... o final do 24 me deixou tão curiosa que acabei assistindo. /tim

Episódio 25

Caramba, Akito não perdoa ninguém, né? Ainda faz essas sacanagens totalmente de graça. Achei que aquela cena com a Tohru iria se extender, mas ele foi embora logo, graças ao Kazuma. E a Tohru tomando na cara quieta (eu tava ali torcendo em vão pra ela fazer ou falar alguma coisa).
Adorei a história do Kyo e do Kazuma, de verdade. Eu achei esse episódio muito bom, bem acima do que vinha sido apresentado... até o momento da Hana e a Uotani encontrando a Tohru. Ah, aquele trecho foi muito forçado e excessivamente dramático. Eu entendo que o Akito "destruiu" a Tohru mas, ah, não deu pra mim, parecia aqueles drama de novela mexicana do SBT.
Dá pra ter uma ideia de como vai terminar, mas, bom, vamos ver como tudo se desenrola.
Editado por LGG
Link para o post
Bom, vamos a mais um comentário de uma leva de episódios. Dessa vez, assisti até o 20.

comentário geral e bem curtinho pois estou meio sem tempo:

Que gracinha o Tigre *_*! E como quase toda história do anime, a dela é bem triste! E posso até dizer: Bem palusível a história dela! E como sempre, a Tohru e sua habilidade única de "curar feridas" das pessoas conseguiu ajudá-la a superar suas dificuldades, ao menos um pouco

Não adianta! Não acho nem um pouco legal o fã-clube do Yuki! É a parte menos engraçada de todo o anime! Sério...

E a abertura, que eu curtia no início, me cansou! Agora sempre pulo! hahaha

Achei o episódio da nota baixa da Tohru bem, mas bem forçado mesmo! Muito exagero! Essa coisa dela ficar sempre falando que é idiota, burra, blablabla foi usada demais nesse episódio!

Mais uma vez, não vejo graça no irmão do Yuki! haha

Acho o personagem em si um porre! Sem contar que aquela Okami da pousada é muito chata também! Não vejo graça nenhuma quando ela fica aparecendo. O episódio que o Yuki vai pra loja do irmão só foi interessante pois aos poucos parece que o Yuki está aceitando o irmão. E sabendo que o irmão dele se sente arrependido de verdade por tudo que aconteceu antes e tudo mais. Isso é bem legal.

Editado por Tas
Link para o post

Assisti o último episódio. Vou por a minha impressão dele e aí fazer um comentário sobre tudo.

Episódio 26

Tivemos meio que a oficialização de um casal, o que é bem mais que eu esperava. Enfim, a Tohru teve bastante coragem de querer ir ver o Akito e foi uma das poucas coisas que ela fez que eu achei bem legais. Mas, aquele discurso dela com o Akito batendo nela, puts, não, apenas não. Não é isso se fala pra um maluco abusivo assim. “Estou feliz de ter te conhecido”??? Ah, pára. Mas, bom, gostei do Hatori não ter apagado a memória dela e tal.

O Shigure diz que o Akito é o “centro” da maldição e o Akito diz que é graças a ele que todos podem viver ou algo assim... Então, ele é o deus mesmo?

Comentário final (ficou bem longo):

No geral, achei Fruits Basket bem ok. Tem momentos muito bons, mas contrabanceados por momentos bem ruins. Mas, no geral, é tudo bem morno. É engraçadinho, fora uma ou outra sacada muito boa, não vai muito além disso, mas entretém.

A idéia original é dar uma nota. Eu tenho um pouco de dificuldade de dar nota ao que não esteja em um dos extremos. Então, vou usar outro parâmetro pra isso: vou dizer se eu recomendaria ou não FB pra alguém:

Eu procurei e vi que FB foi publicado na HanaYume, que tem um público-alvo de adolescentes (adolescência é meio difícil de definir mas geralmente se referem ao pessoal entre uns 12 e 18 anos), o que ao longo da série é bem óbvio, mas é bom ter os dados pra não falar besteira. Baseada no anime, eu não recomendaria pra esse público. Fruits Basket reforça muita coisa que eu não acho bom de exemplo pra gente dessa faixa etária (pessoal mais velho, a partir de uns 16~17, talvez até consiga levar de boa). Não é nenhum fim de mundo mas acho que mesmo em algo tão cheio de coisa errada quanto a indústria japonesa de entretenimento, existem referências melhores. A Tohru me incomoda demais por ser tão claramente a referência de mulher ideal da obra, ao ponto de ela ser muito pouco crível como possível pessoa. São pouquíssimos os momentos que ela não tá feliz e sendo hiper compreensiva com tudo, mesmo nos últimos episódios, em que ela fica arrasada pelo que o Akito fala sobre ela, tipo, ela não fica irritada porque ele tá sendo um completo babaca, ela fica devastada porque ela não pertence àquele lugar (ou pelo menos é isso que ele quer que ela pense). Mesmo sendo compreensível, eu ainda acho uma reação muito passiva mesmo e, sério, pra uma garota que consegue ter forças pra enfrentar a perda dos pais, principalmente da mãe, e também conviver, ao menos por um tempo, aqueles tios horríveis, não conseguir reagir ao Akito e ficar lá só chorando na chuva na frente da lápide da mãe pra mim parece falta de coerência da personagem [e da realidade]. É uma reação MUITO passiva e pra mim vai muito na linha de “a boa garota não revida, só vai sofrer longe dos outros” e é péssimo ensinar isso ainda mais como reação de situação de violência (o Akito é muito abusivo com ela, principalmente no último episódio). Sem brincadeira, tirando esse finalzinho, se eu tivesse meus 14 anos, eu provavelmente me sentiria muito errada por não ser tão “domesticada” como ela, mesmo ela sendo bem artificial. Acho toda essa idealização dela horrível, mas o problema mesmo é que ela é o único modelo (ao menos no anime). Apesar de outras garotas/mulheres aparecerem, o protagonismo da Tohru é muito maior que a participação de qualquer outra personagem, mesmo das amigas dela, que são, dentre as outras, as que mais aparecem. Todas ficam muito apagadas perto da Tohru. Não é que nem, sei lá, Sailor Moon, onde existe uma protagonista mas outras personagens mulheres aparecem o suficiente pro espectador (em especial, as espectadoras) ter diversos modelos de mulheres pra poderem se identificar, concordar, discordar, etc. A Tohru é muito fora de realidade, surrealisticamente bem encaixada no papel social feminino e muito a única garota que realmente importa da história. Fora isso, tem outras coisas que não acho bons exemplos. Duas delas já falei durante os episódios, que é o fato de as tarefas domésticas serem feitas pelas garotas (só são feitas pelos garotos em condições extraordinárias, tipo a Tohru doente) e a tripla jornada da Tohru (que ela incrivelmente aguenta super bem-humorada sempre). Outra que me lembro agora é o fato de o Shigure por vezes (principalmente no episódio que as amigas da Tohru vão na casa dele) deixar claro, sem muito medo, a tara por garotas menores de idade (e pra mim sempre foi sempre claro pela postura que ele era bem mais velho que o resto). Não é Masterchef Jr. ou mangá de Sakura Cata Cartas, até porque ele não toma iniciativa real (amém), mas não acho nada legal isso sair tão natural, ainda mais pra um público jovem, frequentemente cheio de fantasias com pessoas mais velhas. Depois, ainda bem, isso meio que para e ele fica só provocando daquela moça lá, o que acho não acho tão legal também, mas "menos pior" que tarar adolescentes. Não é que a série não tenha nada de bom, existem bons exemplos também (Hana, que deixa a série um pouco menos heteronormativa e o Momiji, que é meio genderbender, p.e., são ótimos quando aparecem) e também os principais ships não incluírem relacionamentos abusivos, mas acho que precisa de um pouco de maturidade pra não sair engolindo qualquer coisa.

Já pra pessoas mais velhas, bom, eu conheço shoujos e mahou shoujos (coloco junto porque o público-alvo, no geral, é parecido e a vida normal das personagens, incluindo a romantica, é bastante abordada) que considero melhores e viriam primeiro na minha cabeça meio que naturalmente, mas sim, recomendaria. Como já disse, considero FB bem "na média" como obra, mas pensando mais no gênero shoujo em específico, é meio difícil achar coisa realmente boa e mais difícil ainda achar coisa que não seja problemática em algum nível (mahou shoujo geralmente se sai um pouco melhor). Aí, considero FB bem melhor, menos problemático e mais tranquilo de assistir que muito shoujo, inclusive uns famosão aí (Itazura na Kiss que o diga) e penso que seria uma porta de entrada bacana pra quem quer saber mais do gênero e não quer passar vontade de pular da janela assistindo as coisas (às vezes, entre shoujo e shounen, eu não sei bem dizer qual é pior retratando mulheres) .

Enfim, a ideia inicial do Tas era a gente ir comentando os episódios e quem assistiu dá seu “parecer final” e tal, mas eu acho que seria bacana se o Mark também falasse um pouco do que ele achou da coisa toda, das expectativas que ele tinha, sei lá, o que ele quisesse falar sobre. Acho que seria uma troca legal ele também dizer como foi a experiência dele, a coisa fica muito só na gente assistindo e comentando, aí a pessoa que recomendou talvez fique numa posição meio chata, de talvez não ter a mesma possibilidade de participação ou de não ter a mesma graça participar tanto já que ele já tinha visto, tinha que segurar os spoilers e tal. É que achei que a partir de um momento, ficou só nós que estávamos assistindo comentando aqui, aí não sei se não tava legal pra ele. Enfim, só uma sugestão, né, se não quiser falar, não precisa, ninguém é obrigado a ser expor.

É isso. Perdão o post ter ficado tão longo.

Link para o post

O prazo é amanhã, então vamos correr pra terminar isso.

Episódio 23

Gostei do episódio. Achei Ritsu bem mais legal que os seus pais, e gostei muito de ter sido explicado o porque da atitude deles. Mas ainda acho estranho como a Tohru consegue compreender e ajudar tudo e todos, mesmo não percebendo o que faz. OK, dessa vez foi feito de forma mais natural, mas mesmo assim acho isso estranho.

Episódio 24

E voltamos pro drama. Tivemos um episódio mostrando mais do passado do Kyo e tivemos a introdução do Kazuma, que foi um personagem que gostei. É estranho ver o Kyo sendo tão natural sem ser com a Tohru, mas gostei das cenas dele com o Kazuma. A presença de Kagura sempre garante boas cenas também. Quanto a Akito, apesar dele ter essa obsessão com os membros do zodíaco, parece que ela é mais forte pelo Yuki. Bom, essa história ainda deve se desenrolar pelos próximos episódios.

Acho que mais tarde comento os 2 últimos.

Link para o post
Bom, vamos a mais um comentário de uma leva de episódios. Dessa vez, assisti até o fim.

Agora um comentário geral:

Episódio 21

Puta merda, mas essa ovelha é chata pra bosta! haha! Tá, ele teve uma vida em que coisas tristes aconteceram(como todos do anime), mas a chatice dele não me deixa compadecer de sua dor! heheheheeh

Mas o tigre compensa! Que gracinha!

E até agora, o Akito só tem sido um filho da puta, nada mais! Esperando para que ele apareça mais para eu poder entender algo dele!

E a Tohru fala umas poucas palavras e resolve o problema de todo mundo! rs

Episódio 22

E vem um episódio com o fã clube do Yuki...ZZZzzzZZZZzzz

Eles tentaram colocar mais profundidade a personagem da presidente do fã-clube, mas, novamente, não conseguiu me comover ou fazer eu me preocupar! Achei desnecessário!

Episódio 23

Acho que estou muito amargo(igual o Carlos)! Não vi graça nenhuma no filho da Okami também! É só ela mais exagerada nas reações! hahahaha

Achei divertido ele ser o macaco, e estou começando a achar o Hattori legal, ao contrário do início!

Episódio 24

Eu adoro a Kagura! acho muito divertido as mudanças de "humor" dela! hahaahahaha

E Mais uma mistéiro surge! E dessa vez, um mistério do Kyo, de sua verdadeira forma! Super empolgado esperando pra saber o que será! Já imagino, mas quero confirmar tudo!

Episódio 25

CACETE! que forma bizarra essa real do Kyo! haha

E esse Akito é um grandessíssimo filho da uma egua! E claro que um episódio assim, mais pesado, tinha que ser em meio a chuva! Uma coisa que me agrada muito! hehe

E outra coisa que me agradou demais nesse episódio: Finalmente o Shigure sério, sentimental, triste e principalmente, muito humano! Que cena foda ele falando para o Tohru parar, que ele estava sofrendo e só ia sofrer mais! Caramba!

A Kagura percebendo que não é "boa o suficiente" para o Kyo foi bem legal também. E perceber o seu sofrimento me deu uma angústia bem palpável! Perceber que na verdade, ela está meio que abrindo mão do Kyo e tudo mais!

E uma das coisas que eu mais aguardava aconteceu, o Yuki finalmente foi atrás do Kyo!

Saber mais sobre a vida do Lyo e de seu mestre, entender um pouco do sofrimento do Kyo e o motivo do mestre te-lo adotado foi uma coisa interessante também!

O final do episódio, com as duas amigas, foi meio forçado, mas foi bem triste. Mostrando o quando elas se importam com ela, mas como são diferentes!

Episódio 26, o derradeiro!

Ainda não sei o que dizer! Só consigo sentir! Ainda estou digerindo esse último episódio, então só devo falar mais sobre ele amnhã ou depois, no meu comentário final! hehe

Só tenho um comentário a fazer: Não é atoa que a Tohru era zoada e deixada de lado quando era menor! O cara lá, batendo nela, e ela dizendo que estava feliz de conhecer ele?! Poxa! Totalmente sem sentido! A Tohru nunca foi crível, mas nesse último episódio....ficou pior!

Estou em uma época bem complicada na faculdade! Muitos trabalhos e provas, já que o final do semestre se aproxima! Nas últimas semanas não consegui participar direito e só dei comentário esdrúxulo. Amanhã dou um comentário geral sobre o que eu achei e exponho algumas opiniões que acho relevantes sobre todo o anime!

Gostei muito das poucas discussões que rolaram, e espero que isso aconteça mais com o tempo!

Gostaria também de saber, agora que terminei, qual a opinião do Dih sobre o anime e sobre o que ele esperava que achássemos, assim como a LGG sugeriu!

Link para o post

E pra terminar:

Episódio 25

Gente, que forma bizarra essa forma original do gato! Cada vez tenho mais certeza que o gato foi o que mais se deu mal nessa maldição. Tirando isso, achei muito exagerada essa reação da Tohru, chegando a ponto de vomitar por ter visto essa forma. Sei que tem muita gente com estômago fraco, mas ela aguentou tanta coisa ao longo do anime, pra agora acontecer isso...ainda mais pelo fato dela ter ido pro túmulo da mãe chorar depois disso.

Sobre Akito, ele é um grandessíssimo sádico, que prece adorar fazer mal a todos. Não consigo ir com a cara dele. Vou buscar o mangá depois pra ver o resto da sua história e ver se ele tem algum motivo pra isso.

O resto do episódio, gostei de ver mais sobre o passado do Kyo (que, a propósito, é muito bonitinho quando criança). E, assim como todos, achei a cena final dela com as amigas algo bem exagerado e forçado.

Episódio 26

E chegamos ao fim. E não é que gostei da forma como a história do Kyo foi resolvida no final? Não foi tão simples como "te aceito como você é". A Tohru disse que sim, tinha medo daquela forma dele, mas que queria viver com ele mesmo assim. Foi bem legal; ainda mais por parecer confirmar, ou ao menos dar mais força ao casal Tohru e Kyo. Também gostei da cena de despedida do Kyo e do Kazuma.

Maaaaaaaassssss, tivemos a segunda parte do episódio...esse episódio foi o cúmulo da personalidade não-crível da Tohru. cara batendo nela e ela dizendo que se sente feliz por ter conhecido ele, falando como ele deve ter tido uma vida difícil e blá-blá-blá. Não gente...não dá pra você engolir isso.

Enfim, agora que acabou, vou ver se acho o mangá pra ver como a história vai até o fim. E ainda acabou sem aparecerem o Galo e o Cavalo!

Link para o post

Episódio 21

Um dos, senão o mais fraco até aqui na minha opinião. Quem acompanhou meus comentários já sabe da minha opinião sobre a Kisa, e haver um outro personagem que é uma extensão dela na história não ajudou nem um pouco. Hiro é bem xarope. Mesmo para os meus padrões, que são de alguém que não suporta crianças em animes em 99% dos casos, ele passou dos limites.

Mas amenizou o fato de que, ao menos no arco abordado pelos 26 episódios do anime, ele tenha sido irrelevante. Provavelmente no mangá ele é mais trabalhado, mas não vejo muito para lapidar ali.

De qualquer forma, bonitinho o final com ele lá querendo ser o príncipe da Kisa.

Episódio 22

E chegamos a mais um episódio focado no fã-clube do Yuki. Jamais esperaria por DOIS episódios dedicados inteiramente a isso. Mas achei este interessante, ao contrário do que vi que alguns de vocês disseram.

Não sei se todo mundo aqui já se apaixonou em algum momento de forma tão intensa a agir como ela age: querendo aproveitar ao máximo cada uma das raras chances de falar com a pessoa amada, sem ter a menor ideia do que dizer e ao mesmo tempo querendo dizer tudo. É uma confusão tão imensa de pensamentos e sentimentos, que isso gera uma ansiedade absurda. Acabamos gaguejando, escolhendo as piores palavras, suando frio, e no final ficamos com uma sensação de que estragamos tudo. Sei lá, eu já passei por isso e me projetei naquela cena de tal forma que não pude deixar de me importar com a presidente do fã-clube.

Ela tem falhas, reconhece as falhas, mas ainda assim não desistirá. Sinceramente, ela me pareceu uma pessoa bem mais humana e interessante (tirando as "preces" do fã-clube, que são momentos caricaturizados) do que a Tohru. O episódio para mim foi bem bacana mesmo.

Episódio 23

Finalmente surge Ritsu, o macaco, que havia sido mencionado vários episódios atrás pela Okami. Assim que a Tohru diz que "ela" era bonita e o Shigure dá uma olhadinha de canto já deu para perceber o que estava rolando hehehe. Bem comum em animes ter esse personagem que "fecha" sua identidade, se vestindo com roupas do sexo oposto.

De qualquer forma, jamais esperaria que as crises de gomennasai seriam explicadas no anime. Bem surpreendente haver um background para isso hahahah. Mas gostei. Foi um episódio ok, vai. Nem bom, nem ruim.

Sobre a Tohru, falarei mais no meu comentário final da série, mas já venho dizendo há vááários episódios: não adianta nos incomodarmos com a postura dela. Fruis Basket já deixou claro logo em seu início que ela seria desta forma e agiria exatamente como agiu durante toda a história. É mais fácil fazer uma vista grossa do que nos queixarmos do jeito dela episódio a episódio.

(E não deixem esse meu comentário enganá-los: não aguento a personagem.)

Episódio 24

Finalmente chegou o momento tão aguardado: a história se voltou à maldição do gato. Engraçado como isso foi tão alardeado nos primeiros episódios e depois desapareceu.

De qualquer forma, foi tudo muito bacana. Aprendi a gostar da Kagura com o tempo, e agora já shippo mais o Kyo com ela do que com a Tohru (ela que fique com o Yuki... A chatice dos dois combina perfeitamente). A saída da Kagura com o Kyo para o mercado foi um momento bem bacana do anime, alterando um pouco de drama, de humor, e incrementando o background da relação dos dois.

Surge Kazuma, que logo de cara já imaginei ser mesmo o mestre de quem o Kyo tanto falava. Gostei bastante do personagem e de como foi desenvolvida a relação de pai e filho que tem com Kyo (que aliás, muda completamente quando está a sós com seu mestre, largando mão daquela marra toda).

E na reta final as coisas adquiriram um contorno de tensão e drama como nenhuma vez a história havia tido até então. Aquela cena toda da chuva, com Kazuma face a face com Kyo, e Kagura, Yuki e Shigure observando de dentro da casa... Foi tudo muito bem construído. Ah, e como não poderia deixar de ser, este foi o melhor cliffhanger de episódios do anime inteiro.

Episódio 25

A forma vingativa do gato é realmente do jeito que prometia ser: medonha e assustadora (e, segundo o Yuki criança, também tem um odor horrível). É como se personificasse o próprio sentimento de vingança, que por si só é algo horrível (mas que nutrimos aqui e ali, inevitavelmente).

A cena em que a Tohru aparentemente torce o pé e cai foi bem demorada, propositalmente, para que "saboreássemos" toda a angústia daquele momento. Olha, mesmo eu não ligando muito para a Tohru, funcionou! heheh A cena foi bem melancólico, com a chuva, a ausência de uma trilha sonora, os segundos e mais segundos aonde nada se movia... Construíram muito bem esse trecho.

Chega Akito que, por estar no lugar certo e na hora certa, já deveria estar esperando tudo aquilo acontecer. Finalmente deixamos de apenas desconfiar que ele seja um sacana para termos absoluta certeza. Ele quer ferir muito mais a Tohru, julgando seu sofrimento como justo por conta de ter se envolvido com os Soumas. Curioso aqui foi que o líder da família disse ter pouco tempo de vida... /pensa

Ao final, o episódio dá uma degringolada quando Uotani e Hana surgem para uma das cenas mais WTF do anime inteiro. Cara, ok, nós já entendemos que a amizade delas é linda e todas se amam e se querem bem e tal, ok, ok. Mas que diabos foi aquele exagero todo? A Hana soluçando de joelhos, Uotani forçando a passagem para chegar à Tohru e sendo jogada no chão diversas vezes, as duas berrando uma com a outra... Entendi (acho, né) a intenção que tiveram com aquela cena, mas nada ali me convenceu. Talvez as coisas até pudessem ter chegado naquele ponto com uma construção melhor, mas foi tudo muito abrupto. Enfim, não rolou hehe.

A cena entre Kagura e Yuko fez muito bem a ambos personagens. Bem triste ver a conformação da Kagura, dizendo que mesmo que ela aceite Kyo, não seria suficiente para ele, e que "agora é com a Tohru". Não desiste não, Kagura... Você é uma personagem muito melhor! :kosumo:

E Yuki se mexeu somente após Kagura dizer o quanto Kyo se importava com a Tohru. Teria o rato corrido pela garota, ou pelo seu rival? A segunda opção seria surpreendente, mas quem sabe...

E no final temos Kazuma aparentemente inseguro quanto às suas atitudes. Apesar dele não ter hesitado ao tomar aquelas ações, pelo visto as consequências o deixaram com aquele sentimento de "será que devia mesmo ter feito isso?" Interessante pegar um personagem como ele, que é um adulto, experiente, "mestre" e tudo mais e o colocar questionando suas próprias atitudes.

Episódio 26

Gostei bastante do trecho focado no Kyo e na forma como as coisas se resolveram. Claro, como sempre tudo se solucionou graças à Tohru passando o raio X na alma dele e identificando tudo que ele queria ouvir, mas o momento foi construído de forma tão natural que, para minha grande surpresa, acabei gostando das atitudes da protagonista.

Foi bacana ela ter sido sincera ao ponto de dizer que tinha medo dele naquela forma, e que ele a estava assustando. Kyo responde que foi bom ouvir isso ao invés das palavras de sua mãe, que preferia fingir que o elefante branco no canto da sala não existia. Se a mãe dele mentia ou fingia alguma coisa, talvez nunca saberemos de fato. Temos apenas o ponto de vista e a percepção do Kyo, que podem muito bem estar desvirtuados por conta de seu próprio complexo. Vocês sabem... há coisas que já temos pré-disposição a achar ou a "ter certeza", e acabamos distorcendo alguns fatos para que encaixem em nossa visão.

No mais, vi que vocês disseram que o casal foi oficializado, e eu sinceramente não vi tão assim. Que o Kyo ama a Tohru já está claro há muito tempo, e as atitudes de Tohru neste episódio não fugiram muito do que ela apresentou com todos ao seu redor até agora - a situação apenas foi mais extrema. O abraço foi um ato totalmente unilateral por parte de Kyo, e não chegamos a ver nenhuma reflexão sobre isso por parte da Tohru no decorrer do episódio. Fosse algo tão significativo, acho que teriam mostrado alguma consequência quanto aos sentimentos da garota.

Bom, chegamos ao trecho do Akito, o qual todos criticaram muito. Claro, a atitude da Tohru é impensável no mundo real. Maaaas, como falei no comentário do episódio 23 logo acima, não adianta mais esquentarmos com o jeito dela. Claro, não dá para gostar nem empatizar nem nada assim, mas melhor é fazer vista grossa. A essa altura, ela ter agido dessa forma absurda com Akito não me surpreendeu em nada - pelo contrário, era totalmente previsível que seria exatamente assim. Então bola para frente (falarei mais sobre isso no comentário final da série).

Akito não é um cara MAU, nem perverso, nem nada assim. Antes de qualquer coisa, deixo claro: as atitudes dele estão completamente erradas e nada as justifica. Nada mesmo. Porém, é de se imaginar que a mente do cara fique meio bagunçada com uma vida como a que ele leva, já sabendo desde sempre que seria curta por carregar a maldição dos doze. Sério, a lógica é o cara ficar meio pirado mesmo.

Bem, e ao final do anime até que conseguiram criar um certo desfecho, de forma que quem não for acompanhar o mangá tenha uma sensação de conclusão. Mas, claro, ficou praticamente tudo ali em aberto.

E é isso, amigos! Em breve o comentário final do anime.

Editado por Bizzy
Link para o post

Conforme combinado, comentário final sobre Fruits Basket:

Não curti muito a forma como a Tohru é: a sua habilidade cabulosa de sempre saber o que as pessoas estão sentindo, o que elas querem ouvir e como as confortar me irritou um pouco. Mas o que mais me chamou a atenção foi a passividade perante tudo. Na maioria das vezes que ele sofria algum tipo de dor, seja ela física ou não, sempre parecia que nada estava acontecendo, que aquilo não atingia ela.

Essa coisa de sempre "ver o lado bom" das coisas e pessoas é muito pouco convincente, e a Tohru leva isso ao limite. O ápice de toda a sua passividade foi quando o Akito(aquele filho da puta) estava simplesmente batendo na cabeça dela, segurando ela pelo cabelo e tudo mais...e a única coisa que ele fez foi dizer que estava feliz de conhecer o Akito e que imaginava o quanto ele sofria. Pelamor.... Que coisa bizarra!

E também, o modelo de dona de casa perfeita representado por ela foi meio irritante! Ela sempre ter que fazer tudo em casa e tudo mais, e se sentindo feliz com isso! Que viagem.

Ela é uma personagem forte? Sem dúvida nenhuma. Superar a morte dos pais, mas principalmente da mãe, viver sozinha em uma cabana quando seu avô teve que se mudar, conviver por um tempo com aqueles familiares deploráveis, mesquinhos e ridículos....Tudo isso a torna uma personagem extremamente forte. Mas, como diria o chaves, o que ela tem de forte ela tem de boba. Acho que o excesso de inocência(se é que posso chamar assim), a torna tão difícil de ser imaginada como pessoa que acaba por estragar um pouco. Mas o anime não se resume somente a Tohru, falemos de outras coisas.

O Shigure foi um personagem excelente. Apareceu durante quase todo o anime como o bonachão da casa, que só queria brincar com os outros, fazer piada e se divertir, mas se mostrou uma pessoa muito mais madura ao se preocupar com a Tohru, ir atrás dela na chuva, falar que ela não devia sofrer mais. Essa cena em específico foi bem tocante pra mim. Provavelmente é uma das cenas que guardarei na memória.

O Kyo foi, desde o começo, meu personagem preferido. Temperamento explosivo, cabeça dura e intenso, se é que me entendem. Demonstrou uma profundidade grande, principalmente em seus flashbacks. Não tenho muito o que falar mais! Hehe

O Yuki me incomodava, e nunca consegui gostar dele! Por isso, inclusive, sempre shippei a Tohru com o Kyo! Haha

Os demais membros da família, vale comentar sobre o Momiji, que é bem engraçado e tem a história mais triste do anime, na minha opinião. O Hattori, que foi um personagem que comecei não curtindo, mas depois de saber mais sobre ele, passei a gostar até bastante.

E temos o Akito, o personagem que, mesmo com pouca tempo em tela, foi o mais asqueroso de todo o anime.

Acho que esses são os que valem o comentário.

Agora vamos a um comentário rápido e mais geral sobre o anime.

Foi um anime bom de assistir! O drama é bem presente, mas nem por isso o tornou menos agradável! Em alguns momentos, me sensibilizei com os personagens, em outros fiquei indiferente.

O humor, na maioria dos momentos, era na dose certa. Só não me agradou a Okami da pousada e o Fã-clube do Yuki, de resto foi bem dosado.

Se fosse para dar uma nota, acho que eu daria entre 6,5 e 7. E sim, eu indicaria para outras pessoas assistirem!

Foi uma boa indicação, Dih!

Link para o post

Vamos ao comentário final, e vou logo avisando que não sou bom nesse tipo de coisa (não escrevendo, pelo menos):

Fruits Basket é, do começo ao fim, uma mistura de drama e comédia, às vezes exagerando e forçando nos dramas

Tohru é uma personagem com qual tive problemas do meio pro fim do anime. Ela começa como uma ótima personagem; uma personagem forte, que superou a morte da mãe sozinha, que tenta não dar trabalho para os outros e resolver seus problemas sozinha. Ela estuda em período integral e ainda trabalha, o que pra mim mostra como ela é forte e esforçada. Mas, ao longo dos episódios, a cada vez que ela vai mostrando essa sua personalidade super boba e boazinha, foi me deixando irritado. Há um limite para o "sempre ver o lado bom da coisa". Sem falar desse olhar de raio-x e de sempre saber o que as pessoas precisam ouvir. Também não gostei dessa coisa de só ela fazer todas as tarefas de casa (e ainda estudar e trabalhar), como se os outros, por serem homens, não conseguissem fazer nada sem ela. No geral, é uma personagem pouco crível, que duvido não acho que possa existir na vida real.

Como protagonistas masculinos tivemos Yuki e Kyo. Não fui com a cara do Yuki desde o começo, achei ele chato e sem graça e ao longo dos episódios ele não me convenceu do contrário. Já o Kyo foi um personagem ótimo, que só cresceu ao longo da história e se tornou de um simples briguento à um ótimo personagem, com ótimos momentos. Os flashbacks do seu passado foram ótimos, sua relação com o Kazuma também e suas cenas com a Kagura eram hilárias. Enfim, melhor personagem pra mim.

Sobre os outros, vale a pena citar alguns. Shigure foi um ótimo personagem, sempre ao fundo gerando situações engraçadas ou sendo o sábio da situação; e apesar de raramente estar a frente da história, foi um maravilhoso personagem de apoio. Momiji foi ótimo também, e apesar de ainda detestar essa voz dele, gostei bastante do personagem e da sua história. Hatori foi outro que foi melhorando a cada episódio, e ainda quero ver ele tendo um final feliz. E tem Kagura, que protagonizava as melhores cenas de comédia junto com o Kyo.

Além desses, tem as duas amigas da Tohru, que foram personagens ótimas ao longo de todo anime, especialmente a Hana, que teve lindas cenas e de quem eu gostei muito mais que a Tohru.

Como comentário geral, posso dizer que foi um anime legal. Desde que você não dê tanta importância as atitudes da Tohru, dá pra assistir e curtir de boa. O elemento sobrenatural da trama a torna mais interessante.

Não é o tipo de shoujo que costumo ver (vejo poucos shoujos, e dos que vejo, a maioria é mahou shoujo), então foi legal sair um pouco da zona de conforto. No fim, acho que não é um anime pra todo mundo, mas eu indicaria pros meus amigos. Se fosse dar uma nota, seria entre 6-7 de 10.

E vamos pro próximo, que já escolhi e crio o tópico assim que todos fizerem o comentário final.

Link para o post

Comentário final

Impressões gerais

Bom, na verdade meu comentário final acabará inevitavelmente sendo um apanhado de tudo que falei ao longo dos 26 episódios.

De início, o mais importante: foi uma experiência super válida. Em nenhum momento me peguei com vontade de dropar. O lado não tão bom é que, tirando a reta final (bem no final mesmo), de resto o anime não me despertava vontade de assistir um segundo episódio em sequência.

A questão é o seguinte: como todos aqui já estamos sabendo, o anime retratou os 6 primeiros volumes de uma obra de mais de 20. Ou seja, o que vimos não foi nada mais do que um arco introdutório dos Soumas, de sua maldição, dos contextos pessoais de cada um e de como Tohru se relaciona com eles.

Prova disso é que ficamos sabendo os problemas de todos os personagens, mas poucos tiveram alguma resolução realmente substancial. Alguns não tiveram resolução nenhuma, e outros a tiveram de forma bem rasa. Neste grupo enquadro Ayame, que teve um inicio de reaproximação com Yuki, Kisa, que voltou a ter coragem para se manifestar, enfim... Foi tudo bem básico. Podemos dizer que Kyo foi o que teve a melhor evolução ao longo do anime, graças ao grande destaque que recebeu no final.

A história

Tendo o anime abordado essencialmente a parte introdutória da história como um todo, seria bem óbvio que não fosse realmente impactante nem nada assim. Ora, todas as partes mais relevantes da história estão no mangá. A animação apenas nos apresentou os personagens um a um, basicamente.

Talvez até por esta estrutura episódica, aonde cada episódio era quase independente e tinha poucas conexões com os demais, era algo que não empolgava. Quando teve um cliffhanger (episódio 25), eu assisti o episódio seguinte imediatamente em seguida. Foi um raríssimo e muito bem vindo momento de tensão na trama.

Acho que o grande mérito de FB é, como o Mark vinha dizendo desde sempre, que é um anime gostoso de se assistir. É algo que você assiste relaxando, aproveitando a atmosfera apresentada, sem maiores momentos de stress. Um ritmo assim por 26 episódios acabou sendo um pouco morno demais para o meu gosto pessoal, mas não deixo de concordar com o Mark. Fui começar a me queixar dessas coisas já lá pelo décimo episódio.

Personagens

Destaco os seguintes personagens: Kyo, Shigure, Kagura e Momiji no que se refere aos Soumas, e Uotani e Hanajima como personagens "externas" aos protagonistas. Os que menos gostei foram, obviamente, Yuki e Tohru. Não gosto de personagens tão fofos, perfeitos, meigos, cujos únicos "defeitos" são causados por serem perfeitos demais. Sério, cansa, entedia... É surreal.

Sobre o tema que tantos falaram aqui, que é o comportamento absurdo da Tohru, é o seguinte: tudo em Fruits Basket é levado ao extremo. Cada personagem representa um arquétipo de personagem animesco elevado à máxima potência. Eles são tipo caricaturas desses arquétipos. Seguindo esse raciocínio, Tohru representa a personagem bondosa, altruísta, compreensiva, mas de forma caricaturizada, exagerada. Todos os personagens, cada um dentro do seu gênero, tiveram suas características levadas aos limites. Praticamente nenhum comportamento ali é natural, mesmo para os padrões de personagens de anime. Os que considero mais naturais são Hatori e Shigure (este último tem diversos momentos bizarros, mas por ser um dos poucos personagens com mais camadas na personalidade, isso acaba sendo compensado).

Fim do artigo científico /lua

Bom amigos, e é isso. Foi uma bela experiência poder acompanhar o anime do início ao fim com todos vocês. Se alguém quiser quotar algum trecho do meu comentário para estender o debate, mesmo que estejamos prestes a começar o que o Sagittarius irá sugerir, estamos ai! Hahaha

Abraços a todos, e vamos para o próximo Anime da Vez!

EDIT: esqueci de dar uma nota à obra. Assim como faço no tópico "Listas" aqui da aba de animes, minhas notas não são comparativas entre si, ou seja, se dou um 9,8 para Shingeki no Kyojin e 9,3 para um anime slice-of-life, não quer dizer que o segundo é quase tão bom quanto o primeiro, e sim que julguei que cada um teve sucesso dentro de suas próprias propostas.

Sendo assim, daria para Fruits Basket um 7.

Editado por Bizzy
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...