Ir para conteúdo

[Animes] Balanço das Temporadas no ano

Posts Recomendados

Temporada a temporada, digam ai quais foram os melhores e piores do ano (a temporada de outono nao acabou, mas acho que ja da pra tirar conclusoes).

Minha lista:

----------------------------------------------

Inverno 2014/2015
Melhor: Junketsu no Maria
a historia da bruxinha tsundere com consciencia social e filosofia anti-guerra, usando seus poderes pra interromper as batalhas entre Franca e Inglaterra durante a Guerra dos 100 anos, desafiando Deus, o Arcanjo Miguel enviado para puni-la mesmo ela sendo absolutamente inferior a ele em poderes, subvertendo as outras bruxas e aldeoes com seu carisma de protagonista shounen. E o final eh bem epico.
Pior: Shinmai Maou no Exorcist: os episodios ficam 70% focados em ecchi e no finalzinho avanca uma miseriazinha. Nao aguentei continuar.
Primavera 2015
Melhor: Kekkai Sensen
humanos, extraterrestres e seres sobrenaturais convivem em uma Nova Iorque do futuro coberta por um fumaca em forma de cogumelo atomico. Ao mesmo tempo que a historia do grupo de heros vai seguindo com uma especie de monstro do dia em historias nao lineares e desenvolvimento anarquico, o leo ganha uma historia paralela que so vai culminar em um climax epico no penultimo episodio. Mesmo o Leo sendo todo indefeso e fragil ele nos proporciona um final empolgante, no melhor episodio de anime do ano (que teve meses pra ser preparado).
Pior: Punch Line :a historia de um garoto que explode o mundo toda vez que tem um sangramento nasal, que morre, vira fantasma, tem q recuperar seu corpo e persegue as vizinhas moe. Depois do terceiro episodio nada fazia mais sentido, e tudo seguiu como um slice of life normal. Ou seja, o anime quer ser engracadao mas nao sabe o q quer e pra onde vai.
Verao 2015
Mehor: Overlord
o protagonista tava jogando seu MMORPG favorito ate a hora que tava marcado de ser desativado. Quando isso acontece ele se transporta pra uma outra realidade diferente da dele e da do jogo, com seu warlock level maximo, todos os seus poderes e armamentos e seu minions. Entao, sendo tao OP, ele decide dominar esse mundo sendo badass e conquistando o respeito de todos.
Pior: Chaos Dragon: Sekiryuu Seneki: tenta ser maduro e dramatico so q tem sangue e mortes, mas a historia tem personagens com atitudes improvaveis e idiotas, um body count spoileristico q ja entrega quem vai morrer no encerramento e mortes de coadjuvantes mostradas de forma sem emocao ou empatia com eles.
Outono 2015
Melhor: Heavy Object
nao eh nem de longe o anime mais hypado da temporada mas eh bem divertido. A comecar pelo heavy metal na abertura, as explicacoes disponiveis sobre os armamentos mostradas o tempo todo. A dupla de protagonistas sempre usam a inteligencia e a criatividade pra se dar bem e cumprir missoes impossiveis, sendo da classe mais baixa de recrutas. As piadas de Oppai sao cretinas, mas com o tempo se acostuma.
Pior: Comet Lucifer: a historia eh quase um plagio de Captain Earth. Mas ela eh inferior a CE em todos os sentidos, nao tem um personagem carismatico e tudo nela eh retardado.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti a sacada do post, Claudio.

Sobre a sua lista, de todos animes que mencionou eu não vi nem estou vendo a maioria. Heavy Object chegou a ficar na minha lista para ver, mas acabei deixando quieto porque estava querendo dar uma diminuída na qtde de animes semanais que acompanho. De repente depois que encerrar eu pego para ver de uma vez (tenho preferido maratonear ao invés de ver um por semana).

Shinmai Maou é guilty pleasure total. Eu vejo até hoje. E sim, o anime é ruim.

Chaos Dragon eu achei legalzinho, mas nada demais. É pipoca total: você assiste, e cinco minutos depois já esquece dele.

De Junketsu no Maria não ouvi/li coisas muito boas e acabei não tendo ânimo de dar uma chance. E Overlord foi o oposto: ouvi muita coisa boa a respeito, mas na temporada em que ele foi exibido eu já tinha muita coisa para ver.

Bom, vou dar uma pensada em tudo que vi no ano e posto meus melhores e piores aqui ainda no fim de semana.

Link para o post

Inverno 2015

Nessa temporada estava totalmente sem tempo, então acabei vendo apenas 2 animes, Assassination Classroom e Death Parade, e achei ambos ótimos, mas...

Melhor: Assassination Classroom

A história da sala de aula do assassinato me conquistou muito. eu já lia o mangá, então já sabia o que esperar, mas mesmo assim gostei muito de ver várias cenas animadas, especialmente o arco do Takaoka e arco final. Koro-sensei é ótimo, e o autor tem uma grande variedade de personagens, os quais sempre tem participação, não deixando ninguém sumido ou apagado por muito tempo. Estou no hype pra segunda temporada, que deve sair em janeiro, e terá alguns ótimos arcos animados, como o arco final do Itona, o arco do deus da morte e o arco do passado do diretor. E o mangá já está na sua reta final.

Primavera 2015

Essa assisti mais que a anterior, mas ainda assim foram poucos.

Melhor: Shokugeki no Sohma

Por mais que eu tenha gostado muito de Kekkai Sensen, Sohma me devertiu e emocionou mais. Quem diria que um anime sobre culinária seria tão bom? Um shonen onde as grandes batalhas são competições gastronômicas, que conseguem deixar você mais tenso e empolgado (além de com fome) que muitos battle shonens por aí. Sohma é um protagonista fantástico, sendo sério nos momentos que é necessário, mas nunca perdendo o humor. O anime exagerou um pouco no ecchi do que o mangá, especialmente com a Mito, e isso me incomodou um pouco. Não me importo com um pouco de ecchi, mas já vi bons mangás sendo estragados porque os produtores exageram no ecchi no anime (Rosário+Vampire que o diga). Tirando isso, foi ótimo, os personagens são bem diversificados, e o modo que as comidas são mostradas são lindos.

Pior: Denpa Kyoushi

Não posso dizer que é ruim. É uma comédia estilo harém que me lembra, em muitos aspectos, Love Hina. Mas, como foi o pior dentre os poucos que assisti, coloco ele aqui.

Verão 2015

A temporada onde assisti mais animes e, de longe, a melhor do ano. Tem tanta coisa boa aqui que é difícil escolher um só, mas vamos tentar.

Melhor: Rokka no Yusha

Gangsta. seria meu melhor se não fosse por aquele final, com anime acabando do nada, sem ter nem a conclusão do arco que estava. Não gostei. Já Rokka, foi um ótimo anime. Tivemos um protagonista bem diferente do que estamos acostumados, e do qual eu gostei bastante. Tirando isso, temos o maravilhoso mundo no qual o anime se passa, que é baseado na mitologia maia, uma mitologia que nunca tinha visto sendo o centro de uma história. Todos os templos, cidades e vários personagens fazem uma linda referência a mitologia, até mesmo o inimigo, o arquidemônio. Essa primeira temporada foi só focada no mistério do sétimo herói, e admito que me cansou em certas partes, mas no contexto geral, eu gostei muito. Vamos ver o que a segunda temporada nos espera.

Pior: God Eater

Outro que digo que não foi ruim, mas que também não foi bom. Achei a maioria dos personagens, incluindo o protagonista, totalmente sem carisma. Os diálogos são meio chatos, os complexos dos personagens também. Muitos personagens eram apresentados com um hype enorme, só pra depois se mostrarem fracos e sem graça. No fim, como o Mark. disse, me parece o primo pobre de Shingeki no Kyojin. Porém, a animação está boa, os inimigos são ótimos e bem feitos, e as cenas de batalha até que são legais. Ainda estou na espera dos episódios finais, que devem sair em dezembro.

Mais Surpreendente: Gakkou Gurashi (School Live!)

Tive que citar esse só porque me surpreendeu muito. De início parece um simples "slice of life", que é um gênero que não curto muito. Mas a surpresa do final do primeiro episódio me deixou de queixo caído, e me fez continuar acompanhando o anime. Gostei como a história foi contada, a forma que o drama e a comédia são misturadas e como o psicológico das personagens é explorado a fundo. Esse arco animado pareceu ser apenas o arco inicial, então espero mais de uma segunda temporada.

Outono 2015

Melhor: One-Punch Man

Bom, eu poderia dizer que o melhor foi Digimon Tri., mas não sei se ele se encaixa no requisito de ser "da temporada", pelo seu estilo de lançamento em OVAS. Bom, One-Punch Man é uma paródia com os shonens e com os quadrinhos de super heróis. Saitama é a sátira levada ao extremo. Aqui não temos um protagonista fraco que vai crescendo ao longo do anime; Saitama já é o mais forte dos fortes, sem que ele mesmo saiba como ficou assim. Adorei os personagens, principalmente Saitama e Genos. As cenas de comédia são ótimas, o visual da série é lindo, e as poucas cenas de luta também são legais.

Pior: Comet Lucifer

Concordando com o Ichi aqui. Dentre os que eu estou assistindo, realmente o pior é Comet Lucifer. No geral, não curto animes com temática "mecha", com raras exceções, como Suisei no Gargantia. Tirando isso, a história é bem clichê, os personagens não tem carisma, e eu realmente não sinto ameaça real vinda dos vilões. Assisto ainda porque não gosto de dropar nada, e também tem o visual do anime, que é lindo, e salva muitas cenas.

Então é isso.

Editado por §agitariu§
Link para o post

Minha vez, vamos lá:

Inverno 2015

Melhor: Aldnoah.Zero 2

http://cdn.myanimelist.net/images/anime/10/71297l.jpg

A temporada de inverno em si foi bem "nota 6", mas a segunda temporada de AZ se sobressaiu. Tudo foi muito bem conduzido, com personagens bem trabalhados, tramas políticas interplanetárias, ótima animação e trilha sonora (Sawano para variar quebrando tudo), enfim... Não foi algo ÉPICO, mas um belo anime sem dúvidas.

Menções honrosas: Assassination Classroom, que nem vou falar muito porque todo mundo conhece, e Saenai Heroine no Sodate-kata, que é um slice-of-life muito divertido e com excelentes personagens. Muita gente tem preconceito com o gênero slice-of-life ("num aconteçi nda nessi animu U.U"), mas ele consegue construir bons personagens como pouquíssimos outros estilos.

Pior: Shinmai Maou no Keiyakusha. O Ichi já disse na análise dele: é ecchi, com um fundo de ação para usar de desculpa como história. Apesar de tudo ele até entretém, e vejo até hoje (está na 2a temporada atualmente).

Primavera 2015

Melhor: Fate /stay Night: Unlimited Blade Works, 2a temporada.

http://en.animate-onlineshop.jp/images/4534530085665.jpg

Bom, de forma bem objetiva: nessa temporada houve uma "pequena" surra na concorrência. Quem não viu, sabe-se lá por qual motivo random, perdeu muito.

Se a primeira temporada (mais nos primeiros episódios, mas ainda assim) foi de construção de mundo e personagens, a segunda teve pancadaria do início ao fim, e eu ainda tou para ver cenas de ação mais incríveis do que as tivemos nesta produção do estúdio ufotable. Os visuais são impecáveis (para quem anda babando com One Punch Man, tem algo melhor por ai, só para avisar), a trilha contém insert songs, OPs e EDs realmente marcantes (como as cantadas pela Kalafina e principalmente pela Aimer), e a trama envolvendo mestres, servos, a Guerra pelo Santo Graal e tudo o mais é bem envolvente. A condução de tudo isso é repleta de plot twists, de forma que é realmente difícil imaginar como tudo irá se desenvolver e se resolver. Enfim, recomendadíssimo a quem ainda não viu.

E até hoje não sei dizer se prefiro UBW ou Fate /Zero. Cada um tem suas vantagens e desvantagens em relação ao outro, no final das contas.

Menções honrosas: Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru (sim, nomes compridos). Mais uma vez o gênero slice-of-life criando uma puta história e ótimos personagens. Talvez este seja o melhor anime do estilo que já assisti até hoje, e estou ansioso por sua conclusão. Mas... né, "KD ASSAUM MEWW?" Enfim.

Surpresa: Shokugeki no Souma. Uma galera já conhecia e sabia bem o que esperar, mas para mim foi novidade total. Como o Sagittarius disse, melhor que muito battle shounen por ai. Na real ele é um battle shounen, né. Até a opening da 2a temporada escancara isso, reproduzindo alguns confrontos como se fossem batalhas mesmo. Anime divertidíssimo, com ótimos visuais e personagens carismáticos (apesar de todos bem estereotipados, isso até se encaixa bem na pegada da obra).

Pior: Triage X. Horrível. Não vejam. É isso.

Verão 2015

Melhor (e também surpresa da temporada): Kangoku Gakuen (Prison School)

http://neonbomb.com/neonblog/wp-content/uploads/2015/07/567952de9b0.jpg

Infelizmente muita gente passou batido por esse anime por conta da temática bem wtf, mas ai entra a vantagem de você não necessariamente só ver o que tá todo mundo hypando, e se dar a chance de ter boas surpresas. Acabou sendo o melhor da temporada, e olha que foi a melhor temporada do ano sem comparações com as outras. Foram muitos animes bons, e ainda assim algo beirando o bizarro como Prison School ganhou minha preferência. Depois disso fui para o mangá, e acabei descobrindo que é uma obra de enorme sucesso no Japão (tem uma série live action rolando atualmente, e o mangá vai longe). A quem tiver curiosidade, escutem minhas palavras: não vá atrás de sinopse, não queira "ver do que se trata", porque sério, nada poderia distorcer mais sua opinião. Só veja. Pode me agradecer depois. XD

Ah, e sou fã do traço dessa obra também. Os personagens tem feições muito expressivas e mais humanizadas do que estamos acostumados a ver na grande maioria dos animes. E vale dizer que o anime de PS é extremamente fiel ao mangá, tanto no visual como na história.

Menções honrosas: como disse, foi uma baita temporada. E não poderia deixar de mencionar nenhum destes: God Eater, Charlotte, Gangsta, Rokka no Yuusha e Gate. Todos foram ótimos e sempre me deixavam na expectativa pelo episódio seguinte, cada um à sua maneira bem própria. God Eater era o que eu mais esperava antes da temporada começar, e infelizmente acabou sendo minado por diversos problemas de produção no seu decorrer. Ainda assim no fim das contas gostei muito, principalmente da reta final. Mais uma vez os visuais da ufotable quebraram tudo, assim como em Fate UBW e Fate Zero. Agora é aguardar os 4 episódios da conclusão de God Eater no ano que vem. Já Gangsta começou excelente, e eu adorei os personagens e a atmosfera toda. Mas achei que o roteiro foi conduzido de maneira bem atrapalhada. Muita coisa ficou atropelada e complicada de entender, tivemos inúmeros personagens sendo introduzidos a todo momento sem o devido tempo para nos acostumarmos a eles ou sequer assimilarmos seus nomes e, no fim das contas, o anime se encerrou de forma muito abrupta, sem nem apresentar uma conclusão de arco.

Pior: Aoharu x Kikanjuu. Galere, quem me conhece um pouco sabe que eu não dropo nada, nunca. E esse anime me fez quebrar minha própria regra. Daí vocês tiram.

Outono 2015

Melhor: Noragami Aragoto

http://cdn.myanimelist.net/s/common/uploaded_files/1441269283-5da1ffbaf4d32b002d486b1667c77935.jpeg

Antes de tudo, um fato: essa temporada de outono está muito fraca. Os animes estão lá pelo episódio 7 ou 8, então ainda tem tempo para as coisas melhorarem. Mas até aqui, sério, tá fodz. Por sorte eu peguei a primeira temporada de Noragami, acabei maratoneando em coisa de dois ou três dias, parti para a segunda (que está sendo exibida nesta temporada) e já alcancei o episódio atual. Que bom que fiz isso, porque é melhor do que todos os outros que estava acompanhando juntos. Anime belíssimo, que mescla ação, humor, drama e romance de forma muito equilibrada e competente. Recomendo a todo mundo.

Como bônus, tem uma OP foda bagarai:

https://www.youtube.com/watch?v=5wxigvwiZdg

Menção honrosa: Owari no Seraph, segunda temporada, ou "como um anime pode melhorar absurdamente de uma temporada para outra".

Pior: Garo: Guren no Tsuki. Sério, até Shinmai Maou no Keiyakusha tem me animado mais.

Editado por Bizzy
Link para o post

Vamos lá....

Winter 2014/2015

Melior: Fiquei em dúvida entre Aldnoah.Zero 2nd Season e Tokyo Ghoul Root. A. Optei por Aldnoah, por ter tido um melhor trato da história e por ser mais "completo". A trilha sonora é primorosa do início ao fim, casando com uma história que vai, aos poucos, se encaixando de forma gradativa, culminando em um final que me deixou muito, mas muito satisfeito mesmo! A mistura de disputas políticas, batalhas interplanetárias e drama clássico foram muito bons, tornando Aldnoah no geral(as duas temporadas) um anime muito bom.

Pior Absolute Duo! Conseguiu ser um pouco pior que Shinmaou no Testament, mesmo sendo menos apelão no ecchi. Era uma mistura de Moe, lolicon, batalhas toscas e tal. Não vale a pena, de forma nenhuma! Foi bem ruim mesmo! Assisti até o final, mas não melhorou hora nenhuma! haha

Spring 2015

Melior: SEM DÚVIDA NENHUMA, Fate/Stay Night UBW 2nd season! Animação primorosa, personagens interessantes e completos, trilha sonora condizente com todas as outras qualidades. Bizzy já explanou aí em cima os motivos de ter sido o melhor. Não vou ficar aqui repetindo o que ele já disse! haha

Só uma coisa: Se nunca viu, assista. SÉRIO!

Piorzin: Vou citar aqui os animes que eu não indico: Kyoukai no Rinne, Punch-Line e Triage X! Não percam tempo. Kyoukai é chato, sem graça e feio! haha

Punch-line não faz sentido nenhum e tudo que envolve a história é muito bizarro.

E Triage X.....bom....Só digo para não assistirem! hahahaahah

Summer 2015

Melhor: Overlord foi, sem sombra de dúvida, o mais interessante da temporada. A abertura é muito foda, e a ideia de um personagem extremamente forte, mas que não quer dominar o mundo através da força é uma ótima sacada. Quando vi a sinopse e a arte, imaginei que ele iria tentar dominar tudo na base da porrada.

Os personagens são ótimos também!

Mais pior de ruim: Chaos Dragon. Achei bem ruim! Personagens mal explorados, história contada de forma porca e falsa profundida. Esse anime me fez perder o interesse desde o começo.Fraquíssimo!

Menções honrosas: Charlotte, que é um ótimo anime! História que é bem melhor do que aparenta desde o início. Muito bom mesmo. Só perdeu pra Overlord pois ele me empolgou mais ainda. Gangsta, se não fosse o final sem final, ficaria melhor ainda. Animação boa, história interessante...mas faltou um pouco de desenvolvimento. Gakkougurashi foi extremamente surpreeendente, assim como o Sagitarius citou. Gate e Shokugeki também foram bem interessantes, e estou aguardando a próxima temporada.

E os dois de comédia que foram muito, mas muito bons mesmo: Prison School e Shimoneta. Não tenho muito o que dizer, só que valem muito a pena. Os dois são totalmente sem noção, e isso é uma coisa muito boa! haha

Fall 2015

Mais bão: Heavy Object. História legal, personagens diferentes e guerras que antes eram somente disputadas por armas gigantes, e do nada dois soldadinhos rasos começam a destruir essas armas gigantes. É o início de uma mudança. hehe

As diversas explicações sobre as armas, seus pontos fortes e fracos e suas características são bem interessantes.

Pior: Garo. Pra mim, nada acontece, nada faz sentido e nada tem me agradado.. Tem também Lance N' Masques. Cheio de personagens que parecem crianças, mesmo não os sendo. Cheio de moezices. Cheio de lolicon. Puta anime ruim! haha

Menções honrosas: Gundam e suas batalhas e personagens bem interessante. Owari no Seraph, que tem melhorado nos últimos episódios. Rakudai Kishi no Cavalry, com seus personagens interessantes e seu Ecchi na medida certa. Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru, que me surpreendeu muito com uma personagem(Sakurako) muito intrigante e bem diferente do que estou acostumado a ver.

subete ga F ni Naru: The Perfect Insider, que tem uma história bem intrigante e um crime a ser resolvido até o fim da história. Sempre fico no aguardo pelo próximo episódio!

Link para o post

Tá, vou entrar nisso. Não assisti nada da temporada de inverno 2014-2015.

Spring 2015

Melhor: Oremonogatari. Na verdade, durou duas temporadas, mas como começou em abril fica como temporada de primavera. É um dos melhores shoujos que já assisti (embora não esteja exatamente completo, já que o mangá ainda está em publicação), consegue ser fofo e engraçado de forma que não me irrita. A nova de Gintama também começou nessa temporada e Gintama é muito bom.

Pior: Shokugeki no Soma com seu ecchi insuportavelmente chato, piadas que perdem a graça muito rápido e ficam irritantes, tudo parece saído de uma cartilha de clichês mal-trabalhados (ao ponto de não ter nem graça, que suponho ser a proposta) e aí fica bem entediante e repetitivo. Pareceu bacaninha e divertido no começou mas ficou um porre.

Summer 2015

Melhor: Não vou contar os leftovers da temporada de primavera, então fico com Non Non Biyori Repeat. É um slice of life bem simples, eu curto a ambientação, talvez seja moe demais pros gostos aqui mas eu achava prazeroso e divertido de assistir.

Ruim: Rokka no Yuusha. Eu dropei no segundo episódio porque era um anime sobre mitologia maia (acho, não lembro, mas era cultura indígena das Américas) em que todos os principais que tinham aparecido eram brancos, as únicas garotas que apareceram eram peitudas e ainda com roupas bizarras que deixavam os peitões delas bem a mostra, além do protagonista ser um belo babaca clássico de shounen chato. A trama também não pareceu lá tão interessante. Quando é todo mundo "branco" e se passa no Japão ou num lugar que é tipo o Japão, ok. Mas vai lá simular civilização maia e faz todo mundo branco, não dá. Até Yu-Gi-Oh segue a ambientação que se propõe (os personagens egípcios parecem egípcios). Eu consigo levar moe de boa se não for muito apelativo e/ou for bacana de assistir, tiver história boa e tal, mas ecchi e coisa sexualiazada, tenho bem menos paciência e isso aí não sou obrigada. Tem também DB Super, que começou nessa temporada e até onde eu tive paciência pra ver, tava bem ruim. Como eu não assisti quase que não fosse leftover, esses foram os que não curti.

Fall 2015

Melhor: Segunda temporada de Haikyuu, que é um dos melhores animes de esportes, imo (anime de esporte bom é bem difícil). Ele segue a fórmula clássica desse "gênero" (personagem novo, o clube de vôlei "falido", personagens refazem o clube, querem ganhar o campeonato, vão jogar com outro clubes etc etc), mas, no caso, acho bem executado, mas, tem que ver a primeira temporada para ir levando.

Pior: Comecei Lance N’ Masques com alguma expectativa mas achei bem franquinho, até onde vi é basicamente um harém loli bem ruim com uma história que dá sono.

Menções honrosas: Osomatsu-san é muito divertido. Não tem bem um plot, são vários esquetes em um episódio mas é muito bom para passar o tempo.

Editado por LGG
Link para o post

Summer 2015

Melhor: Não vou contar os leftovers da temporada de primavera, então fico com Non Non Biyori Repeat. É um slice of life bem simples, eu curto a ambientação, talvez seja moe demais pros gostos aqui mas eu achava prazeroso e divertido de assistir.

NNBR é lindo hahaha. Difícil explicar. É pela atmosfera toda do anime, mesmo. Dava uma paz imensa assisti-lo. /love

Ruim: Rokka no Yuusha. Eu dropei no segundo episódio.... além do protagonista ser um belo babaca clássico de shounen chato.

Olha, o Adlet é bem diferente do que você disse.

Provavelmente, como você viu até o segundo episódio, está dizendo isso por ele ficar repetindo que é o "homem mais forte do mundo", porém até isso recebe um devido embasamento depois. E tanto os produtores não colocaram isso para ele ser cool ou qualquer coisa assim, que os próprios personagens viviam debochando dele pelo quão sem sentido era ficar repetindo aquilo.

De qualquer forma, ele cresce muito na trama e age de maneiras bem diferentes dos típicos protagonistas shounen. Como nunca trocamos muita ideia por aqui, vale deixar o registro: em 99% dos shounens eu detesto, ou no mínimo não tou nem ai para o protagonista.

O Adlet age com maturidade em diversas oportunidades, e age sempre com alguma estratégia em mente. Não vence na base da insistência nem do "cai e levanta". E ele de fato tem várias coisas bacanas a dizer, diferentemente da maioria dos protagonistas shounen e seus discursos manjados.

Enfim, quis dar uma réplica aqui porque até entendo você ter se afastado de Rokka por seus motivos mas, isso a parte, o Adlet foi um personagem muito bacana mesmo. É que em dois episódios a coisa tava muito no começo, e o foco no "sou o homem mais forte do mundo" provavelmente pesou no seu conceito.

EDIT: e é por essas e várias outras que eu acho que dropar animes é furada.

Editado por Bizzy
Link para o post

EDIT: e é por essas e várias outras que eu acho que dropar animes é furada.

Ah, se eu não aguento mesmo, nem tento. Tem coisa que me esforço pra ver até o fim, mas tem outras que acho que não vale. Shoujo ruim, por exemplo, geralmente eu levo até o fim, mesmo que esteja péssimo. Agora, shounen é cheio de coisa que me irrita muito mesmo. Hipersexualização é uma coisa, por exemplo, que não dá muito pra mim, vai além do meu limite. Tem uns shounen que são bem ruins mas dá pra aguentar porque é tão ruim que é engraçado, mas geralmente não são tão sexualizados (pelo menos os que eu decido continuar vendo). No caso de Rokka, eu tava achando um saco mesmo. Bom, que bom que pelo menos o Adlet é trabalhado, porque sinceramente, não fui com a cara dele, aquele discurso dele era muito chato e as outras coisas também me irritavam e eu não vi motivo pra continuar com isso. Já tive muita paciência com shounen, mas hoje eu filtro bem mais. Como eu disse, eu tenho paciência com moe, mas não tenho paciência com peitos (somado com outro fatores, tenho menos paciência ainda).

Editado por LGG
Link para o post

Ah, se eu não aguento mesmo, nem tento. Tem coisa que me esforço pra ver até o fim, mas tem outras que acho que não vale. Shoujo ruim, por exemplo, geralmente eu levo até o fim, mesmo que esteja péssimo. Agora, shounen é cheio de coisa que me irrita muito mesmo. Hipersexualização é uma coisa, por exemplo, que não dá muito pra mim, vai além do meu limite. Tem uns shounen que são bem ruins mas dá pra aguentar porque é tão ruim que é engraçado, mas geralmente não são tão sexualizados (pelo menos os que eu decido continuar vendo). No caso de Rokka, eu tava achando um saco mesmo. Bom, que bom que pelo menos o Adlet é trabalhado, porque sinceramente, não fui com a cara dele, aquele discurso dele era muito chato e as outras coisas também me irritavam e eu não vi motivo pra continuar com isso. Já tive muita paciência com shounen, mas hoje eu filtro bem mais. Como eu disse, eu tenho paciência com moe, mas não tenho paciência com peitos (somado com outro fatores, tenho menos paciência ainda).

É que já cansei de me surpreender e de gostar muito de animes que não tiveram bons começos - ou que até eram bons, mas ai o imediatismo de querer que tudo seja épico logo de cara atrapalha.

Mas é, se vc percebe características muito exageradas que realmente te incomodam, não adianta insistir mesmo. O que eu disse vale mais para evoluções de personagens e histórias em sim.

Obs: e moe é insuportável. Mas Non Non Biyori continua sendo lindo. Hahah XD

Link para o post

Meu problema com moe não é tanto no visual, é mais no contexto. Eu não ligo muito pra vozes finas (se não forem tão exageradas assim) e garotinhas, mas o fato da maioria desses desenhos serem focados em um público adulto e masculino é muito, muito creepy. Tem alguns que as meninas são claramente botadas em certas situações só pra alimentar fetiche, tipo aquelas cenas que elas são super-excessivamente fofas. É meio chato porque tem alguns animes nesse estilo que são bons e tem muitas personagens femininas que são muito bacanas, bem-feitas e não têm corpos exagerados e tal mas claramente alimentam essa coisa pedófila. Fica parecendo que não tem muito pra onde fugir, ou vão fetichizar adultas colocando peitos surreais nelas ou vão fetichizar crianças deixando elas fofinhas pra homens de 30 anos fantasiarem. Eu tenho mais paciência com moe porque elas são mais próximas de pessoas reais (quando é bom e não um "cute girls doing cute things" totalmente superficial e exagerado), mas eu sei que, no fim das contas, isso acaba fazendo sucesso por motivos, pra mim, deturpados.

OBS: não tô falando de você, Bizzy.

Editado por LGG
Link para o post

Meu problema com moe não é tanto no visual, é mais no contexto. Eu não ligo muito pra vozes finas (se não forem tão exageradas assim) e garotinhas, mas o fato da maioria desses desenhos serem focados em um público adulto e masculino é muito, muito creepy. Tem alguns que as meninas são claramente botadas em certas situações só pra alimentar fetiche, tipo aquelas cenas que elas são super-excessivamente fofas. É meio chato porque tem alguns animes nesse estilo que são bons e tem muitas personagens femininas que são muito bacanas, bem-feitas e não têm corpos exagerados e tal mas claramente alimentam essa coisa pedófila. Fica parecendo que não tem muito pra onde fugir, ou vão fetichizar adultas colocando peitos surreais nelas ou vão fetichizar crianças deixando elas fofinhas pra homens de 30 anos fantasiarem. Eu tenho mais paciência com moe porque elas são mais próximas de pessoas reais (quando é bom e não um "cute girls doing cute things" totalmente superficial e exagerado), mas eu sei que, no fim das contas, isso acaba fazendo sucesso por motivos, pra mim, deturpados.

OBS: não tô falando de você, Bizzy.

Viu Free?

Link para o post

Viu Free?

Não ainda, eu sei sobre o que é e sei que Free é chamado por muitos como "moe masculino", se é disso que você diz. Tenho dúvidas porque moe infatiliza demais as adolescentes ou fala sobre crianças, enquanto Free eles aparentemente são bem condizentes com a idade deles, sem buscar deixá-los “kawaii”, me parece mais um termo pra desmoralizar a série. É UM anime que talvez de fato objetifique o corpo masculino contra o resto da indústria objetificando mulheres de forma muito pesada. Além do "estigma" que quem acompanha esse tipo de coisa sofre, já cansei se ver homem que fala mal de Free, xinga a fanbase, falando principalmente das garotas/mulheres que gostam como se fosse gente problemática ou como se fossem seres abomináveis, mas nunca viu um episódio (as críticas inclusive já começaram com uma propaganda, só porque mostrava tanquinhos). O desenho nem tinha lançado e vi vários homens falando que esse era o fundo do poço, desmoralizando e veio esse papo de “moe masculino”. Já li algumas coisas sobre, conversei com gente que assistiu e até onde sei inclusive em questão romântica nada acontece feijoada, não tem indicativo de harém reverso - como ocorre em shounen com mulher peituda - o que é esperado já que chamam de anime de fujoshi. Tem uns subtles gays mas não passa disso pelo que sei. Ao mesmo tempo, não se prende no universo masculino (como ocorre em moe, porque basicamente só tem menininha sendo menininha). Além de Free ser baseado numa novel, High Speed, que recebeu menções honrosas da KyoAni (eles premiam novels e mangás e animam as que acham boas), e foi escrita, até onde se sabe, por um homem e ilustrada por outro (boa parte dos moe de sucesso são homens escrevendo sobre garotinhas, tipo K-ON, Lucky Star, Ika Musume e Negima, junto com provavelmente tudo do Ken Akamatsu).

Posso comentar mais quando assistir Free, mas se for o caso, realmente, pobres homens objetificados pela indústria fujoshi opressora. Ainda bem que eles têm os outros 99% da indústria japonesa de entretenimento pra se identificar e lutar contra essa opressão com bastante fanservice.

Editado por LGG
  • Like 1
Link para o post

Curti a sacada do post, Claudio.

Sobre a sua lista, de todos animes que mencionou eu não vi nem estou vendo a maioria. Heavy Object chegou a ficar na minha lista para ver, mas acabei deixando quieto porque estava querendo dar uma diminuída na qtde de animes semanais que acompanho. De repente depois que encerrar eu pego para ver de uma vez (tenho preferido maratonear ao invés de ver um por semana).

Heavy Object tem uns problemas logicos (tipo continuar colocando os caras que destroem objects pra ir pro campo de batalha sozinhos, qualquer exercito ja os estaria tratando como recursos valiosos a essa altura), mas se vc focar so nas estrategias que eles usam pra se darem bem nas missoes impossiveis deles vira um anime bem divertido e tenso. Sem contar que eles tem que contar com a sorte tambem pra sobreviverem, e é bem legal quando eles concluem que sao o ultimo recurso em determinados momentos e q se eles nao fizerem aquilo todo mundo se estrepa (mesmo nao sendo culpa deles, ja que ninguem espera muito deles).

Shinmai Maou é guilty pleasure total. Eu vejo até hoje. E sim, o anime é ruim.

Chaos Dragon eu achei legalzinho, mas nada demais. É pipoca total: você assiste, e cinco minutos depois já esquece dele.

Nao tive saco pra nenhum deles. É o tipo de anime que vc assiste pensando "meu deus, o q eu to fazendo com a minha vida".

De Junketsu no Maria não ouvi/li coisas muito boas e acabei não tendo ânimo de dar uma chance. E Overlord foi o oposto: ouvi muita coisa boa a respeito, mas na temporada em que ele foi exibido eu já tinha muita coisa para ver.

Bom, vou dar uma pensada em tudo que vi no ano e posto meus melhores e piores aqui ainda no fim de semana.

Junketsu no Maria retrata as batalhas do seculo XII de uma maneira bem fiel (inclusive prejudicam a plasticidade so pra ser realista hehe) e tudo isso misturando a fantasia das bruxarias espalhafatosas da Maria e entidades de alguns outros mitos como os Wicca e mitologia nordica. Sem contar a grande sacada que foi criar uma bruxa virgem chamada Maria, o pessoal da Igreja pira com isso no anime haha.

e tem outros pontos legais, alem da disputa dela com o Arcanjo Miguel ser um caso perdido desde o começo pois ela nao tem a menor chance contra ele entao o unico jeito era convence-lo de que as ordens do chefe dele estavam equivocadas enquanto é perfurada por lanças e espadas divinas haha. E o romance so acontece por iniciativa da Maria, e com plena convicção dela, é raro achar personagens femininas assim em animes. A Maria é subversiva em todos os sentidos, seja simbologicamente seja de forma pratica e em seus discursos.

Quanto a Overlord, o Ainz Oal Gown (ou Momonga, seu antigo nome) ja estava em um nivel tao alto no jogo Yggdrasil que quando foi transportado pro outro mundo (com todos os seus seguidores bastante fortes tambem, ate as maids dele sao over power) seria muito facil tocar o terror e conquistar tudo ocupando territorios. Mas ele preferiu ter precaução porque nao sabia nada daquele mundo, entao primeiro ele iria fazer reconhecimento de campo e, ao inves de conquistar as pessoas pelo medo ele optou por conquista-las pelo respeito, seja protegendo vilarejos, seja sendo implacavel com pessoas ruins e que se acham fortes que tem o azar de cruzar o seu caminho.

O anime foi ate a terceira novel, entao tem 3 arcos, sendo que o ultimo episodio deixa aberto a varias especulações. Quando eu sair de ferias devo inclusive migrar pra novel.

Melhor: Shokugeki no Sohma

Por mais que eu tenha gostado muito de Kekkai Sensen, Sohma me devertiu e emocionou mais. Quem diria que um anime sobre culinária seria tão bom? Um shonen onde as grandes batalhas são competições gastronômicas, que conseguem deixar você mais tenso e empolgado (além de com fome) que muitos battle shonens por aí. Sohma é um protagonista fantástico, sendo sério nos momentos que é necessário, mas nunca perdendo o humor. O anime exagerou um pouco no ecchi do que o mangá, especialmente com a Mito, e isso me incomodou um pouco. Não me importo com um pouco de ecchi, mas já vi bons mangás sendo estragados porque os produtores exageram no ecchi no anime (Rosário+Vampire que o diga). Tirando isso, foi ótimo, os personagens são bem diversificados, e o modo que as comidas são mostradas são lindos.

o anime tem ecchi alem, concordo, mas o manga tambem nao esta muito atras. Eu estou lendo agora e é tenso le-lo em publico, pq numa pagina ta todo mundo comendo e na pagina seguinte ou ta todo mundo pelado ou ta numa mesa de tortura sadomaso.

Melhor: Rokka no Yusha

Gangsta. seria meu melhor se não fosse por aquele final, com anime acabando do nada, sem ter nem a conclusão do arco que estava. Não gostei. Já Rokka, foi um ótimo anime. Tivemos um protagonista bem diferente do que estamos acostumados, e do qual eu gostei bastante. Tirando isso, temos o maravilhoso mundo no qual o anime se passa, que é baseado na mitologia maia, uma mitologia que nunca tinha visto sendo o centro de uma história. Todos os templos, cidades e vários personagens fazem uma linda referência a mitologia, até mesmo o inimigo, o arquidemônio. Essa primeira temporada foi só focada no mistério do sétimo herói, e admito que me cansou em certas partes, mas no contexto geral, eu gostei muito. Vamos ver o que a segunda temporada nos espera.

Eu achei Rokka no Yusha bem simples na construção dos personagens. Nao o considerei melhor porque o unico atrativo mesmo foi a formula do "quem matou Odete Roitman", pra ficar especulando. Digo, isso nao pode ser replicado em outras temporadas, entao tenho baixas expectativas. Alem disso, ouvi que o anime foi muto mal nas vendas do bluray entao provavelmente ninguem vai fazer segunda temporada.

Pior: God Eater

Outro que digo que não foi ruim, mas que também não foi bom. Achei a maioria dos personagens, incluindo o protagonista, totalmente sem carisma. Os diálogos são meio chatos, os complexos dos personagens também. Muitos personagens eram apresentados com um hype enorme, só pra depois se mostrarem fracos e sem graça. No fim, como o Mark. disse, me parece o primo pobre de Shingeki no Kyojin. Porém, a animação está boa, os inimigos são ótimos e bem feitos, e as cenas de batalha até que são legais. Ainda estou na espera dos episódios finais, que devem sair em dezembro.

God Eater acho um anime contraditorio. Ate o antepenultimo episodio tinha a sindrome do panico da Alisa que so ativava contra aragamis que nao eram os do tipo que mataram o pai dela e quando so ela tava em condições de mata-los. E o Lenka nao falava uma palavra sobre o assunto, ao contrario, quando chegaram no campo de refugiados ela so foi mimada. A solução q deram foi aquela lobotomia. Ai no ultimo episodio o Lenka encontra outro God Eater com complexos e com ele sim é atencioso, faz uma pesquisa minuciosa sobre o passado e a vida dele e vai la fazer discurso shounen pra cura-lo.

Editado por Ichi
Link para o post

o anime tem ecchi alem, concordo, mas o manga tambem nao esta muito atras. Eu estou lendo agora e é tenso le-lo em publico, pq numa pagina ta todo mundo comendo e na pagina seguinte ou ta todo mundo pelado ou ta numa mesa de tortura sadomaso.

Não é que o mangá não tenha, mas o anime exagerou algo que o mangá já tem bastante. Além disso, o ecchi vai diminuindo com o andar do mangá, sendo que depois do Festival de Outono ele cai bastante.

Mas o meu problema é realmente esse de aumentarem o ecchi no anime comparado ao mangá. Rosário + Vampire, que é um dos meus mangás preferidos, foi totalmente estragado no anime porque os produtores tiraram toda a história e focaram só no ecchi, que é bem pequeno no mangá.

Link para o post

Não ainda, eu sei sobre o que é e sei que Free é chamado por muitos como "moe masculino", se é disso que você diz. Tenho dúvidas porque moe infatiliza demais as adolescentes ou fala sobre crianças, enquanto Free eles aparentemente são bem condizentes com a idade deles, sem buscar deixá-los “kawaii”, me parece mais um termo pra desmoralizar a série. É UM anime que talvez de fato objetifique o corpo masculino contra o resto da indústria objetificando mulheres de forma muito pesada. Além do "estigma" que quem acompanha esse tipo de coisa sofre, já cansei se ver homem que fala mal de Free, xinga a fanbase, falando principalmente das garotas/mulheres que gostam como se fosse gente problemática ou como se fossem seres abomináveis, mas nunca viu um episódio (as críticas inclusive já começaram com uma propaganda, só porque mostrava tanquinhos). O desenho nem tinha lançado e vi vários homens falando que esse era o fundo do poço, desmoralizando e veio esse papo de “moe masculino”. Já li algumas coisas sobre, conversei com gente que assistiu e até onde sei inclusive em questão romântica nada acontece feijoada, não tem indicativo de harém reverso - como ocorre em shounen com mulher peituda - o que é esperado já que chamam de anime de fujoshi. Tem uns subtles gays mas não passa disso pelo que sei. Ao mesmo tempo, não se prende no universo masculino (como ocorre em moe, porque basicamente só tem menininha sendo menininha). Além de Free ser baseado numa novel, High Speed, que recebeu menções honrosas da KyoAni (eles premiam novels e mangás e animam as que acham boas), e foi escrita, até onde se sabe, por um homem e ilustrada por outro (boa parte dos moe de sucesso são homens escrevendo sobre garotinhas, tipo K-ON, Lucky Star, Ika Musume e Negima, junto com provavelmente tudo do Ken Akamatsu).

Posso comentar mais quando assistir Free, mas se for o caso, realmente, pobres homens objetificados pela indústria fujoshi opressora. Ainda bem que eles têm os outros 99% da indústria japonesa de entretenimento pra se identificar e lutar contra essa opressão com bastante fanservice.

Eles tem 15-17 ANOS! De onde que ter o corpo assim é normal com essa idade? Acho que tem alguém deslocada da realidade aqui.

E TALVEZ objetifique? Nem tá tomando lados aí nessa sua afirmação. E não sei se você sabe, mas yaoi é mais vendido e mais mostrado em eventos de doujinshis do que yuri e hentai.

No mais:

http://i.imgur.com/m76IbmE.jpg

• Like 1
Link para o post

eu acho muito dificil haver um anime que nao tenha problemas, seja por refletir o machismo exacerbado do Japão, a sociedade reprimida sexualmente que busca um escape nas midias e produtos relacionados ou por romantizar a pedofilia. O Japão produz animes para eles mesmos e o consumo é praticamente todo realizado lá.

O Miyazaki ja disse que os produtores do ramo focam apenas em criar personagens que vao agradar a esse nicho de otakus em detrimento do realismo dos personagens, de comportamentos criveis. E o Anno prevendo que a Coreia fara animes voltados a uma mentalidade mais aceita no acidente e aproveitara melhor esse mercado enquanto o Japao se fechara mais e mais nessa bolha.

Se a gente pensar muito nao assiste, pra assistir esse tipo de midia tem que desligar o cerebro a maior parte do tempo. Por exemplo shokugeki no souma: o Sohma basicamente usa os pratos de comida que faz como se fosse o penis dele, e tudo é metafora de estupro (ja botam logo tentaculos de polvo no promeiro episodio pra nao deixar duvidas). A gente finge que é só um anime de comidinha pq se nao fica foda.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...