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[Mangá] - Saint Seiya: Rerise of Poseidon


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Meu deus o homem saiu do fake https://twitter.com/tunakansuda/status/1682738379161735168?t=okfszO-3Dqe2kekMCJ08Wg&s=19

COMO ASSIM O SUDA TEM UM BLOG EXPLICANDO TUDO E EU NÃO SABIA!! https://note.com/tunakansuda/n/n922a112e5e06   Ele fala um pouco mais sobre os inimigos e parece que escoolheu hérois meno

Oitavo capítulo de Rerise of Poseidon será lançado em janeiro: https://santosdebronze.blogspot.com/2023/12/Previa-Champion-RED-03-2024.html

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Autor de Mangá fazendo o que gosta e dando pano histórico prah istória que está escrevendo

 

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Autor de Mangá sofrendo pra imitar o estilo de outro autor

 

Na boa, embora o Suda seja um copiador muito competente do Kurumada, ele desliza às vezes e essa ilustração do Camus é um ótimo exemplo. Essa própria estátua aí segurando a jarra de Aquário parece mais uma caricatura de como o Kurumada desenhava as suas próprias esculturas (não que elas fossem um primor, pra começo de conversa) do que realmente uma reprodução fiel. Ainda tá muito aquém de um Satoshi Yuri, e lembra os piores momentos do Suda nos primeiros capítulos de Rerise - tipo aquela ilustração colorida dos 7 marinas onde todo mundo tinha uns queixos fofinhos ao estilo Meikai

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  • 1 mês depois...
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5 horas atrás, Fáh disse:

COMO ASSIM O SUDA TEM UM BLOG EXPLICANDO TUDO E EU NÃO SABIA!!

https://note.com/tunakansuda/n/n922a112e5e06

 

Ele fala um pouco mais sobre os inimigos e parece que escoolheu hérois menos conhecidos.

 

A divisão dele:

"Aliás, cada membro é caracterizado pelo seu “relacionamento com Deus”:
aqueles que desafiaram a deus (Bellerofonte) ,
aqueles que abandonaram a deus (Terepsichora),
aqueles que temem a deus (Cadmo),
aqueles que foram amados por deus. (Enéias)"

 

Isso da indícios dos possiveis relacionamentos dos fantasmas que faltam?

 

Talvez tenha alguém que duvidou de deus ou não acreditou.

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10 minutos atrás, Chemist Black disse:

Isso da indícios dos possiveis relacionamentos dos fantasmas que faltam?

 

Talvez tenha alguém que duvidou de deus ou não acreditou.

Pô, dá pra fazer várias frases, se o Suda quiser inventa uns 20 personagens com "..... Deus". 

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53 minutos atrás, Chemist Black disse:

Isso da indícios dos possiveis relacionamentos dos fantasmas que faltam?

 

Talvez tenha alguém que duvidou de deus ou não acreditou.

 

 

Se fosse chutar...Alguém que odeia a deus acho que também combina.

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1 hora atrás, GFernandes disse:

Dando uma olhada bem por alto no texto e gastando meu conhecimento limitadíssimo de japonês, neste artigo dos Espíritos, aparentemente o Suda explica que:

 

 

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  • Tinha dúvidas se deveria utilizar deuses como inimigos por causa da balança de poder, visto que em Alma de Ouro e na Guerra Santa contra Hades os protagonistas atingiram níveis divinos para enfrentar os adversários. No final, ele opta por utilizar heróis mitológicos, afirmando que queria reaproximar Saint Seiya de suas raízes, já que a maior parte dos inimigos são referências à mitologia, mas não parte dela em si. Por isso também optou por uma quantidade limitada de oponentes, para não ter que fazê-los absurdamente poderosos. 
  • Suda explica que as vestimentas dos Espíritos se chamam Conchas. A explicação se dá pois elas "registram os dados do corpo do usuário em seu auge e podem regenerar a qualquer momento". Suda compara à caparação de um caranguejo ermitão. A escrita em kanji, "traje possuído" (憑衣) é um trocadilho com "possessão espiritual" (憑依), ambos tendo a mesma pronúncia. Ele disse que projetou os trajes como uma combinação entre o estilo do clássico e o de Omega, onde as armaduras se ajustam ao corpo.
  • E por fim, cada Espírito é caracterizado por algum tipo de relação com os deuses, como a Fáh havia exposto:
    - Belerofonte: Desafiou os deuses.
    - Terpsícora: Abandonou seu posto como deusa
    - Cadmo: Teme os deuses
    - Eneias: É amado pelos deuses.

 

 

 

Não me recordo de ter lido sobre o nome das armaduras dos espíritos antes. Então, Concha é um nome um tanto estranho, mas acredito que também teve influência da temática Poseidon do mangá. O conceito é interessante. As conchas parecem ter uma funcionalidade que se assemelha à sobrepeliz em DW, sendo que a pessoa é "possuída" pelas suas própria memórias do auge em juventude e poder.

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Não dá pra negar seu interesse e teorias para coisas do clássico, mas eu discordo dele em achar que são golpes físicos sendo retratados metaforicamente pelas bestas.

Já vimos objetos manifestados pelo cosmo na obra, como a corrente do Shun ou ilusões das mais variadas formas, ex. a armadura de gêmeos.

Eu acredito que o fato dele ser essa referência às bestas, faça ele moldar seu cosmo na besta em questão.

 

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É engraçado porque desde que os primeiros inimigos foram derrotados, mas as Conchas ficaram intactas, fiquei com a impressão que eles poderiam voltar se o autor quisesse. Com ele dizendo "o corpo pode ser regenerado quando quiser", tá parecendo que a ideia pode ser essa mesma.

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Como não descobrimos esse blog anteriormente? Uma fonte bem rica de informações sobre os conceitos trabalhados pelo Suda. Grande achado!

 

Eu nunca refleti profundamente sobre os golpes do Io, mas é realmente admirável o esforço do Suda em construir sua visão sobre como essas técnicas são aplicadas.

Editado por Chemist Black
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Esta explicação por parte de Suda e a forma como ele interpreta as técnicas e habilidades no universo de Saint Seiya estão super interessantes e refletem o motivo pelo qual ele apresenta algumas coisas em seu mangá.

https://note.com/tunakansuda/n/n26aef1791d65

 

Em resumo, Suda interpreta que a maioria das habilidades em Saint Seiya tem uma explicação baseada na física (ou uma versão exagerada dela), então muitos desses movimentos têm alguma explicação do porquê os guerreiros podem usá-los. Ele chega a interpretar a maioria dos movimentos como impactos físicos com um estilo marcial complexo, o que podemos chamar de taijutsu. Por exemplo, para Suda, técnicas como Ryusei Ken, Galaxian Explosion, Greatest Caution, etc., são apenas golpes físicos ou ondas produzidas pela velocidade com que as mãos ou pernas se movem, sendo todo o resto apenas visual. É algo assim como em Kimetsu no Yaiba, onde os personagens realmente não estão atacando como fogo, água, etc., sendo esses elementos um recurso visual usado pela mangaka para que os ataques pareçam mais impressionantes, mas na realidade os personagens estão apenas atacando com movimentos de espada.

 

Embora eu não compartilhe o ponto de vista de Suda, do meu ponto de vista sinto que os personagens realmente disparam energia de seus punhos ou ataques, conheço alguns fãs que concordam com ele e que também interpretam o universo de Saint Seiya dessa forma, onde a maioria dos movimentos são simplesmente impactos produzidos por seus punhos e o resto dos elementos são apenas uma representação exagerada para torná-los visualmente mais impressionantes.

 

Além disso, podemos ver como Suda tenta explicar algumas técnicas estranhas como o Tenbu Horin, ou as técnicas de Mu (Stardust Revolution, Starlight Extinction e Crystal Wall), como algo que ele considera poder estar relacionado com as habilidades psíquicas que os personagens que as utilizam possuem, portanto talvez poderiam ser técnicas que combinam movimentos físicos e alguma habilidade psíquica. Assim como ele dá sua própria opinião sobre o Greatest Caution, o qual parece ser balas de energia, no entanto, Suda não considera que se trata de energia e, devido a ser descrito como um punho, acredita que poderiam ser impactos produzidos pelo punho de Rhadamanthys.

 

Nesta última parte sobre o Greatest Caution, podemos ver o ponto de vista tão diferente que existe entre os mangakas desta franquia em relação ao universo de Saint Seiya.

 

Suda acredita que o Greatest Caution são apenas simples impactos físicos do punho de Rhamanthys, nada relacionado a disparar algum tipo de energia. Isso contrasta com a visão de Suda/Ueda e Shiori sobre essa técnica.

 

Shiori sempre interpretou o Greatest Caution como se o Wyvern disparasse projéteis de energia ou cosmos, e por isso até mesmo podemos ver como, quando está atacando Kardia, ele dispara esferas de energia que destroem sua armadura e, no final, até combina várias esferas de energia para dar um último ataque mais poderoso.

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No caso de Saito/Ueda, podemos ver que eles interpretam essa técnica como ondas de choque escuras disparadas de suas mãos e asas, as quais se multiplicam e rasgam até mesmo o espaço e a matéria.

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Basicamente, são três formas diferentes de ver e entender o universo de Saint Seiya pelos diferentes mangakás da franquia.

 

Também Suda dá a entender que ele acredita que a velocidade do som e a velocidade da luz podem ser alcançadas simplesmente aumentando a velocidade do punho e do pé. Isso indica que, para Suda, os personagens só podem alcançar essa velocidade quando movem suas pernas e braços para atacar. Isso poderia explicar por que, para ele, os Generais só podem viajar ou se mover a uma velocidade que lhes permita percorrer 60 quilômetros em 30 minutos (33,33 m/s), uma velocidade mais rápida do que a de qualquer atleta olímpico, mas mais lenta do que um carro esportivo (SSC Tuatara 455 km/h ou 126,38 m/s).

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Este último detalhe também é entendido de forma diferente por outros mangakas como Kuori, Okada ou Saito/Ueda, que acreditam que os Saints, Marinas, Espectros, etc., são como o Flash e podem viajar ou se mover à velocidade com que atacam, sendo capazes de se mover a uma super-velocidade.

 

Okada coloca que Aiolia pode viajar até a loja, buscar comida instantânea, deixar o dinheiro e retornar com Yoshino em um curto período de tempo.

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Saito/Ueda colocam que Esther é tão rápida que ela literalmente desaparece na multidão antes que as pessoas pisquem

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Em 02/06/2024 em 18:12, GFernandes disse:

Passando o olho por esse blog do Suda, encontrei um artigo interessante que acho que sanará a dúvida do Fang sobre os golpes do Io de Scylla que foram levantadas a partir do último capítulo. O autor apresenta argumentos bem extensos sobre como imagina cada uma das habilidades do General Marina. Segue o link para apreciação do artigo, com alguns apontamentos que pude identificar: https://note.com/tunakansuda/n/n5f31eefa583b

 

 

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  • Suda começa dizendo que embora pareça que as bestas são manifestações do Cosmo, ele acredita que se trata mais de um taijutsu e que os golpes são efetuados de maneira física. Primeiro ele fala daquela Scylla ilusória que ataca Shun. Suda teoriza que Io usou suas técnicas em sequência com menos poder, razão pela qual foram paradas pela Defesa Circular inicialmente.
  • Ele elabora suas teorias respeitando cada peça da Escama. Para o golpe Água Poderosa, Suda imagina Io dando um salto e agarrando o inimigo com ambas as mãos, enquanto finca suas unhas nele.
  • Para o Fúria do Lobo, que é projetado pela máscara e dá uma mordida no adversário, Suda acredita que na verdade Io simplesmente usa sua velocidade para dar uma investida ou cabeçada no oponente.
  • Para o Ferrão da Abelha Rainha, Suda acredita que Io usa seu dedo para atingir os pontos vitais do adversário, como um tipo de Agulha Escarlate à queima roupa.
  • Para a Serpente Assassina, que fica no braço esquerdo, Suda diz que Io poderia usar ambos braços e pernas para restringir os movimentos do oponente, mas usaria o braço esquerdo especificamente para envolver o pescoço do alvo e estrangulá-lo - mais ou menos como fez na luta contra o Eneias. 
  • Para o Ataque Vampiro, Suda diz que é a técnica que ele teve mais dificuldade de interpretar, pois mostra vários morcegos sugando o sangue do adversário. Ele concluí que na verdade, Io realiza vários golpes que causam sangramentos e não dá tempo de estancá-los. Ademais, ele usaria as asas da Escama para controlar sua altitude e evitar contra-ataques enquanto agarra o inimigo.
  • E finalmente para o Urso Infernal, Suda teoriza que Io aplique um soco similar à Cólera do Dragão. No entanto, como as peças da Escama que representam o animal são garras nas joelheiras, na verdade a técnica seria uma poderosa joelhada/chute (aparentemente é assim que o Io executa a técnica em seu segundo uso contra o Shun).

 

 

Em que pese as possíveis divergências interpretativas do uso das técnicas no próprio mangá ou com o clássico, acho muito satisfatório que ele busque apresentar justificativas para as suas escolhas, ou que tenha esse contato tão próximo a ponto de fazê-lo abertamente. É o autor que mais faz isso, de longe. 

 

 

 

Muito interessante, isso significa que Suda tinha as mesmas dúvidas que eu sempre tive sobre as técnicas de Io, pois no mangá nunca fica totalmente claro como funcionam (se era um movimento físico, invocação de bestas ou alguma projeção de energia), então parece que no final decidiu apresentá-las como taijutsu (ataques físicos) que Io usa em combinação com algumas partes da armadura (por isso Shun destruía essas partes da armadura para neutralizar essas técnicas).

 

Imagino então que a forma como apresentei o Vampire Inhale no capítulo 2 foi apenas um problema pelas dúvidas que tinha naquele momento, as quais só resolvi até o capítulo 9, onde ele decidiu que fossem realmente taijutsu.

 

Adoro que eles compartilhem esses detalhes, pois ajuda a conhecer o ponto de vista dos mangakas e a forma como eles interpretam a história. Afinal de contas, eles são apenas fãs como nós escrevendo esses mangás, então tudo depende de como eles entendem essa história.

Editado por Fang
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Interessante cada autor ter sua propria visao da obra, isso quer dizer que como nos que discutimos acerca desses detalhes em um forum creio que eles tambem dedicaram boa parte dos pensamentos a entender como a obra do Kurumada funciona. Achei interessante tambem a forma como o anime em CG tambem mostrou sua visão particular de como os cavaleiros se deslocam, bronze correndo, prata com grandes saltos e ouro voando.

Editado por Cerberus_rack
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Sunda é muito fera, também gosto demais dessa dedicação aos detalhes, Rerise se saiu melhor do que esperado, só é uma pena essa demora pra lançar os capítulos. Sobre as tecnicas do Io no post do GFernandes, a visão do Sunda que elas são "taijutsu" é bem de acordo com o que diz as publicações oficiais. A aguia, abelha e o urso na real são bem fáceis de deduzir e eu lembro que tem umas cenas mais explicitas mostrando como Io faz (inclusive acho que Sunda comeu bola, porquê a técnica da aguia tem uma parte que mostra o Io atacando com aquelas garras que tem perto do cotovelo da armadura). Agora cobra, lobo e principalmente os morcegos é que fica dificil de interpretar.

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
4 minutos atrás, GFernandes disse:

Suda postou no Instagram que está trabalhando nos esquemas das Conchas. 

 

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Diz ele que serão seis esquemas. Dois já estão na arte acima, Terpsícora e Belerofonte. Quais são os palpites dos outros? 

 

Eu apostaria em: 

  • Cadmo
  • Arquiescama de Sirene.
  • Arquiescama de Chrysaor.
  • Arquiescama de Lymnades.

 

Fonte: https://www.instagram.com/p/C84UprKP2hL/

Ele ja nao tinha feito esses esquema?

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