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[Mangás] Obras de Kurumada


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Olha o ator do Shinatora aí. Aliás, parando pra pensar, acho que ele nunca figurou em Saint Seiya....
Mais ou menos, o desenho original dele do Durval lembra um pouco o Shinatora (com corte de cabelo diferente ),embora a base seja parecida com o Dom Juliano de Rnk também .

E como falaram também tem o Gestalt.
https://www.google.com/search?q=dorbal+masami+kurumada&client=ms-android-samsung-gj-rev1&prmd=nivx&sxsrf=AOaemvKRVwuhYLJ83Lc4L9XfZs5T4fNwHg:1640857465153&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwikjNmynov1AhWhK7kGHSoSAeIQ_AUoAnoECAIQAg&biw=412&bih=733&dpr=2.63#imgrc=-HVk2fc_dxQdhM

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P. Furioso Productions e a comunidade no VK Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya (a legítima descendente da CDZona do Orkut) apresentam:   Retorno de Fuuma no Kojiro - Primeiro capítulo RawOnline:

Primeiros esboços do gaiden de FnK https://santosdebronze.blogspot.com/2022/05/Gaiden-Fuuma-no-Kojiro.html

Mais uma imagem da one-shot https://twitter.com/shimojou13/status/1476142020779741188  

Posted Images

Menor e menos ousado do que eu imaginava. No final temos um "Deus abençoe vocês" e não era o Kurumada supostamente ateu?

Eu sei pelos comentários dos vols que ele não possuía religião, mas talvez seja por causa da data comemorativa de Natal.

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Mas tipo... Na comparação, você coloca uma página de uma cena séria e na outra numa cena de comédia. Seria melhor ter colocado artes de situações semelhantes pra deixar mais claro a sua impressão.

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12 minutos atrás, Ultraman Phoenix disse:

Mas tipo... Na comparação, você coloca uma página de uma cena séria e na outra numa cena de comédia. Seria melhor ter colocado artes de situações semelhantes pra deixar mais claro a sua impressão.

Nem era uma página de comédia, mas beleza. Uma cena séria:

14.jpg

Editado por Lucas Augusto da Silva
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O traço dele iria mudar no decorrer de décadas, além de ter adotado o digital.

Uma coisa que você claramente nota é a maior utilização da página, com mais diálogos e também com os personagens ocupando menos espaço. Na de Otokozaka(84) têm três quadros, as outras de 2014 tem 5&6 enquanto dão espaço para o cenário.

Eu não sou um especialista em arte, acho que o Kurumada atual tem os seus altos e baixos, mas o traço dele num geral é razoável/bom.

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É claro que o traço não seria o mesmo depois de 30 anos, mas a diferença é simplesmente brutal. As fanfics de Saint Seiya que eu encontro pela internet têm um traço melhor que isso, sem brincadeira. Até Sukeban Arashi é mais fluído e tem mais personalidade.

Se alguém acha que eu tendenciosamente peguei imagens ruins, leiam os três primeiros volumes de Otokozaka (escritos entre 1984-85) e depois leiam a continuação de 2014. É um contraste muito grande de qualidade.

 

6 horas atrás, CHÃOTSEIYA disse:

O traço dele iria mudar no decorrer de décadas, além de ter adotado o digital.

Uma coisa que você claramente nota é a maior utilização da página, com mais diálogos e também com os personagens ocupando menos espaço. Na de Otokozaka(84) têm três quadros, as outras de 2014 tem 5&6 enquanto dão espaço para o cenário.

Eu não sou um especialista em arte, acho que o Kurumada atual tem os seus altos e baixos, mas o traço dele num geral é razoável/bom.

O que você pontuou não é novidade, Ring ni Kakero tinha vários quadrinhos em uma única página, os personagens eram mais enxutos e haviam mais diálogos:

 

14-1.jpg

Ocorre que o traço de Ring ni Kakero era compatível com esse estilo de enquadramento, inclusive se assemelhava a HQs antigas:

TIO-PATINHAS-EDI-O-DE-40-ANOS-20131003-0

Outra coisa, perceba como Kurumada preenchia bem as páginas de Ring ni Kakero para não causar uma impressão de desperdício de espaço, o que não ocorre com Otokozaka de 2014 pra cá. O número de quadrinhos por página é quase o mesmo da versão de 1984-85, mas o achatamento dos personagens a todo momento e dimensionamento do cenário não são orgânicos e ainda trazem a sensação de repetição:

14-2.jpg

15.jpg

 

Uma cena na mesma ambientação de praia no capítulo 03 de Otokozaka é muito melhor:

07-1.jpg

08.jpg

Editado por Lucas Augusto da Silva
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Não estou dizendo que você não tem direito de achar o traço atual inferior, mas continua postando páginas questionáveis para comparação, por exemplo, essa de RnK era no começo do mangá quando ainda era focado em drama e comédia, é comum em mangás gag usar vários quadros como essa página de RnK. Sukeban Arashi também era um gag e possui o mesmo estilo.

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Teve referência a Ring Ni Kakero no mangá Ayashimon da Shonen Jump. O protagonista está lendo o volume 21 do mangá (Se não estou enganado) e fica todo empolgado com a história e diz que devia ter comprado o próximo volume.

Ayashimon é escrito pelo mesmo autor de Hell's Paradise e o protagonista é um otaku e já houve referência a outras obras da revista.

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Em 29/12/2021 em 11:03, Leandro23emeio disse:

Seiya bandidão mirando no inimigo era tudo que estava faltando.

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Mas essa é uma visão de 2022, na época deve ter sido bem revolucionário.

Se o Kurumada continuasse na linha Ashita no Joe genérico provavelmente a carreira dele teria acabado nos anos 80

Editado por Leandro23emeio
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Tanto é que essa pegada mais "golpe da semana" foi um sucesso que no mangá da biografia do Kurumada ele fez com que a virada de popularidade de RnK viesse com o "boomerang hook", o primeiro ataque especial do mangá. Ele estava a ponto de ser demitido, creio eu que as situações da biografia foram dramatizada um pouquinho pra ficar mais interessante, mas a ideia é essa.

Sobre o mangá se perder... Eu continuo achando que as ideias para os arcos são bastante geniais, a execução não é o melhor pois falta o drama e as lutas melhor planejadas.

Mas sempre que o Kurumada foca nesse lado dos personagens e seus desenvolvimentos, temos momentos muito bons como o Ishimatsu vs Kenzaki. As ideias e esses escassos momentos foram o que me fizeram continuar, além da curiosidade e vontade de ir até o final, mas fora isso a sua colocação é perfeita.

 

20 minutos atrás, °Z° disse:

Sim, é possível. Para mim, é uma pena que o manga não tenha feito sucesso suficiente do jeito que estava para ser concluído sem essas alterações. Como isso influenciou as outras obras do Kurumada, fica a curiosidade de saber como seria Saint Seiya se ele mantivesse a pegada do inicio de RnK.

Quando você ler todas as obras do Kurumada verá que o que ele escreveu em SS é algo especial, ele consegue balancear todos os aspectos interessantes de seus mangás aqui, até mesmo a parte slice of life e drama, pode não ser tanto pois diferente do começo de RnK, SS sempre foi um battle shounen. 

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Se RnK se mantivesse como era no começo, seria apenas uma cópia de Ashita no Joe. Pra mim, ele tomou a decisão certa em usar os elementos exagerados do "Team Astro" e aplicar no manga dele. Pelo menos criou algo próprio pra obra. Também, ele "simplesmente" criou uma tendência que muito obra modinha de hoje em dia acaba seguindo em maior ou menor grau.

Foi uma decisão vinda do desespero por causa da eminência do fim de carreira? Sim, mas foi acertada porque foi o que caiu no gosto do público.

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Ainda melhor estas lutas curtas que arcos intermináveis.A graça de RNK na parte dos torneios era justamente ver os golpes mirabolantes- e com nomes marcantes (Jet Upper,Rolling Thunder e Galactica Phantom foram até copiados pela Capcom e a Snk).

 

Aliás falaram aí do fator novidade.Antes de RNK não existia manga com torneios com adversários usando técnicas malucas,TODOS vieram dali.

Tenkaichi Budokai,Torneio das trevas,Exame Chunin todos copiaram dali.

Não só isso,também foi o início do grupo shonen arquétipo .Mesmo outro elemento já existia em outras séries (comonek Super Robo) mas foi consolidado aqui  :

-o baixinho invocado e arruaceiro.

-o personagem bishonen.

-o cara centrado samurai-like.

-o rival genial,popular e boa pinta.

-o protagonista esforçado.

 

Com uma ou outra variação (o rival genial misturado com o baixinho,o protagonista agora é invocado e arruaceiro etc) você tem a relação entre o Ryuji e o Kenzaki transposta em Slam Dunk (Sakuragi e Rukawa),Naruto (Naruto e Sasuke)...ou até mesmo Dragon Ball Z (Goku e Vegeta.Aqui com o agravante que o Toriyama disse que queria criar uma rivalidade entre personagens igual aos dois de Rnk).

 

 

É claro que não é uma obra perfeita.Tem arcos que são redundantes mesmo : Japão vs USA e a "traiçao" do Kawai pro clã Ashura são mais do mesmo.

 

Uma parte bem legal foi a inspiração da mitologia grega,o design e técnicas do time gregos e dos 12 deuses do Olimpo é bem legal.

 

Esta parte da história é praticamente já versão beta da saga das 12 casas (enquanto a saga das espadas sagradas em Kojiro é protótipo de Hades).

 

Realmente o fator desenvolvimento de personagem foi esquecido aí no miolo,mas voltou com tudo no arco final.

 

Kiku dando uma surra no irmão e o deixando se virar sozinho (ela bancava a dama em perigo de propósito?),a transformação do Kenzaki ,o Ishimatsu brilhando ao tomar satisfação e especialmente a luta final com toda carga dramática foi lindo de se ver.

 

Editado por Ares Saga
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Foi justamente a CRIAÇÃO dos golpes especiais que foram um dos principais novos elementos que fizeram o mangá ter sucesso na época, se tornar um clássico no Japão e moldar praticamente uns 90% de todos os mangás shonens que vieram após ele.

O cara lê um mangá dos anos 70 (mesmo que ele tenha revolucionado o gênero para sempre) e quer enxergá-lo e julgá-lo como se o mesmo tivesse sido publicado hoje em dia.

Editado por Bruno Ogawara
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