Ir para conteúdo

Os mangás de Saint Seiya. O que pode ser considerado sucesso?


Posts Recomendados

Abri esse tópico mais para debater sobre vendas e demais informações sobre o que pode ser considerado sucesso em Saint Seiya.

Esses dias parei pra pesquisar um pouco sobre as vendas de mangás no Japão sobre SS e por lá vi que o mangá clássico vendeu aproximadamente 25 milhões de volumes.

 

Mas vale salientar que entre esses mais vendidos, temos vendas aproximadas de 10 milhões.

Foi confirmado, no lançamento do trigésimo volume de The Lost Canvas [Gaiden de El Cid] que o mangá havia vendido já 6.700 milhões de cópias só no Japão. Tendo isso em vista, podemos considerar o mangá de Shiori um sucesso? Acredito que sim. Por que se os mais vendidos tem aproximadamente 10 milhões de vendas... Acredito que hoje TLC esteja bem próximo dessa marca.

 

Claro que esse sucesso comparado ao mangá clássico é 25 por cento apenas das vendas, mas considerando que SS hoje não é vende tanto como antes e por ser um spin-off...

 

Infelizmente EpG não teve muito de suas vendas divulgadas onde, se não me engano, ele apareceu apenas 3 vezes entre os mais vendidos da Oricon. Saintia nunca apareceu entre os mais vendidos, nem Assassin.

 

Ah, Next Dimension sempre vende bem mais que TLC quando lançado, porém como são poucos volumes as vendas acumuladas não devem ser tantas.

 

Obs. Estou falando de forma geral.

 

http://www.mangazenkan.com/ranking/books-circulation.html

Link para o post
Compartilhar em outros sites

25 milhões de volumes? esse numero pode não estar correto, se levar em consideração que o mangá de saint seiya foi reeditado e relançado várias vezes no japão, sempre foi fácil de se adquerir esses mangás em qualquer época, esse número pode ser bem maior porque além do material impresso tem o mangá que é vendido para ler em phone/tablet no site da jump comics.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerar algo um sucesso é muito relativo e depende muito da perspectiva.

A cada novo spin-off lançado a tendência é que as vendas sejam bem niveladas entre si, pois em tese o público alvo são bem parecidos (fãs de Saint Seiya)

Episodio G por ser o pioneiro dos spin-off não deve ter sofrido tanta pressão com relação as vendas, pois não existiam parâmetros de comparação dentro da franquia, além do clássico, óbvio. Em seguida veio The Lost Canvas que tinha a missão de conseguir algo próximo ao que Ep.G vendia, e para surpresa de todos, já que inicialmente o mangá acabaria por volta do vol. 3, o mangá vendeu muito bem e é atualmente o spin-off de maior sucesso da franquia, fácil.

Recentemente tivemos as estreias de Assassin e Saintia, que ao meu ver teriam a perspectiva de vender algo próximo do que Ep.G e LC vendiam no início de suas publicações. No entanto ao que aparenta as vendas das duas obras estão bem abaixo "do esperado" e raramente ficam no top 100 semanal de mangás mais vendidos.

Podemos considerar Saintia e Assassin um fracasso? Lógico que não, mesmo não tendo vendas excelentes possuem vendas razoáveis que com o decorrer da trama podem sofrer possíveis aumento de vendas.

 

Podemos considerar Saintia e Assassin um sucesso? Também não, os dois mangás ainda estão bem longes de conseguirem uma marca expressiva nas vendagens.

Editado por Carloss
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve-se levar em consideração muita coisa para rotular como 'SUCESSO'. Por exemplo: a antologia em que os capítulos são lançados, a tiragem, etc.

EPISODE.G sempre foi destaque dentro da revista em que era publicado (Champion RED/Mensal) se compararmos os números totais de volumes vendidos com outros mangás da mesma revista. Os volumes compilados eram mais caros que de uma publicação semanal. EPISODE.G ASSASSIN é muito mais caro que um volume tradicional. Mesmo com sua publicação gratuita e virtual, os volumes ainda não venderam um número comparável à série original do Megumu Okada, mas em moeda os valores são próximos.

THE LOST CANVAS era publicado numa revista semanal, o que aumenta sua visibilidade e consequente venda, mas os números ficavam abaixo de outras publicações de sucesso da Shonen Champion (Baki, Crows ZERO e Worst).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

THE LOST CANVAS era publicado numa revista semanal, o que aumenta sua visibilidade e consequente venda, mas os números ficavam abaixo de outras publicações de sucesso da Shonen Champion (Baki, Crows ZERO e Worst).

Mas esses ai nao sao sucessos relativos, tao no top 100 de todos os tempos (so Worst nao tenho certeza, mas Baki e Crows sim).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Ren disse, esse número do mangá clássico pode não estar correto. A obra é relançada incansavelmente até hoje amigos...isso pra mim é sucesso.

 

Acredito que esses numeros são referentes a versão Kanzenban ( Versão de luxo com 22 volumes e algumas páginas coloridas lançado apartir de 02/12/2005 a 04/10/2006 para comemorar os 20 anos de animersário de Saint Seiya), mesmo assim acredito que deve estar bem abaixo,e não podemos esquecer da versão Tankobon com 28 volumes lançados entre 1986 a 1991,fora as versões online.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, se CDZ vendeu 25 milhões em 2005-2006 com um relançamento... Realmente, esse sucesso no Japão é MUITO maior do que eu esperava. MESMO. Por que CDZ teoricamente nem tinha mais a força que teve antigamente. No entanto isso me estranha pelo fato de que não vi SS nesses relançamento figurarem entre os mais vendidos da Oricon, por exemplo, e isso seria esperado de um relançamento com tamanho sucesso, não? Se seria ainda a versão de 22 volumes, isso seria mais de UM MILHÃO de cópias para cada volume. Algo equivalente ao vendido por Naruto, Bleach e séries que REALMENTE fazem sucesso. Acho difícil esses numeros serem de relançamentos. Pra mim não tem lógica e nem argumento que suporte essa informação, ao menos não num relançamento.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Logo, incluindo todos os relançamentos e tudo mais?

 

Isso é bem menos do que o esperado pra mim. Esperava vendas mais significativas por ter sido relançado mil vezes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Logo, incluindo todos os relançamentos e tudo mais?

 

Isso é bem menos do que o esperado pra mim. Esperava vendas mais significativas por ter sido relançado mil vezes.

 

Esse dados contam com as versões tankobon, bunkoban, aizouban e kanzenban.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh mais ou menos a mesma quantidade ventida de sailor moon (35 millhoes) e acima de outros famosos como bastard, death note, kuroko no basket, shaman king, fairy tail. Saint Seiya esta entre os top 70 mais vendido.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh mais ou menos a mesma quantidade ventida de sailor moon (35 millhoes) e acima de outros famosos como bastard, death note, kuroko no basket, shaman king, fairy tail. Saint Seiya esta entre os top 70 mais vendido.

Fontes dos meus dados:

 

- Saint Seiya: 34 milhoes http://variety.com/2014/film/news/1201212188-1201212188/

 

- Sailor Moon: 35 milhoes http://kodanshacomics.com/2012/06/29/happy-20th-anniversary-to-sailor-moon-special-live-event-at-nico-nico-on-july-6th/

 

- Bastard!!: 30 milhoes http://comipress.com/article/2008/12/31/3733

 

- Death Note: 30 milhoes http://mantan-web.jp/2015/04/20/20150419dog00m200024000c.html (expandir a pagina pra ver o valor)

 

- Kuroko no Basket: 28 milhões http://www.mangazenkan.com/ranking/books-circulation.html

 

- Shaman King: 26 milhoes http://web.archive.org/web/20111112075310/http://news.mynavi.jp/news/2011/11/10/032/index.html

 

- Fairy Tail: 25 milhoes http://www.excite.co.jp/News/android/20131105/Appget_News_40565.html

Link para o post
Compartilhar em outros sites

34 milhões já mais próximo do que imaginava. Seria legal se tivessemos os números fora do Japão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ichi/Claudio a matéria que você usa como fonte relata de vendas no geral, não no Japão. Tanto que na mesma frase fala sobre os monte de países que o anime chegou.

34 milhões de volumes no mundo provavelmente.

 

Edit:

De acordo com o Google tradutor os 34,4 são vendas mundiais do mangá:

 

Circulação total mundial de quadrinhos originais orgulhosos de 34,4 milhões de peças, tornou-se uma obra-prima que representa o final de 1980 "Saint Seiya".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra sanar as duvidas

 

 

 

The total worldwide number of copies printed of the original books reached 34.4 million

 

http://corp.toei-anim.co.jp/english/press/2014/04/global_artist_yoshiki_pens_the.html

 

Então sao 25,3 milhoes no Japão e 34,4 no mundo inteiro.

 

Nesse caso, Saint Seiya empata com Fairy Tail (e deve ser ultrapassado pq ainda nao acabou). E fica na frente de poucos mangas famosos, como D-Gray Man, Ashita no Joe, Toriko.

 

 

É um manga bem sucedido por estar no top 80 de todos os tempos, mas é um manga com potencia nanica dentro da Jump; nao chegando a ser esquecido mas tambem nao sendo tao lembrado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que não são apenas números que definem o sucesso de uma série.

 

Se Saint Seiya não tivesse fãs consagrados e potencial para conquistar cada vez mais pessoas ele não estaria sendo lançado. Pelo contrário, teria acabado a muitos anos atrás.

 

E mesmo se fosse o caso de o kurumada que é o autor não querer terminar a série quem define se continua é o estúdio, se o estúdio aprova é pq tem retorno significativo.

 

Em resposta à pergunta do tópico acredito que todos os spin-offs da série bem como clássico e ND são sucesso (falando de mangás apenas).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quis dizer na série como uma marca Dih.

 

Sain Seiya tem força pra lançar spin-offs, continuação do clássico mesmo depois de 10, 20anos...

 

Os editores, produtores e retentores dos direitos só aprovam os lançamentos pq reconhecem o sucesso da marca.

 

Claro que um ou outro não mostram grandes coisas, mas LC e EpiG com certeza fizeram história.

Editado por Lyke
Link para o post
Compartilhar em outros sites

por dois motivos:

 

1- pros padroes da Shonen Champion os spin offs sao lucrativos

 

Meio off, mas a Champion e a própria Akita são sombras do que já foram um dia.

 

Hoje as revistas dela são compostas em maioria por spin-offs ruins a rodo e a mistura moe+ecchi (principalmente no caso da RED e derivadas).

E pensar que Nagai e Tezuka chegaram a publicar séries (hoje clássicas) na editora.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Meio off, mas a Champion e a própria Akita são sombras do que já foram um dia.

 

Hoje as revistas dela são compostas em maioria por spin-offs ruins a rodo e a mistura moe+ecchi (principalmente no caso da RED e derivadas).

E pensar que Nagai e Tezuka chegaram a publicar séries (hoje clássicas) na editora.

ainda tem Yowamushi no pedal que segura, mas tirando isso, é por ai.

 

Mas talvez seja questao de ciclos. No final dos 70 e começo dos 80 era a Shounen Magazine a top, depois a Jump tomou o posto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...